Grandes empreendedores geralmente tiveram uma jornada cheia de altos e baixos, por isso podem dar ótimos conselhos para quem está iniciando. Por esse motivo, para você se tornar um grande empreendedor é imprescindível olhar para eles que já alcançaram o sucesso, e seus conselhos podem ser uma excelente fonte de crescimento e inspiração. Aprender com seus erros e acertos é uma maneira mais simples de agregar conhecimento e aprimorar a forma de gerir o seu empreendimento. E é por isso que devemos escutá-los. Pensando nisso, resolvemos trazer 17 conselhos de grandes empreendedores para você levar para a vida e seus negócios. Confira!

“Se não fosse pelo Elvis, os Beatles não teriam existido.”

Certa vez John Lennon disse esta frase. Assim como o Elvis foi a inspiração para os Beatles, os grandes empreendedores são as figuras que inspiram quem deseja empreender e chegar tão longe quanto eles. Deve-se aprender com eles, buscar informações sobre suas vidas, sobre o começo de suas jornadas, suas trajetórias… Quanto mais informações úteis tiver antes de tomar uma decisão, maiores serão as chances de sucesso.

A inspiração é uma força muito poderosa, capaz de ajudar a transformar a vida de quem realmente deseja empreender.

17 conselhos de grandes empreendedores para você levar para a vida

A seguir, reunimos alguns conselhos de grandes empreendedores, que você deve seguir  para ter sucesso nos negócios e na vida:

1) Ame o seu trabalho

“Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.”

Steve Jobs, uma das pessoas mais influentes das últimas décadas. Revolucionou a computação com Macintosh, Ipod, Ipad, Iphone… Seu objetivo não foi enriquecer pelo dinheiro, foi uma consequência da paixão que ele tinha pelo trabalho. Ele queria mudar o mundo, e ele mudou.

2) Esteja sempre atento aos clientes

“Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.”

Bill Gates, cofundador da Microsoft, se tornou um dos mais bem-sucedidos empreendedores de todo o mundo. Também é conhecido por patrocinar e investir em ações sociais e em prol dos direitos humanos.

Para ele, empreendedores precisam aprender com seus consumidores.

3) Qualquer um pode oferecer excelentes produtos/serviços

“Você não precisa ser o maior para competir com os maiores.”

Ross Perot, empresário do Texas, conhecido por ter concorrido duas vezes à presidência dos EUA em 1992 e 1996, e fundador da Perot Systems, afirma que ninguém precisa ter a maior estrutura do mundo para oferecer produtos e soluções excelentes. Toda empresa, por maior que seja, já começou do zero um dia.

4) Tenha dedicação e persistência

“O grande risco é não assumir nenhum risco. Em um mundo que muda, de verdade, rapidamente, a única estratégia com garantia de fracasso é não assumir riscos.”

Para Mark Zuckerberg, idealizador e fundador do Facebook, o sucesso está atrelado à dedicação e persistência.

5) Pare de reclamar e busque soluções

“Tem gente que só vê problema. Olha para o negócio e torce para não dar certo. Eu não falo mal das coisas, eu me sinto responsável para ajudar o Brasil. E pare de falar que lidar com pessoas é difícil. Arruma solução.”  (…) “Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível.”

Luiza Helena Trajano, fundadora do Magazine Luiza e uma das mais importantes representantes do comércio brasileiro, afirma que começamos a solucionar nossos problemas quando resolvemos parar de reclamar e começamos a agir.

6) Faça sacrifícios pessoais e desenvolva novas habilidades

“Aprenda a fazer não só as coisas de que você gosta, mas também as que são boas para a empresa.”

Para Michael Dell, empresário norte-americano, presidente e fundador da Dell, uma das maiores fornecedoras de produtos eletrônicos e de tecnologia do mundo, empreendedores devem estar dispostos a fazer sacrifícios pessoais e desenvolver novas habilidades além de suas preferências pessoais. É preciso sair da sua zona de conforto.

7) Não tenha medo de fracassar

“Não se preocupe com o fracasso; você só tem que estar certo uma vez.”

Para o fundador e CEO da startup Dropbox, Drew Houston, falhar faz parte do processo de qualquer tipo de aprendizado. E no empreendedorismo não há exceção.

8) Zele pela sua reputação

“São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la. Se você pensar sobre isso, você vai fazer as coisas de forma diferente.”

Este é um conselho do megainvestidor norte-americano,  Warren Buffett. Para o bilionário, uma das coisas mais importantes é a reputação, tanto da pessoa quanto do seu empreendimento.

9) Inove e arrisque sempre

“O problema das pessoas não é quando elas cometem muitos erros, mas quando cometem erros de menos.”

Phil Knight, criador da Nike, mostra exatamente a sua filosofia no slogan da sua marca: “Just do it.” (apenas faça). Para ele o importante é você sempre inovar, sempre arriscar. Se tropeçar, levanta e vai adiante.

10) Pense grande

“Já que você vai pensar em algo, pense grande.”

Donald Trump, empresário, personalidade televisiva e político americano, sendo atualmente o 45° presidente dos Estados Unidos. Para ele, diferentemente de estabelecer metas ingênuas e impossíveis, pensar grande significa explorar todo o potencial da sua empresa. Todo produto ou serviço pode ser melhorado ou expandido.

11) Planeje-se e capacite-se

“Ousadia e inconformismo fazem parte do nosso DNA. Se você está cumprindo o que planejou, o lucro é uma questão de tempo.”

Para Marcio Kumruian, fundador da Netshoes, qualquer empreendedor precisa se atualizar e se preparar para comandar o negócio. Também é necessário um bom planejamento.

12)  Não desista, sob nenhuma hipótese

“A diferença entre perder e ganhar, em geral, é não desistir”

Para Walt Disney, cofundador da Walt Disney Company, muitos empreendedores irão errar muitas vezes, mas só irá sobressair-se aquele que levantar e insistir, até acertar. Se você vive esperando que o fracasso aconteça, você vive com menos expectativas com relação ao acerto.

Muitas vezes nos decepcionamos porque só esperamos acertos. Esquecemos das quedas e das pedras que encontraremos pelo caminho, e que nos farão tropeçar.

13) Faça aquilo que você ama

“O que me motiva a seguir em frente é a possibilidade de construir, realizar e ser feliz naquilo que faço.”

Para Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da BRF, fazer o que se ama é o que motiva o empreendedor a continuar a trabalhar.

14) Nunca desista das suas ideias nem dos seus sonhos

“Eu não desenho roupas, eu desenho sonhos.”

Para Ralph Lauren, fundador da Ralph Lauren Corporation, empresa norte-americana que produz produtos de moda de gama média e de luxo, não é simplesmente a roupa em si, mas o que ela representa. Ou seja, não é a sua ideia como empreendedor, mas o que ela representa para você. O importante é nunca desistir das suas ideias nem dos seus sonhos. Você tem que confiar e acreditar, independentemente de qualquer coisa.

15) Seja teimoso e flexível

“Se você não é teimoso, você vai desistir das tentativas muito cedo. E se você não for flexível, você vai bater sua cabeça contra a parede e não vai ver uma solução diferente para um problema que você está tentando resolver.”

Esse é um dos grandes conselhos do empreendedor Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon. Ele sempre buscou inovar e o Kindle é o seu grande exemplo de sucesso.

16) Perder um cliente não é o fim da linha

“Oportunidades de negócios são como um ônibus: sempre tem outra vindo.”

Richard Branson é um empresário britânico, fundador do grupo Virgin e autor de diversos livros. Para o empreendedor, perder um contrato ou um cliente é sempre ruim, mas não é o fim da linha e não é motivo para desespero. Ele diz que momentos como esse são ótimas oportunidades para enxergar pontos fracos e preparar-se melhor para oportunidades futuras.

17) Tenha um objetivo

“Persiga a visão, não o dinheiro. O dinheiro vai acabar seguindo você.”

Para Tony Hsieh, CEO da Zappos, empreender para enriquecer não pode ser o único combustível do empresário. É preciso ter um objetivo claro.

Conclusão

Estes foram apenas 17 conselhos de grandes empreendedores para você levar para a vida. Não perca tempo e comece já a segui-los! Você conseguirá, sim, se transformar em um futuro empreendedor de sucesso. Basta ter persistência e determinação.

Copie e implemente aqueles que você julgar funcionar para o seu negócio, mas também crie suas próprias sugestões sobre como empreender mais e melhor. Acredite no seu projeto e também faça dele uma ideia de boa oportunidade. Lembrando sempre que qualidade requer atenção para cada detalhe, portanto, o seu envolvimento pessoal é essencial. Não se permita perder o foco, aconteça o que acontecer. Quem sabe, amanhã não será você do outro lado dando conselhos para outros futuros empreendedores?

Há muitos outros conselhos de grandes empreendedores. Tem algum que você se inspira e não está na lista? Conta pra gente nos comentários, estamos ansiosos para ouvir você!

banner-site_blog_-_2_artes

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias