O sistema de franquias atrai, anualmente, milhares de empreendedores brasileiros que desejam inciar seu próprio negócio. Eles descobrem, nesse seguimento, uma oportunidade de fazer um investimento em uma marca que já se encontra no mercado, podendo ainda contar com o suporte oferecido pelo franqueador.

Segundo um balanço final do desempenho do Franchising, divulgado em 2014 pela Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias brasileiro cresceu 7,7% em relação ao ano anterior. Além disso, o setor apresentou um faturamento de 127 bilhões e um aumento de 6,5% nos postos de emprego.

Mas antes de abrir a sua franquia, é importante saber mais sobre o funcionamento, as perspectivas, o investimento e retorno esperados para o negócio. Então, leia neste post 4 mitos sobre franquias que você precisa conhecer:

Apenas marcas conhecidas garantem o sucesso

É fato que a reputação e a abrangência da marca no mercado são fatores relevantes para o negócio. Porém, elas não garantem o sucesso da franquia, que dependerá de outros aspectos, como gerenciamento de qualidade, bom ponto comercial e competência do franqueado para explorar o potencial da marca.

Também é um erro acreditar que as franquias estrangeiras ou de marcas mais conhecidas são as melhores opções de investimento. No Brasil, existem ótimas redes de franquias que oferecem modelos de negócios eficientes e recursos de acordo com as necessidades de cada segmento.

O franqueado não tem liberdade na rede

Outro mito a respeito das franquias é a ideia de que o franqueado não tem liberdade na rede. Toda franquia pressupõe uma estrutura predefinida, com regras e padrões de funcionamento que devem ser observadas pelo franqueado. E isso é considerado, inclusive, uma das principais vantagens do sistema.

Contudo, isso não quer dizer que o franqueado não possa questionar, opinar e participar da evolução da rede. Afinal, o sucesso do negócio trará benefícios recíprocos. Sendo assim, mais do que uma opção, se torna uma meta para o franqueado a busca por melhorias — e nesse momento ele certamente terá liberdade para expor suas ideias.

Qualquer pessoa pode se tornar um franqueado

Há peculiaridades em ser um franqueado. Apesar de comandar um negócio próprio, a pessoa deve obedecer a regras e a padrões do franqueador. E, por outro lado, deverá ter um perfil empreendedor para garantir o bom andamento da unidade franqueada.

Portanto, quem pretende investir em uma franquia deve buscar aperfeiçoar as habilidades e aptidões necessárias para gerenciar um empreendimento de sucesso. Nesse ponto, a experiência e o conhecimento sobre o produto ou serviço oferecido também farão toda a diferença.

Gerenciar uma unidade de franquia exige pouco trabalho

Essa afirmação é um grande mito. Sabemos o quanto um empreendimento depende de esforços para alcançar seus objetivos e metas — ainda mais se levarmos em consideração fatores de mercado, como concorrência e plano de marketing. Assim, principalmente no início do negócio, será preciso dedicação e trabalho duro do franqueado e da sua equipe para atender as expectativas dos clientes e conquistar bons resultados.

E, então, quer abrir sua franquia e ter seu próprio negócio? A Top English é uma marca de escolas de inglês que oferece um método de ensino próprio, com foco em conversação, e que está no mercado há 18 anos. A franquia Top English pode ser aberta com um investimento baixíssimo, se comparado a outras escolas.

Na Top English, o investimento para iniciar o negócio não passa de R$ 30.000,00. Isso porque não há a necessidade de investimento em um espaço físico: a Top English é uma escola itinerante e leva os professores até os alunos. Clique aqui e saiba mais sobre as vantagens de ser um franqueado!

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