Os jogos estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros e, na grande maioria, o inglês é a língua utilizada nesses games. Provavelmente você já ouviu falar de pessoas que aprenderam o idioma jogando videogame, isso é algo que acontece com a maioria dos gamers – sem nem perceberem, memorizam várias palavras e expressões. Às vezes até criam habilidades que, nos cursos, podem demorar para serem desenvolvidas. A febre do momento são os jogos online que, além de serem bem divertidos, também podem te ajudar a aprender inglês e aumentar o seu vocabulário. Será que é realmente possível aprender inglês assim? E como transformar todas as horas jogando em uma forma de aprendizado? No post de hoje vamos dar 5 dicas de como aprender inglês com jogos online, além de mostrar palavras, expressões e abreviações mais comuns desse universo. Confira!

Por que é tão importante e é tão bom aprender inglês com os jogos?

Hoje em dia, a maioria das pessoas tem ou já teve algum contato com jogos eletrônicos. Você pode ter jogado no seu PlayStation, em um Xbox ou no seu Nintendo. Talvez você já jogou algum game multiplayer no PC ou até mesmo no seu celular. Enfim, o ponto aqui é que estamos falando de algo que muitas pessoas têm acesso. Encontramos pessoas jogando no ônibus, nos restaurantes, em salas de espera de médicos… Os jogos online estão em todos os lugares, eles estão relacionados a algo que fazemos por prazer e diversão. E é muito mais fácil conseguir aliar o aprendizado de inglês com coisas de que gostamos e que estão no nosso dia a dia. 

Constante processo de aprendizagem

Esses games são excelentes para aprender inglês porque você está em um constante processo de aprendizado ativo. Eles te dão muita coisa, como uma estrutura pronta: “My name is…”, “I am from…”; phrasal verbs: “”stand up”, “get down”, “turn up”, “wake up”;expressões idiomáticas: “”so far so good”; gírias, entre outros. 

Por ser um mundo com vocabulário próprio, que deixa a conversa mais dinâmica, você treina habilidades de listening e até mesmo reforça e memoriza o conteúdo que você já sabe. E tudo isso impacta muito no seu aprendizado. 

Tanto você que já tem uma bagagem com jogos ou você que não tem, se informe e veja o quão benéfico isso pode ser para aprender uma nova língua.

Aprendendo inglês com jogos online

Os jogos online podem desenvolver interações sociais entre as pessoas. A maioria possui comunicação entre os times e fóruns que te permite falar com milhões de gamers. E mesmo que você não saiba se comunicar fluentemente em inglês, você sabe dar e responder alguns comandos específicos. Provavelmente ninguém te ensinou o que essas palavras significam na sua língua, mas você descobriu jogando. Isso porque nós acabamos pensando em inglês. Não entendeu? Eu explico.

Exemplo

Quando somos crianças, nós começamos a aprender a falar, a entender o significado das palavras e das coisas com a ajuda dos adultos. Por exemplo, eles mostram uma mamadeira e sabemos que é o objeto usado para beber leite. Nós associamos palavras às imagens, ao que está à nossa volta. E isso acontece com os jogos. 

Eles ajudam muito a você pensar em inglês, porque quando você está envolvido com um jogo e ele te dá um comando, você não vai pensar em traduzir essa palavra. Dentro do cenário do jogo você, automaticamente, já vai fazer a ação. 

Minecraft e The Sims, por exemplo, são interessantes porque são associativos: você clica no chuveiro e aparece take a shower, você clica em um bloco e surge dirt ou wood. Você começa a se preocupar com ações e o sentido delas. Com o tempo, fazemos associações sozinhos, sem precisar de uma imagem ou de uma tradução para auxiliar na compreensão. Naquele curto espaço de tempo você pensou em inglês, não pensou em traduzir. Simplesmente pensou, porque você está imerso naquele contexto. 

Dá mesmo para aprender inglês com jogos online?

Se você parar por alguns minutos para pensar no número de palavras e expressões que aprendeu enquanto jogava, talvez se surpreenda com a quantidade de coisas aprendidas. Tudo vai depender da sua prática, do seu esforço. Algumas pessoas talvez consigam muito mais do que outras. É claro que os jogos não ensinam melhor do que professores ou cursos. Eles nos fazem aprender muitas coisas, com certeza, mas o melhor cenário não é aquele que um substitui o outro, mas sim aquele que completa, que ajuda o outro. 

5 dicas para aprender inglês com jogos online

Veja, a seguir, algumas dicas para você aprender inglês com jogos online e progredir no idioma:

1) Busque por títulos apropriados

Existem jogos online em inglês adequados para cada nível de conhecimento da língua. Há games para quem está começando e outros para quem está nos níveis intermediário e avançado. 

Para os iniciantes, o ideal é procurar por jogos que não tenham tantos diálogos e, aos poucos, ir aumentando o grau de dificuldade.

Já para os que estão em um nível mais intermediário, o indicado é optar por jogos de RPG (Role-playing game), que são aqueles games com histórias longas e complexas, em que você encarna um personagem com diversas tarefas. Eles contam com uma história mais elaborada que exigem um grande envolvimento do jogador. Dessa forma, você pode ir aprendendo palavras novas e padrões do idioma enquanto joga, ao ter que traduzir e ler bastante. Além de encontrar diferentes sotaques.

2) Dê importância à história 

O enredo do game explica as ações e personalidade dos personagens. Lê-lo é uma ótima maneira de adquirir vocabulário e treinar suas habilidades de compreensão, interpretação de texto e até o speaking. 

Vá pegando o conteúdo aos poucos, repita as falas e tente captar o que está sendo dito. Se precisar, pegue um dicionário para compreender algum termo. Você terá que entender para realizar o que o jogo pede da forma correta, para não falhar na missão.

Se você não entender o que é dito, não tem como entender a história e você acaba não conseguindo passar de fase. É questão de sobrevivência entender a mensagem. 

3) Treine o listening

Prestar atenção na fala dos personagens, conhecer e entender a pronúncia de expressões, gírias, palavras… ajuda muito no seu aprendizado de inglês. Os diálogos, além de serem importantes para a compreensão do jogo, são ótimas maneiras de se treinar o listening. 

Da mesma forma que você faz quando assiste a um filme ou ouve uma música, você também pode e deve fazer com os games.

4) Conversar com jogadores de outros países 

Os games online dão a chance de se comunicar com gamers de várias partes do mundo. Você pode entrar em grupos de jogadores de outros países, em que há a oportunidade de conversar em inglês. E isso abre uma  possibilidade real de aprender o idioma em um nível mais alto. O seu aprendizado será muito mais proveitoso e bem mais dinâmico.

Você poderá, além de trocar informações sobre jogos, até mesmo fazer amizades. Assim, você criará vínculos com esses jogadores e conversar em inglês frequentemente sobre assuntos do seu interesse.

5) Jamais sinta vergonha de ser iniciante

Não querendo ser redundante, mas temos que começar do começo. Todo mundo começa de algum lugar, e com os jogos online é a mesma coisa. Por isso, esqueça a vergonha por ser novato no game e peça ajuda! Com certeza, muitos gamers te ajudarão. Nos jogos multiplayer, a sua equipe quer que todos estejam em sintonia na hora de derrotar o chefão.

Palavras, expressões e abreviações usadas nos jogos online

A seguir, algumas frases, expressões e abreviações que constantemente aparecem em jogos online para você aprender:

Expressões 

Enjoy yourself, pal? (Está se divertindo, colega?)

Enjoy yourself –  curtir, se divertir

 

This is phony as a three dollar bill. (Isso é tão falso como nota de três dólares)

Three dollar bill – algo falso

phony semelhante a fake.

 

I know how to take care of myself. (Eu sei cuidar de mim mesmo.)

Take care – cuidar/tomar conta

 

You’re not fit to touch these objects. (Você não está apto para tocar esses objetos.)

To be fit – estar apto/estar capaz

 

You are one piece of work, kid. (Você é surpreendente, garoto.)

Piece of work – surpreendente

 

I don’t know how to break this to you, kid. (Não sei como explicar isso para você, garoto.)

Break “algo” to “alguém” – explicar algo para alguém

 

Check this out. (Olha isso aqui.)

Check out – saca só/olha isso

 

Whaddya say we try again? (O que você diz de tentarmos novamente?)

Whaddya – What do you – o que você…

 

Nah, easy-peasy. (Não, foi muito fácil.)

Easy-peasy – mamão com açúcar/super fácil

 

We’re just going to sneak in and we sneak out. (Nós só vamos entrar de fininho e sair de fininho.)

Sneak in/out – entrar/sair de fininho

 

Oh for God’s sake. (Oh pelo amor de Deus.)

God’s sake – pelo amor de Deus

 

You got us all wrong. (Você nos entendeu mal/errado.) (Você não entendeu direito.)

Got wrong – entender mal/errado

 

It’s not just any place, wise-ass. (Esse não é um lugar qualquer, sabichão)

Wise-ass – sabichão

 

Would you shut up? (Vocês calariam a boca?)

Shut up – calar a boca

 

Palavras

Cover – dar cobertura para outro jogador

Can you cover for me? (Pode me dar cobertura?)

 

Cheat – usar algum truque no jogo 

He cheated to skip this stage. (Ele trapaceou para pular essa fase.)

 

Drop – jogar fora objetos que o personagem está segurando

My bag is full. I need to drop some items. (Minha bolsa está cheia. Preciso jogar alguns itens fora.)

 

Gank – quando o jogador e seu grupo preparam uma  emboscada

Let’s gank him! (Vamos preparar uma emboscada para ele!)

 

Easter egg – mensagens escondidas, colocadas pelos desenvolvedores no jogo

The developers left some easter eggs about the next game here! (Os desenvolvedores deixaram mensagens escondidas sobre o próximo jogo aqui!)

 

Newbie – quem começou a jogar agora

Don’t bother him, he is a newbie. (Não perturba ele, ele é um novato.)

 

Quest – a missão principal do jogo

We finished the quest! (Nós terminamos a missão principal!)

 

Wave – onda de inimigos durante um ataque

This is the final wave! (Essa é a onda final de inimigos!)

 

Abreviações

LVL – level – o nível do personagem 

AGI – agility – o nível de agilidade do personagem

XP – experience – número de pontos que são adicionados à experiência, ou nível do jogador

PVP – player versus player – quando um jogador entra em combate com outro

PVE – player versus environment – quando um jogador enfrenta os monstros do mapa

NPC – non-playable character – personagens não jogáveis, programado pelos desenvolvedores

NP – no problem – não tem problema

MP – mana point – o nível de pontos que o jogador tem para executar feitiços

HP – hit points – o nível de pontos de vida do jogador

Conclusão

Gostou das 5 dicas para aprender inglês com jogos online? Como você pode observar, o aprendizado com games é uma excelente forma de adquirir e treinar o seu conhecimento sobre o idioma. Eles podem te ajudar a aperfeiçoar a leitura, o listening, a aumentar o vocabulário, e o que é melhor: tudo isso de maneira bastante descontraída. 

Não pense que jogar games online é uma perda de tempo porque não é. Aprender inglês com jogos é possível! Tente adquirir o máximo de conhecimento jogando. Conheça seus limites, mas jogue com responsabilidade e sempre leve em consideração aquilo de que você gosta.

Depois dessas dicas, tenho certeza de que as suas horas na frente de uma tela serão bastante produtivas. Jogos online são uma excelente forma de você ficar imerso no idioma!

E você, tem mais alguma dica para compartilhar? Se você já pratica o seu inglês com jogos online, conta pra gente com qual você gosta de treinar! Estamos ansiosos para saber! 

See you!

banner-site_blog_-_2_artess

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias