Existem diversos critérios a se considerar ao abrir uma franquia. A localização dela é um dos mais importantes, podendo ser determinante para o sucesso ou o fracasso dela.

Há inúmeros casos de empresas que falharam porque sua localização era longe demais dos seus clientes ou não oferecia a estrutura adequada para ser bem-sucedido, por exemplo. Não deixe que isto aconteça com você e o seu negócio!

Confira a seguir 5 dicas para escolher o ponto comercial da sua franquia:

1. Perfil do seu cliente

Os dados demográficos do público-alvo da sua franquia serão determinantes para a escolha do seu ponto comercial. A maioria das cidades já se divide em áreas mais focadas em determinadas classes sociais ou faixas etárias, então se adaptar a isso traz diversas vantagens a todo tipo de negócio.

Abrir uma empresa no local errado trará grandes prejuízos e pode arruinar seus objetivos rapidamente. Estude com cuidado as opções disponíveis na sua cidade e as características de suas áreas antes de tomar uma decisão.

2. Concorrentes

Na maioria dos centros urbanos, é comum observar que muitos negócios do mesmo ramo costumam se agrupar juntos. Em outros casos, as empresas tomam se certificam de se instalar em locais que seus concorrentes não abrangem. Não existe um caminho certo: você precisa analisar qual estratégia melhor se encaixa aos objetivos da sua franquia e tomar uma decisão.

Estar próximo dos demais players do seu segmento pode trazer mais visibilidade, mas atuar em um ponto comercial sem competição acaba sendo uma solução atraente.

3. Estrutura

O sucesso de um ponto comercial não depende unicamente dele, mas de quais outras facilidades sua localização proporciona aos clientes. Contar com um estacionamento próximo é algo que facilita bastante o acesso do público e o estimula a visitar sua franquia.

Dependendo do segmento da sua franquia, a estrutura disponível nas imediações pode ser um diferencial positivo para atrair mais público, como praças e parques, shopping centers, entre outros.

4. Pontos de acesso

Quais as formas mais fáceis que os seus clientes terão para acessar a localização do ponto comercial da sua franquia? A mobilidade urbana é um tópico de grande importância neste sentido, já que pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio.

Estar próximo a estações de metrô e pontos de ônibus é vantajoso, assim como se situar em uma área com ausência de trânsito. Coloque-se no lugar do seu cliente e imagine as possibilidades que você teria para ir até sua franquia.

5. Segurança

Independentemente do local, há sempre uma preocupação com a criminalidade. Busque informações sobre o histórico da segurança do ponto comercial que você está considerando.

A sua franquia contará com iluminação suficiente à noite para que seus clientes se sintam seguros ao frequentá-la? Há policiamento frequente na área? A taxa de crimes cometidos na região pode ser consultada por você para se chegar a um número concreto a respeito deste fator.

Tudo pronto para começar?

Agora você tem tudo o que precisa para pesquisar os melhores locais para serem o ponto comercial da sua franquia. Nunca deixe de levar em consideração os critérios sugeridos acima, pois são verdadeiros pilares que determinam o sucesso ou o fracasso de muitos negócios. Cada vez a concorrência fica mais feroz então não deve haver possibilidade de erros.

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