O número de pessoas trabalhando na modalidade home-office é cada vez maior, principalmente depois da pandemia. No entanto, nem sempre elas conseguem se concentrar nas tarefas que precisam ser feitas. O motivo pode ser distração ou cansaço, que resultam em um constante estado de desatenção. Se este é o seu caso, não se preocupe! Não é necessário grandes habilidades ou sacrifícios para melhorar essa situação. Você só precisa entender que sua atenção é um recurso finito – e precisa ter mais cuidado com a forma como o gasta. Aqui vamos ver 5 dicas para melhorar sua concentração no trabalho em casa.

 

Conheça seus limites

Melhorar nossa capacidade de concentração começa com a compreensão de que a atenção é um recurso de capacidade limitada. Ele diminui toda vez que introduzimos uma nova etapa ao nosso trabalho, atendemos a um estímulo de mensagem e mudamos de contexto, nos movendo entre tarefas e aplicativos.

A multitarefa pode parecer produtiva, mas precisamos lembrar que nosso cérebro se concentra em uma tarefa complexa por vez. O truque para melhorar a concentração não é amontoar muita coisa nela; é respeitar seus limites e trabalhar estrategicamente dentro deles para manter o foco por longos períodos de tempo.

 

5 maneiras de melhorar sua concentração no trabalho 

Embora haja diversas maneiras para alcançar esse objetivo, algumas são especialmente úteis para manter a hiperconectividade sob controle. As cinco técnicas a seguir estão rapidamente se tornando essenciais para manter o foco, controlar a distração e evitar o esgotamento em nosso ambiente de trabalho.

 

1. Evite distração digital

O número de distrações que competem por nossa atenção em nosso espaço de trabalho digital parece não ter fim. Notificações por e-mail, atualizações de mídia social … todos esses alertas não essenciais lotam nosso espaço para reflexão profunda, criando um ambiente de distração perpétua.

Mesmo que você tenha a força de vontade para não responder a eles imediatamente, apenas vê-los pode fazer sua mente vagar, tirando o seu foco. Quando a exclusão total de aplicativos não é uma opção, os apps anti-distração são a próxima melhor opção. Eles podem protegê-lo de notificações desnecessárias sempre que você quiser se concentrar e até mesmo bloquear sites específicos.

 

2. Diminua o trabalho de decisão

Ter que tomar decisões constantemente – seja sobre onde você vai trabalhar ou qual tarefa você iniciará primeiro – rapidamente se torna exaustivo e leva a uma pior tomada de decisão. A concentração requer compromisso: precisamos ter clareza cognitiva para priorizar uma determinada tarefa e persistir nela quando se tornar difícil, mas o cansaço da decisão pode matar rapidamente essa força de vontade.

A maneira mais fácil de gerenciar a fadiga da decisão é introduzir rotinas produtivas simples. Eles agem como atalhos cognitivos, garantindo que perguntas sem importância não enfraqueçam sua atenção. Planeje sua semana com antecedência, sempre que possível e antecipe suas tarefas complexas. Uma vez que sua rotina de trabalho se torna uma segunda natureza, você não precisa desperdiçar energia simplesmente sabendo o que está por vir.

 

3. Automatize o trabalho de menor complexidade

Não importa o trabalho, poucos de nós podem escapar das tarefas de baixa complexidade. Seja para faturar, controlar o tempo, atualizar as ferramentas de gerenciamento de tarefas ou arquivar despesas, essas tarefas acabam tomando muito do nosso tempo. Mas, por serem tão repetitivas, elas também costumam ser mais fáceis de automatizar.

Felizmente, hoje em dia há um aplicativo para tudo – incluindo para esse tipo de trabalho. Terceirizar essas tarefas para tecnologia inteligente ajuda a economizar energia para resolver os problemas complexos que impulsionam sua carreira e oferecem a maior recompensa.

 

4. Construa presença em seu trabalho

Manter a concentração por longos períodos de tempo requer presença completa – onde você está totalmente imerso em uma tarefa. A metodologia de “ trabalho profundo ” oferece esta abordagem meditativa para trabalhar. Na prática, trata-se de criar regularmente as condições para um fluxo prolongado e ininterrupto. O trabalho profundo pode ajudar as pessoas a acessar novos níveis de foco, com os benefícios psicológicos adicionais que vêm com a dedicação de espaço para trabalhos importantes.    

Mas para realmente colher os benefícios do trabalho profundo, você deve priorizá-lo. Isso significa agendar sessões regularmente e gradualmente se esforçar para se concentrar em trechos mais longos de cada vez. Não veja isso apenas como uma forma de fazer mais; veja como um antídoto para multitarefa improdutiva.

 

5. Faça exercícios

Pesquisadores descobriram que curtos períodos de atividade física, como uma caminhada ou corrida de 20 minutos, podem aumentar os níveis de concentração por até uma hora depois. Então da próxima vez que sua atenção começar a vagar, pegue seus tênis e faça uma caminhada.

Pessoas que mantêm um bom nível de condicionamento físico, costumam ter melhores poderes de concentração em geral. Em uma recente pesquisa, 80% dos entrevistados revelou que trabalhar em casa afetou negativamente sua saúde mental,

enquanto 3 em cada 4 pessoas dizem que lutaram contra a ansiedade no trabalho durante a pandemia.

Por isso, os médicos recomendam incluir exercícios em sua agenda de trabalho diária, já que o movimento pode ajudar a aliviar a depressão e a ansiedade.

 

Bônus – Pausas produtivas

Embora seja possível fazer um trabalho profundo por horas, você ainda precisa fazer pausas estratégicas para aumentar sua concentração limitada. Fazer pausas dá ao seu cérebro tempo para recarregar enquanto o prepara para mergulhar de volta em seu fluxo. Pausas profundas são para realizar pequenas ações não relacionadas à tarefa, que podem ser concluídas em cinco ou dez minutos. Essas ações não devem levantar questões e tensões complexas, ou introduzir resíduos de atenção em seu dia.

Dar um passeio, tomar um café e fazer um pequeno recado são todos ótimos exemplos. Mas simplesmente fazer um balanço do panorama geral também é útil. Quando você está ocupado concentrando-se na escala micro, é fácil perder de vista a macro. Seu trabalho deve sempre existir dentro de uma estratégia mais ampla que o ajude a avaliar em que está trabalhando, que valor está agregando e quando terá alcançado um determinado objetivo. Usar essas pausas apenas para se lembrar de onde você está e de como está se saindo é uma maneira realmente poderosa de mantê-lo focado e prepará-lo para voltar.

 

Conclusão

Viu como são fáceis essas dicas para melhorar sua concentração no trabalho? Com algumas poucas mudanças no seu dia a dia, sua atenção vai melhorar e você vai conseguir realizar suas tarefas muito mais rápido. Comece hoje mesmo a mudar seus hábitos e você verá como sua vida vai melhorar.

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