Uma pesquisa divulgada em 2015 pela Associação Brasileira de Franchising mostra que o setor de franquias cresceu 7,7% no ano anterior, faturando mais de R$ 127 bilhões. Esse número fez com que várias pessoas aderissem ao modelo para iniciar sua vida no mundo dos negócios.

Acontece que, apesar de ser um empreendimento altamente lucrativo, muitos acreditam em alguns mitos sobre a abertura de franquias e acabam se decepcionando. Então, se você pretende ser um franqueado, continue lendo este post e desvende 6 lendas:

Uma franquia é sinônimo de sucesso garantido

Esqueça isso de uma vez por todas. Nenhum negócio, por mais sucesso que já tenha feito, é garantia certa de lucro para você. Isso não existe! Sim, o modelo de franquia é um excelente tipo de negócio para quem está iniciando e realmente permite uma certa estabilidade financeira e maiores chances de retorno do capital investido. Mas isso não é uma certeza.

Problemas acontecem e diversos fatores podem influenciar diretamente o sucesso da franquia. Localidade ruim, publicidade equivocada e mau atendimento, por exemplo, podem jogar uma grande marca na lama em poucas semanas. Portanto, não conte apenas com o nome à frente do seu negócio. Só com muita dedicação e pesquisa o seu trabalho renderá frutos.

Você não precisa da ajuda dos outros na abertura de franquias

O sistema de franquias pode parecer simples de administrar, mas os desafios podem surgir a qualquer momento. Dificuldades na venda e na adaptação ao público local são ocorrências comuns e que prejudicam o faturamento inicialmente.

Por isso, preste atenção: é primordial que você converse com outros franqueados mais experientes que provavelmente passaram por esse problema. Entreviste e colabore com colegas. Essa medida evita surpresas indesejáveis e enriquece o seu conhecimento sobre a franquia que adquiriu.

Uma franquia exige pouco trabalho

Mais uma grande bobagem. Se você acha que o modelo de franquia é ideal para você por dar pouco trabalho, desista da ideia enquanto há tempo. É verdade que o sistema tem uma série de vantagens e ferramentas para montagem, marketing e atendimento. Contudo, você precisa capacitar a sua equipe, cuidar minuciosamente das finanças, pesquisar sobre o seu público e produzir muito para que a franquia garanta o retorno imaginado.

A probabilidade de êxito sobe exponencialmente se você fizer isso ao mesmo tempo em que lança mão do suporte oferecido pela franquia. Entendeu?

O acordo é inegociável

É preciso assinar um acordo antes de fechar a contratação da franquia. E muitos potenciais franqueados tendem a assinar sem sequer questionar alguns pontos. Bom, você pode fazer isso — desde que tenha um advogado competente. Analise ponto a ponto e descubra quais tópicos podem ser melhor adequados para você.

É simples: se você não perguntar, não saberá a resposta. Só preste atenção e saiba bem em que tipo de negócio está entrando para não fazer muitas exigências. Até porque há uma série de garantias para você e para o franqueador que tornam o sistema muito vantajoso e benéfico.

Qualquer um pode ser um franqueado

Nem todo mundo pode ser um franqueado. Você está errado caso pense que administrar uma franquia é um trabalho semelhante ao de um empresário. Muito menos é equivalente ao ofício de um funcionário. O equilíbrio é necessário. A posição do franqueado requer muita disciplina com as regras do sistema original e ter interesse pelo setor do mercado em questão.

O retorno financeiro é rápido

Assim como em qualquer negócio, demora um certo tempo até que você seja recompensado com um bom lucro. E, até lá, é preciso trabalhar muito duro. Concentre seus esforços para garantir bons atendimentos aos clientes e aumentar as vendas. Quanto mais pesado você pegar, mais rápido a bonança virá.

E aí, ficou desmotivado? Se interessou ainda mais pela abertura de franquias? Conte para a gente qual é a sua impressão sobre o texto nos comentários!

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias