Foi-se o tempo em que a TV era vista apenas como um meio de entreter, divertir e relaxar as pessoas. Cada vez mais surgem conteúdos que ensinam lições valiosas para quem procura crescer profissionalmente, como programas e séries para empreendedores, que podem se beneficiar muito com eles. Isso porque são ótimas maneiras de aproveitar o momento de lazer para também aprender um pouco. É um conteúdo interessante, de qualidade, e que pode ser assistido a qualquer momento, não só para quem já é empreendedor, mas também para quem deseja empreender no futuro. São programas que irão te ajudar a administrar o seu negócio do jeito certo, evitando erros que possam levar ao fracasso. No post de hoje você vai conhecer 8 programas e séries que provam que empreender pode mudar vidas.  Vamos lá?

Ninguém nasce empreendedor

É preciso ter em mente que ninguém nasce empreendedor. A convivência com a família, amigos, escola, trabalho, sociedade, é que vai favorecer o desenvolvimento de algumas características e talentos de personalidade e bloqueando e enfraquecendo outros. Muitas vezes isso acontece ao acaso, pelas diversas circunstâncias enfrentadas ao longo da vida.

A capacidade de empreender vai depender de como você se posicionará frente a esse aprendizado e das oportunidades que a vida te oferecerá.

Por que assistir aos programas e séries?

Programas e séries de TV têm muito a oferecer para os que são empreendedores ou desejam empreender. Eles mostram que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades na busca de novos negócios e oportunidades, com a preocupação na melhoria dos produtos e serviços. Muitas de suas ações baseiam-se nas necessidades do mercado.

Aprendendo coisas novas

Você poderá observar – e ao mesmo tempo aprender em algumas séries – que o empreendedor está sempre pronto para trazer e gerir nova ideias, produtos, ou modificar tudo o que já existe. É um otimista que vive no futuro, transformando crises em oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em direção às suas ideias (incluindo as suas, não é mesmo?).

8 programas e séries que provam que empreender pode mudar vidas

A lista de conteúdos vai desde programas focados em negócios até as séries conhecidas por quem nunca pensou em abrir uma empresa. Isso prova que mesmo empreendedores precisam dedicar tempo vendo TV, não como uma atividade exaustiva, mas como uma forma de entretenimento construtivo. Por essa razão, reunimos neste post títulos que você não deve deixar de assistir.

Acompanhe abaixo a nossa lista de programas e séries que separamos para você, e veja como os personagens/participantes mudaram suas vidas por causa do trabalho:

1)  Suits

suits

O jovem Harvey Specter (Gabriel Macht), sócio de um poderoso escritório de advocacia e um dos melhores advogados de Nova York, é um personagem problemático, às vezes bastante arrogante, mas que pode nos ensinar muito sobre ser empreendedor.

Na história, o jovem Mike Ross (Patrick J. Adams) largou a faculdade e não concluiu o curso de Direito, mas nunca deixou de nutrir uma enorme vontade de atuar na área.

Acaba conhecendo Specter que se surpreende com sua capacidade de memorização e compreensão das leis. E acaba contratando-o para trabalhar no seu escritório.

O que ela ensina?

Além de questões jurídicas, a série se aprofunda também em outros aspectos do mundo corporativo, como enxergar uma possibilidade em cada obstáculo. Para ter um futuro profissional de sucesso, é preciso enxergar além, nunca deixando de investir em sua própria capacitação.

2) Mad Men

mad man

A série se passa nos anos 60, em Nova York, e acompanha a vida do diretor de criação Don Draper (Jon Hamm), um dos publicitários mais talentosos da década.

Retratando o universo da publicidade da época e as mudanças nesse setor, a série também mostra a vida pessoal das personagens – incluindo ambição, frustração e disputa por poder.

O que ela ensina?

Mad Men aborda a importância do marketing no relacionamento das marcas com seus consumidores.A série também ressalta a importância de empreender e investir para criar novas oportunidades e se destacar no mercado.

3) House of Cards

house of cards

Uma das séries de maior destaque nos últimos anos, que segue a ascensão de Frank Underwood (Kevin Spacey) no centro da política norte-americana. O congressista tem apenas um único objetivo: se tornar o presidente dos Estados Unidos.

O que ela ensina?

Aprendemos a articular com todos os tipos de parceiros – até mesmo os mais improváveis. Isso acontece porque é essencial ter uma boa estratégia de negociação e manter um bom networking. Ambas as ações, inclusive, são vivenciadas na prática pelo protagonista em sua busca para alavancar a carreira.

4) O Sócio

o sócio

Estrelado por Marcus Lemonis, empresário bem-sucedido no mundo corporativo,o programa era originalmente chamado “The Profit” (O Lucro). É um empreendedor norte-americano que vai investir em empresas que estão com problemas financeiros ou à beira da falência. ajudando-as a se reerguer.

Coloca o seu próprio dinheiro no negócio, passando a ser sócio dos empreendedores.

Ele consegue resgatar essas através das suas técnicas, identificando o que está errado e arrumando, para continuar dando certo.

O que podemos aprender

Em cada história, O Sócio ensina a visão de um empreendedor de sucesso para negócios de pequeno e médio portes. São várias lições que podemos aprender. Uma delas e mais relevantes é manter sempre o equilíbrio entre pessoas, processos e produtos – os três P’s.

Segundo Lemonis, essa é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Este é outro seriado excelente para quem busca empreender.

5) Shark Tank

shark tank

Mais uma dica que não poderia faltar entre os programas e séries para empreendedores que você deve assistir. Em Shark Tank, conhecido aqui no Brasil como “Negociando com Tubarões”, empreendedores apresentam e defendem sua ideia de negócio para cinco potenciais investidores – “tubarões” -, em um tempo limitado. Os investidores podem ou não fazer uma proposta de aporte, envolvendo tanto dinheiro quanto uma participação societária na empresa.

O que podemos aprender

O reality ficou famoso entre quem deseja empreender e crescer profissionalmente. Pode te ajudar a saber que números sempre ter em mente, como comunicar sua ideia e ter jogo de cintura com investidores mais rigorosos.

6) Silicon Valley

Silicon Valey

É uma série de comédia, que mostra a história de seis jovens programadores na construção de uma startup de tecnologia, buscando fazer sucesso no Vale do Silício, enfrentando desafios típicos do desenvolvimento de uma ideia de negócio inovadora.

O que podemos aprender?

A série possui um leque de informações e referências para quem deseja começar seu próprio negócio. Retrata como grandes empreendedores chegaram ao topo mesmo quando não tinham nada. Tudo isso graças às suas capacidades de inovar, a uma boa gestão e à busca correta por investimento.

7) O negócio

o negócio

Série brasileira que mostra a história de três garotas de programa que resolveram revolucionar o mercado em que atuam, aplicando conceitos de gestão e técnicas de marketing para poder alavancar o negócio de forma brilhante. E que é altamente aplicável em qualquer tipo de empreendimento.

O que podemos aprender

A série brasileira mostra a força da mulher empreendedora, independente de qualquer polêmica sobre prostituição, e passa aprendizados pelas decisões estratégicas que as diferenciam de qualquer concorrente.

O mais interessante é como você aprende formas de negociação, técnicas de venda, valorização do negócio. Assista a essa série porque você terá boas ideias para o seu negócio.

8) Undercover Boss

Undercover Boss

A cada episódio, o reality show “Undercover Boss” (“O chefe espião” no Brasil) convida CEOs (ou outros executivos) de grandes corporações a exercerem funções de um iniciante em sua própria empresa, sem poderem revelar suas identidades. Dessa forma, ele aprende como é a operação do seu negócio.

O que podemos aprender

Os chefes realmente compreendem o valor do trabalho da linha de frente, avaliam se os valores da empresa estão mesmo presentes no dia a dia e sentem a resposta direta dos clientes.

O programa da Rede Globo, Fantástico, fez uma versão reduzida do reality, chamada “Chefe Secreto”.

Conclusão

E aí, gostou da nossa lista de 8 programas e séries que provam que empreender pode mudar vidas? Espero que, além de serem formas de aprendizado, também possam ser fontes de entretenimento para que você possa ter novas ideias, assistindo a tudo de forma descontraída.

Saiba que uma boa ideia, às vezes, passa como um foguete na nossa mente, e acabamos esquecendo depois. Anote sempre as suas boas ideias quando estiver assistindo a um bom conteúdo, e que você consiga colocá-las em prática.

Que o empreendedorismo possa mudar sua vida. Que a arte de empreender te traga sucesso e uma carreira repleta de êxitos. Boa sorte e ótima programação!

Quais programas e séries você assiste e se inspira? Tem algum que não está na nossa lista? Conta pra gente!

banner-site_blog_-_2_artes

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias