Muita gente sonha em ter o próprio negócio, mas tem um certo receio de fazer um investimento por não saber o risco envolvido. Mas há um setor que vem crescendo bastante no Brasil e que pode ser uma boa opção nesse momento: o setor de franquias. Elas estão por toda parte e, ao contrário do que muitos pensam, mesmo sendo trabalhoso, investir em uma franquia pode mudar a vida do empreendedor. Para você que deseja ser um franqueado, mas ainda possui algumas dúvidas, no post de hoje mostraremos 8 vantagens de se abrir uma franquia, em vez de começar um negócio do zero. Você verá que o setor de franchising é uma ótima opção para quem deseja empreender. Confira!

Franquia é um negócio sem risco?

O setor de franchising vem se fortalecendo e cada vez mais se tornando um canal de vendas muito estruturado e eficiente. Várias são as franquias bem sucedidas, e tudo isso ocorre graças às inúmeras vantagens que o franchising propicia. Mas todo negócio envolve algum risco, até mesmo uma franquia. Muitas pessoas acham que investir no setor é totalmente, absolutamente seguro e que nada vai dar errado pelo fato de ela ser testada.

A partir do momento que você decide investir em um empreendimento, é necessário estar ciente de que poderá, sim, haver riscos. E se você não der o melhor de si, a franquia não resolverá sozinha esses problemas. Você deve ter, também, aquela visão  empreendedora.

Investindo em uma franquia

Se você decidiu investir em uma franquia precisa entender que deverá ter uma certa flexibilidade, não poderá tomar todas as decisões sozinho. Deverá se reportar à franqueadora, seguir os manuais, seguir os treinamentos… É claro que você terá a oportunidade de interagir com ela,  de expor os seus insights, o que resultará na união de esforços e adaptação de ideias. Você terá todo o know-how, toda a expertise da franqueadora te dando suporte, o que irá te trazer maior segurança.

Você deve entrar no time e aprender a jogar com as regras do jogo.

8 vantagens de se abrir uma franquia

Elencamos a seguir as principais vantagens que uma pessoa pode ter ao escolher abrir uma franquia, em vez de começar um negócio do zero:

1) Redução dos riscos

Com uma franquia, você já terá um negócio testado no mercado, que já foi feito por várias pessoas em vários lugares do país e até do mundo, dependendo da franquia que você comprar. Quando se tem um negócio bem testado, seus riscos são reduzidos.

2) Apoio do franqueador

O franqueado conta com o apoio da franqueadora, que dará suporte no treinamento de pessoal, na escolha do ponto comercial, entre outros. Você poderá ficar despreocupado com a maior parte burocrática e se preocupar apenas com o operacional da sua empresa. Ter essa ajuda é fundamental para poder fazer a diferença no início do negócio.

3) Auxílio no planejamento

Por falta de planejamento, muitos negócios fecham as portas logo no início. Uma das vantagens de se investir em uma franquia é que essas chances serão bem reduzidas. A franqueadora ajudará a planejar custos com a instalação da nova unidade, ajudará a prever os valores que serão necessários para a franquia operar, como investimento inicial, capital de giro, etc.. Além de informar o tempo médio de retorno do investimento.

4) Diminuição dos custos

Em se tratando de uma rede de empresas, os produtos são adquiridos em grandes quantidades e, consequentemente, com preços mais em conta; o que pode ser repassado para os franqueados. Logo, ao se investir em uma franquia, você comprará produtos mais baratos.

5) Cursos de atualizações

Os cursos ministrados servirão como forma de se atualizarem, serão repassadas novas tendências e tecnologias, novas formas de prestação de serviços, com o objetivo de alavancar os ganhos da franquia. Os franqueados também  têm a oportunidade de se encontrarem e poderem trocar experiências.

6) Baixa preocupação com a concorrência

A concorrência passa a ser um problema não tão grande quando se é um franqueado, já que a franquia, normalmente, é uma marca consolidada no mercado. Diferente de quando se abre um negócio próprio, em que a concorrência pode desbancar a sua empresa e até te levar à falência.

Não esquecendo de que se a sua cidade tiver grandes concorrentes no setor, deve-se avaliar se vale a pena ou não iniciar a franquia ali.

7) Pesquisa prévia de viabilidade da franquia

A franquia fará uma pesquisa apurada na sua região, analisando a demanda, público-alvo, concorrentes, entre outros. O que permitirá saber se é ou não viável iniciar um negócio no local.

Esse é um dos motivos pelo qual as franquias têm mais chance de sucesso em relação a uma marca iniciante.

8) Busca pelo aperfeiçoamento do produto/serviço oferecido

As franquias querem sempre mostrar o seu diferencial, por isso estão sempre em busca de novidades no mercado, com o objetivo de melhorar o seu produto/serviço. O que traz vantagens para o franqueado, já que as novidades são integradas nas franquias e passam a gerar novas receitas e lucros.

Conclusão

Esperamos que essas 8 vantagens de se abrir uma franquia possam ajudar a acabar com qualquer dúvida ou receio que você possa ter sobre investir no setor de franchising.

Antes de investir, veja se você realmente tem afinidade com o negócio escolhido. Estude e verifique se realmente você vai fazer um bom negócio. Não se desespere pegando aquele valor que, de repente, você guardou a vida inteira, investindo em algo que talvez não dê muito certo para você. Faça tudo com cautela que a possibilidade de acerto será muito maior.

Se você quer ter apoio na hora de montar o seu negócio, se você quer ter o  know-how de alguém que já conhece o setor, alguém que pode te passar todas as dicas para que você tenha maior sucesso no seu empreendimento, sem dúvidas, o melhor caminho é investir em uma franquia!

E você, já pensou em abrir uma franquia? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudar você!

banner-site_blog_-_2_artes

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias