Quando chega o momento de iniciar um negócio, muitos empreendedores ficam em dúvida entre investir na própria ideia ou se tornar parte de uma franquia. Essas 2 opções têm suas vantagens e desvantagens, e elas variam de acordo com o perfil do empresário. Para que você possa fazer a escolha mais adequada, apresentamos, a seguir, um comparativo entre as 2 maneiras de se abrir uma escola. Confira:

A autonomia do empreendedor

Quem abre uma escola própria tem mais autonomia para definir os rumos do negócio. Afinal, nesse caso, praticamente todas as decisões passam pelo empresário.

O problema é quando o empreendedor não tem tempo ou formação específica para determinar alguns aspectos do negócio, como o método de ensino ou o plano de marketing. Em situações desse tipo, prejuízos com eventuais tentativas e erros podem acontecer.

Ao adquirir uma franquia, o empresário já recebe um pacote pronto. Logo, ele terá que seguir as especificações da franqueadora e não terá tanta autonomia de escolha. Contudo, nesse caso, a vantagem é que esse pacote já foi testado e aprovado.

Os riscos de abrir uma escola

Como em todo tipo de negócio, há riscos ao abrir uma escola, ainda mais se o empreendedor for de “primeira viagem”.

Como você já deve ter ouvido falar, abrir e regularizar uma empresa no Brasil requer uma certa burocracia. Portanto, quem se aventura a trilhar a jornada do empreendedorismo por conta própria pode esbarrar em alguns entraves, como necessidade de documentos, aprovações dos órgãos governamentais etc.

Em outra situação, ao abrir uma franquia de uma escola, o empresário conta com a assessoria da franqueadora para seguir os trâmites de abertura de modo mais ágil. Dessa forma, o empreendedor se expõe a menos riscos, já que segue um caminho seguro ou uma espécie de passo a passo comprovado.

A escolha do material didático

A seleção do material didático está entre as principais decisões que o empresário deve tomar ao abrir uma escola, afinal, dela depende o sucesso do empreendimento.

Para quem vai montar a 1ª unidade escolar, preparar não só o material didático mas também o método de ensino pode ser uma atividade muito dispendiosa, seja em termos de tempo ou de dinheiro. Sem contar que será necessário testar e validar esse material nas primeiras turmas.

Já quem adquire uma franquia de uma escola tem a vantagem de receber o material e o método de ensino já testados e aperfeiçoados. Do ponto de vista de gestão, esse benefício fortalece o serviço da recém-criada empresa, pois do contrário ela poderia ter muitos prejuízos com reformulações de material por conta própria.

O retorno financeiro

As estatísticas de morte prematura de empresas no Brasil são muito altas, principalmente nos 2 anos iniciais de atividade. Portanto, o empresário que pretende abrir uma escola sozinho precisará se preparar para garantir a saúde financeira do negócio e fortalecer a marca durante os primeiros anos de atividade. Afinal, ter lucro já de início não é tão fácil assim, devido aos altos custos de implantação da empresa.

Já quem abre uma franquia, por receber um plano de negócio pronto, tem maior previsibilidade quanto ao retorno financeiro. Afinal, a franqueadora já tem estatísticas e experiência acumuladas com as outras unidades da rede. Nesse sentido, a franquia tende a oferecer um retorno do investimento mais rápido do que um negócio construído do 0.

Você pretende abrir uma escola? Além dos pontos que apresentamos aqui no post, quais dúvidas você tem sobre o processo de abertura? Deixe um comentário e conte para nós!

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias