Já está mais do que provado que é extremamente importante ter o inglês como segunda língua nos dias atuais. E aprender ainda na infância se torna uma vantagem para as crianças, pois trará boas oportunidades para elas no futuro. Caso você deseje estimular esse aprendizado desde cedo, é possível introduzir o idioma para os pequenos de forma leve e divertida, natural e sem cobranças. Pode ser apresentado ainda em casa, de maneira atraente, respeitando o tempo de aprendizado do seu pequeno. Para ajudar quem quer incentivar o aprendizado do inglês nessa fase, no post de hoje vamos mostrar algumas atividades para kids que podem estimular as crianças a aprenderem, treinarem e fixarem algumas palavras em inglês. Confira!

 

Por que as atividades para kids funcionam tão bem?

Nos primeiros quatro anos de vida, os circuitos cerebrais associados à linguagem são bem mais flexíveis e, quando expostos a outro idioma, conseguem aprendê-lo de forma muito mais eficiente. Por esse motivo é que as atividades de inglês para os pequenos funcionam tão bem. 

 

Brincar é a parte ativa do conhecimento e desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças

Todo mundo sabe que um ótimo jeito de ensinar coisas novas para as crianças é usando métodos divertidos, afinal, tudo o que é divertido é absorvido mais facilmente. E uma das maneiras de incentivar o inglês para as crianças é por meio de brincadeiras. Elas necessitam de atividades como desenhar, colorir, escrever, para que possam desenvolver habilidades intelectuais, motoras e cognitivas. Segundo estudos realizados por pedagogos e psicólogos, as crianças preferem aprender fazendo uso de recursos que sejam interessantes, como aqueles com estímulos visuais ou auditivos. 

Se você criar uma rotina, os pequenos irão adquirir mais familiaridade com a língua inglesa e mais fluidez na comunicação, além desse hábito ir despertando interesse por mais conhecimento.

 

Atividades para kids

Confira a seguir algumas sugestões para que você possa introduzir o inglês na hora da brincadeira com a criançada. Você pode adaptá-las de acordo com a idade do seu filho:

 

# Massinha

Uma boa estratégia para os pequeninos treinarem o idioma é brincar de massinha. Você pode fazer seu filho repetir as cores em inglês, as formas, animais, enfim. Tudo o que ele criar com a massa de modelar.

 

# Blocos de montar

Também possibilita que a criança explore as variadas cores em inglês. Você pode empilhar as peças e comparar tamanhos, como maior e menor. 

 

# Amarelinha

Essa brincadeira pode ser feita no quintal ou desenhada em um papel grande para brincar dentro de casa. É uma ótima maneira de ensinar os números para o seu pequeno. Você também pode aproveitar esse momento para incentivar seu filho a pronunciar expressões em inglês como “minha vez” e “sua vez”, por exemplo.

 

# Caça ao tesouro

Uma atividade para kids que pode estimular o aprendizado da língua inglesa é a brincadeira de caça ao tesouro. É bem simples: o que você tem que fazer é esconder um objeto e distribuir pistas (em inglês, of course) para que as crianças sejam obrigadas a raciocinar no idioma.

 

# Diversão na cozinha

A cozinha também  pode ser um excelente lugar para as crianças aperfeiçoarem o idioma. Separe algumas receitas simples em inglês, como bolo de chocolate, biscoitinhos, etc. e faça com elas. Tente fazer uma vez por semana ou sempre que tiverem vontade. 

 

# Passeio em família

Essa certamente é uma das atividades para kids mais legais de ser realizada com os pequenos. O inglês pode ser aprendido durante um passeio em família. No caminho já podem ir conversando sobre o clima, se está ensolarado, nublado, chuvoso… Se vocês forem ao zoológico, por exemplo, podem nomear os animais. Para onde for, é só usar a imaginação e colocar a língua inglesa em prática com a criançada!

 

# Interação com outras crianças

Proponha atividades em grupo com outras crianças. Essa dica vale para crianças um pouco maiores. Devido a nossa atual situação, ainda não é possível promover encontros presenciais, mas há vários apps que podem realizar videoconferências. Mesmo sendo de forma virtual, a interação em inglês é bastante produtiva. Isso porque as atividades em grupo são ótimas na hora de estimular o aprendizado. Momento ideal para praticar a conversação.

 

# Atividades on-line

A criançada de hoje já nasce imersa no mundo tecnológico. O uso da tecnologia e dos apps de aprendizagem de inglês para crianças pode ser uma maneira divertida para seu filho brincar e aprender on-line. Uma excelente dica é combinar essa atividade com jogos e livros que possam alimentar a criatividade dos pequenos. Certamente isso transformará o aprendizado do idioma. 

 

# Hangman game

Esse é o nosso famoso jogo da forca. É uma excelente atividade para kids porque pode ser utilizado para qualquer vocabulário que você queira ensinar para o seu filho. Além de poder treinar o alfabeto dizendo as letras para descobrir a palavra, o pequeno tem a oportunidade de memorizar o vocabulário escolhido. 

 

# Who I am?

Essa atividade consiste em cada participante ter um papel preso à testa com um nome de qualquer objeto, pessoa famosa, animal, etc.. Quem estiver com o papel colado não pode saber o que está escrito. O objetivo é adivinhar o que é através das respostas que os demais derem, mediante as perguntas que forem feitas para descobrir. 

A brincadeira fica ainda mais divertida porque as perguntas devem ser formuladas de forma que os competidores só possam responder “yes” ou “no”. 

Escolha palavras básicas, de modo a incentivar os pequenos a falarem inglês, a conseguirem formular as perguntas.  

Ótima atividade para explorar o vocabulário, a elaboração de frases, o raciocínio e a pronúncia na língua inglesa.

 

# Chinese whispers

Esse é o nome em inglês da nossa brincadeira chamada “telefone sem fio”. Uma pessoa fala uma frase ou uma palavra no ouvido da outra de modo que ninguém mais escute e assim sucessivamente, até chegar na última pessoa, que deverá repetir o que ouviu. 

O que torna essa atividade divertida é que no meio do caminho alguém pode entender erradamente o que foi dito e, no final, o último participante dizer algo completamente diferente do que foi dito no início da brincadeira. 

A dica aqui é escolher palavras que possam ajudar no desenvolvimento da pronúncia da criançada.

 

# Stop

Também conhecido como Adedanha ou Adedonha, o game consiste em acertar o máximo de palavras que começam com determinada letra no menor tempo possível. O jogo se popularizou no lápis e papel, mas hoje é possível jogar na internet com amigos.

Nesta atividade os participantes devem separar as categorias válidas para a partida como name, color, fruit, animal, city, etc. A cada rodada uma pessoa fala uma letra e todos devem completar as categorias com uma palavra iniciada com a letra escolhida. Quem terminar primeiro grita STOP!, e todos devem parar de escrever. Os jogadores devem comparar as respostas. Se duas ou mais pessoas tiverem respostas iguais, a pontuação será menor. Vence quem somar mais pontos ao final da partida.

Excelente brincadeira para colocar em prática os conhecimentos da língua inglesa e desenvolvimento do vocabulário.

 

# Ouvir música

Ouvir músicas em inglês também faz parte do processo de aprendizado das crianças, pois é possível perceber a pronúncia de certas palavras, além de aprender outras e enriquecer o vocabulário. 

Cante e dance com seu filho, deixe ele cantar, preste atenção na pronúncia dele. Pergunte se ele entendeu alguma coisa. Se for um pequerrucho, coloque aquelas canções fáceis que toda criança ama cantar e dançar.

 

# Assistir a filmes

Sabe aquele filme ou desenho que seu filho adora assistir? Experimente colocá-lo com áudio em inglês. No começo ele pode até ficar com receio de não conseguir entender ou achar que não conseguirá ler as legendas. Por isso você deve escolher um filme que ele já tenha assistido algumas vezes e que saiba o enredo. Assim, ele terá a capacidade de começar a associar palavras em inglês com situações e termos em português. 

Para os mais novinhos, você pode colocar desenhos em inglês no Youtube, por exemplo, e ir interagindo com eles. O cérebro deles já vai absorvendo informações involuntariamente. 

 

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas de atividades para kids que você pode realizar com seu filho?  Como você viu, há várias maneiras de estimular a aprendizagem do inglês para crianças. Use sua criatividade para que o aprendizado seja mais fácil. Proponha brincadeiras divertidas, para que elas consigam desenvolver ainda mais a memória, o vocabulário, a escrita e a capacidade de ouvir palavras em inglês. Com a prática regular, os pequenos adquirem mais familiaridade com a língua e mais fluidez na comunicação, além desse hábito despertar interesse por mais conhecimento. Além de estreitar o vínculo entre pais e filhos, essas atividades lúdicas vão favorecer a aprendizagem do idioma de um jeito bem natural.

Portanto, não deixe de brincar com seu filho, incentive-o! Faça do aprendizado na infância algo bem divertido e significativo. See you! 

 

podcast

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias