Em tempos de pandemia, quanto mais ficar em casa, melhor, certo? Portanto, enquanto não podemos voltar para a nossa rotina de estudo e trabalho por causa do novo coronavírus, a melhor maneira é se adequar à nova realidade e aproveitar as oportunidades que surgirem. É essencial continuar estudando em casa e não perder o ritmo. É uma ótima forma de utilizar seu tempo e adquirir mais conhecimento. No post de hoje daremos dicas de como aproveitar seu tempo de isolamento para estudar inglês. Veja como melhorar o aprendizado e como se dedicar às aulas online durante a quarentena devido à COVID-19. Confira!

Transferência de aulas presenciais para aulas online

Segundo dados da Unesco, estima-se que mais de um bilhão de alunos em todo o mundo terão que ficar em casa por semanas ou meses. A suspensão temporária das atividades presenciais por ordem das autoridades governamentais, é uma tentativa de reduzir os riscos de contágio e disseminação do coronavírus entre os estudantes e o restante da população. Dentro desse cenário, muitas universidades, escolas e cursos estão transferindo suas aulas presenciais para plataformas online. 

Na Top English

Nós da Top English, Escola Delivery de Idiomas, também estamos com nossas atividades focadas em aulas 100% online. 

Como esses alunos estarão afastados das salas de aula por tempo indeterminado, é essencial criar estratégias, garantindo que todos possam continuar aprendendo de maneira saudável e viável durante esse período. O estudante deve ter em mente que o seu aprendizado não se resume apenas às plataformas de aulas online. Mas que ele diversifique as suas experiências de aprendizagem.

Período de isolamento, ideal para aulas online

Para quem sempre pensou em fazer um curso de inglês, mas nunca colocou essa atividade como prioridade; ou aqueles que estavam querendo retomar os estudos do idioma, esse período de isolamento pode ser o momento ideal para isso. Com mais tempo em casa, existem à disposição um leque de plataformas, cursos e professores particulares disponíveis para aulas online. 

Nós da Top English oferecemos aulas online absolutamente iguaizinhas às aulas presenciais, oferecendo o mesmo material – que será compartilhado na tela -, mesmo professor, mesmo tempo de duração, mesmo dia e horário. O fato de você não ter um professor perto de você não atrapalhará o seu desenvolvimento no inglês. Mas para isso, claro, é preciso que se crie uma rotina de estudos. 

Como estudar inglês online durante esse período de quarentena?

Você pode melhorar o seu aproveitamento de estudo do inglês durante a quarentena. Veja algumas dicas de como aproveitar ao máximo um curso online nestas semanas de isolamento:

Disciplina

Da mesma forma que trabalhar, estudar em casa requer disciplina, já que nossa casa é cheia de distrações, como o pet, celular, TV… Enfim, existem várias coisas que ajudam a aumentar a distração. Para ajudar, o estudante deve criar um ambiente agradável. Deve evitar estudar deitado na cama e no sofá, pois aquele soninho pode bater… É essencial que o aluno tenha um local para estudar, de modo que crie um ambiente de imersão no idioma. É importante ser disciplinado, estudando um pouco todos os dias, e não uma vez na semana. É preciso se organizar para conseguir estudar remotamente. Criar uma agenda é essencial.  

Filmes, vídeos, seriados, podcasts, músicas

Nesse período de quarentena, é muito importante aumentar o contato com o inglês. Fora as aulas, o ideal é que o aluno se cerque do idioma de todas as maneiras possíveis. Ele deve buscar assuntos ou temas que já goste, isso ajuda a motivá-lo. Estudar com séries, filmes, vídeos no Youtube, por exemplo, podcasts e músicas, também ajuda muito. 

Nos filmes e séries, é bom colocar o áudio no idioma inglês e a legenda em português. Depois repetir com a legenda em inglês e depois sem legenda. As séries são melhores para isso porque são mais curtas, o conteúdo fica mais fresco na cabeça.

Também é interessante mudar o idioma do celular para o inglês, aumentando assim o contato com palavras básicas e rotineiras.

Videoconferência

Em algum momento, mesmo rodeado pela sua família, você pode sentir falta dos seus amigos. O fato de evitar aglomerações não significa que você não possa conversar e estudar virtualmente com eles. As ferramentas de videoconferência podem ser uma grande oportunidade de revê-los e estudar com eles. Falar sobre coisas do dia a dia ou assuntos específicos também é um bom jeito de melhorar o vocabulário. 

Outra dica legal é combinar de só trocar mensagens em inglês em determinados horários do dia. Isso ajuda a perder a vergonha de falar e no desenvolvimento tanto do speaking quanto do listening.

Se precisar, peça ajuda

Se você sentir dificuldade com a metodologia on-line, sentir que não está conseguindo utilizar os recursos adequadamente ou não está entendendo, não hesite em pedir ajuda a sua instituição de ensino. Nós da Top English, por exemplo, estamos prontos para atendê-lo e dar todo o suporte necessário no que for preciso!

Conclusão

Viu como você pode aproveitar o tempo de isolamento para estudar inglês online? A crise do coronavírus trouxe a oportunidade de experimentar novas formas de fazer as coisas. Então, aproveite a chance e procure maneiras para estudar inglês melhor, aprender mais, conhecer outros recursos. Assim que tudo isso passar você verá que terá aprendido muitas coisas. E com as plataformas digitais é possível aprender bem mais rápido do que antes. Com as ferramentas online, consegue-se aumentar, e muito, o tempo de contato com o idioma, se você conseguir desenvolver um âmbito e uma rotina de estudos. Lembre-se de que nesse formato, a proatividade do estudante é essencial.

Não sabemos por quanto tempo essa medida vai persistir, mas “diante de uma crise desse tamanho, talvez valha a pena uma hora a menos de conteúdo, e uma hora a mais de sonhar um mundo melhor” (Paulo Freire).

Marque uma aula grátis online e conheça a Top English!