A fluência em inglês é um sonho que, muitas vezes, parece distante para algumas pessoas que estudam o idioma, pois consideram a língua uma das mais difíceis de aprender. Esse pensamento acaba travando o processo de aprendizado para muitas delas. Mesmo investindo tempo e dinheiro, há quem desanime de estudar a língua. E somando tudo isso ao fato de muita gente não poder viajar para fazer um intercâmbio, fica a impressão de que é realmente difícil. É aí que entra a imersão. Você sabia que há formas de fazer imersão em inglês sem sair do Brasil, ou melhor, sem sair da sua própria casa? No post de hoje vamos dar dicas de como inserir o inglês no seu dia a dia, de como criar um ambiente de imersão em casa para dar um upgrade no seu aprendizado e conseguir aprender de maneira mais rápida e natural. Quer saber mais? Então continue a leitura!

 

Você sabe o que é imersão no inglês?

Muito tem se falado sobre a imersão no inglês, que é considerada o melhor método para aprender o idioma e vem sendo amplamente apoiada por professores de línguas; já é praticada por pessoas de várias idades em todo o mundo. Vamos explicar o que é imersão.

 

Muitas pessoas não conseguem aprender inglês porque não o utilizam, porque não estão em contato constante com a língua. Para se tornar fluente, você precisa praticar inglês regularmente e de maneira  consistente, por um longo tempo. Um dos métodos mais eficazes é cercar-se completamente do idioma. Existe um nome para esse método: o método da imersão. Consiste em você mergulhar no inglês, pois quando se está imerso em um idioma, você é forçado a praticá-lo e usá-lo. Ao contrário de estar debruçado sobre livros, decorando palavras e expressões, você estará em um ambiente exposto à nova língua com cenários do dia a dia. E antes que você perceba, estará entendendo e falando praticamente tudo em inglês. Mas será que esse método realmente funciona? Certamente, porque é exatamente assim que você aprende o seu próprio idioma. 

Portanto, a imersão no inglês é uma técnica muito válida para se aprender inglês na prática. É uma forma natural de aprender, você estará aprendendo sem perceber o quanto está realmente aprendendo. 

 

Como a imersão pode ajudar no desenvolvimento do inglês

Quando se faz a imersão no inglês, a pessoa fica completamente mergulhada nos estudos, fazendo com que o contato com o idioma seja constante. A imersão permite que o aprendizado seja mais rápido, já que você estará totalmente imerso na língua e aprenderá, de fato, como utilizar na prática o que foi aprendido.

A imersão faz com que se aprenda a utilizar o inglês nas mais variadas situações. Consegue-se absorver bastante vocabulário, fazendo com que a comunicação flua mais facilmente.

Esse método atende às necessidades e objetivos de quem o realiza, preparando para reuniões, apresentações, entrevistas, socialização, etc. Ajuda quem tem dificuldades ou inibição, até mesmo àqueles que precisam buscar desenvoltura e segurança para participações em congressos, palestras, convenções, viagens e se comunicar com nativos. 

 

Ao final, você estará muito mais confiante e preparado para conversar em inglês com outra pessoa.

 

E o que é um ambiente de imersão?

Um ambiente de imersão é você criar a sua volta um local em que você esteja imerso no inglês. A sua casa, por exemplo. Transforme tudo ao seu redor em inglês. Quer um exemplo na prática? Todos os dias você cozinha, lava louça, arruma a casa… Em vez de ouvir música ou o noticiário na TV,  você pode pegar alguns áudios de lições e deixar tocando. Precisa ir a uma consulta médica ou ao supermercado? Vá ouvindo um áudio em inglês. Isso faz você praticar passivamente, pois mesmo quando não está sentado e estudando, você está recebendo os benefícios, já que o idioma está ao seu redor.

 

Ter um ambiente de imersão significa que você não precisa ir a lugar algum para aprender, já que  você está sempre cercado pelo idioma em casa.  

 

Como inserir o inglês no seu dia a dia: dicas de imersão

Confira a seguir algumas dicas de imersão, de como inserir o inglês no seu dia a dia:

 

# Mudando o idioma dos meus dispositivos

O primeiro passo para criar um ambiente de imersão em inglês é mudar o idioma do celular, computador e contas de mídia social para o inglês. Porque você criará o hábito de mexer nos menus e fazer tudo em inglês. Fazer isso manterá o idioma sempre à sua frente e é uma boa maneira de aprender algumas palavras novas. Pode parecer que isso não fará muita diferença, mas fará sim. 

Já parou e se perguntou quanto tempo você passa mexendo no celular por dia? Some isso ao tempo que passa no computador. Ao final do dia, imagine quanto tempo você teve contato com o idioma!

 

# Desativando as legendas 

Na vida real não há legendas para entender conversas reais, não é mesmo? Então por que utilizá-las? A melhor forma de realmente aprender inglês é desativando-as. O inglês escrito e falado é processado por diferentes partes do cérebro. Ao removê-las você estará exercitando-o.

No começo você pode ter dificuldades, por isso as retire gradualmente para melhorar sua imersão. Não se preocupe se no começo você não conseguir entender tudo. Tente procurar por palavras-chaves e entender o contexto da frase em questão.

 

# Escrevendo em inglês todos os dias

Procure fazer anotações em inglês. Escrever tarefas simples do dia a dia, como sua agenda semanal, a lista do supermercado, um recado que seja, são ótimas maneiras de inserir o inglês em sua rotina de forma prática. Também faça anotações e coloque-as em sua casa, como os nomes dos cômodos, dos objetos, etc..

 

# Reproduzindo áudio em inglês

Como já mencionado acima, reproduza áudios em inglês. Pode ser suas músicas favoritas, podcasts, ou apenas deixe uma estação de rádio de língua inglesa sintonizada. Deixe este áudio tocando enquanto você faz outras coisas. Sem que perceba, você estará aprendendo inglês em seu cotidiano.

 

# Usando um dicionário

Tenha um dicionário sempre com você para utilizá-lo sempre que precisar. Pode ser um virtual. Como o objetivo da imersão é ter contato com a língua inglesa o tempo todo, em vez de fazer uso de um dicionário de inglês com tradução para o português, tente mudar para um de inglês para inglês. Há ótimas opções no mercado que não usam palavras difíceis em suas definições; muito bom para o estudante do idioma.

 

# Definindo um lugar ou tempo para “inglesar”

Quanto mais imerso no inglês você estiver, mais eficaz será seu aprendizado. Portanto, se possível, escolha um cômodo da casa para que você possa “inglesar”, preenchendo-o com livros, filmes, músicas e outros materiais em inglês. Faça desse lugar seu cantinho de aprendizagem. Seu cérebro mudará automaticamente para o modo inglês toda vez que você entrar nesse ambiente. 

Se preferir, em vez de modificar um lugar da casa (você também pode fazer as duas coisas), dedique uma ou duas horas do dia para sua imersão no inglês. Isso quer dizer que durante esse período você só poderá, única e exclusivamente, ler, escrever e falar em inglês.

 

# Treinando com amigos

Se você puder ter um amigo ou mais para participar dessa imersão com você será excelente para o aprendizado. Se ninguém quiser, encontre alguém on-line através, por exemplo, de um intercâmbio linguístico. 

Se você trabalha em uma empresa e outras pessoas também estão fazendo imersão, vocês poderão separar um tempo para  conversar em inglês. Isso ajudará bastante, afinal, quanto mais, melhor; mais fácil será para você.

 

# Etiquetando tudo 

Uma forma de imersão no inglês que dá super certo é sair colocando pela casa etiquetas com os nomes dos objetos em inglês. Você pode utilizar post-its. Além dos nomes, você pode colar palavras, frases e expressões no espelho, na geladeira, no banheiro… enfim, em lugares de fácil visibilidade, para que você possa estudá-las sempre que possível. Involuntariamente seu cérebro guardará essas informações, mesmo que você não esteja lendo essas palavras.

 

# Lendo em inglês

Leia tudo o que você puder e goste em inglês. Crie o hábito da leitura diária! Isso lhe ajudará, além de melhorar seu vocabulário, a aprender naturalmente pontuação e gramática. Visite sites de jornais estrangeiros, gibis em inglês, livros, etc. Há uma infinidade de coisas de todos os gostos e estilos para ler. 

A leitura é uma excelente maneira de assimilação.

 

# Traduzindo coisas

Além da leitura diária, traduza músicas, de preferência as suas favoritas, mas que você não faz ideia do significado; artigos, reportagens de jornais renomados, tudo o que você tiver interesse. Você pode consultar um tradutor on-line para comparar com a sua tradução. Essa também é uma ótima forma de memorizar vocabulário. 

 

# Pensando em inglês

É extremamente importante que você comece a pensar em inglês. É claro que nem sempre será fácil, principalmente no início. Você terá que se esforçar bastante. Tente usar o idioma em vez de traduzir tudo na mente. Comece com alguns minutos por dia. Por exemplo, você pode planejar a sua rotina logo pela manhã ou pensar em como foi o seu dia durante a noite. Quando você já estiver pensando em inglês, terá dado um grande passo para a fluência.

 

Conclusão

Esperamos que essas dicas de como inserir inglês no seu dia a dia possa lhe ajudar. 

Como você pode observar, a imersão no inglês é essencial e pode ser uma forte aliada no seu processo de aprendizagem.

Não é um método obrigatório, ninguém é obrigado a criar um ambiente de imersão, mas é algo que vai trazer muito resultado para a sua vida. Também não é algo para ser feito em um ou dois dias e dará certo. Deve ser feito ao longo de muitos dias, muitos meses e até mesmo anos. 

Lembre-se de que o inglês deve se tornar parte da sua rotina diária, o tempo é você quem vai decidir; o importante é manter o contato com o idioma todos os dias. É fundamental que você tenha em mente que o método da imersão só vai funcionar se você torná-lo um hábito, você precisa mergulhar e se inserir no mundo do inglês. Não há fórmula mágica nem existem milagres para que se aprenda, é necessário esforço e dedicação. Tudo é possível quando se tem dedicação, disciplina e vontade. Nem sempre será fácil, especialmente no começo. Mas se você trabalhar duro para manter a imersão em inglês em sua casa, aprenderá inglês com muito mais eficiência!

Agora que você está ciente de como a imersão no inglês pode lhe ajudar, que você possa mergulhar totalmente nos seus estudos e consiga a tão sonhada fluência de forma efetiva!

 

podcast

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias