Um dos assuntos mais comentados da última semana foi a estreia do podcast da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Em seu primeiro programa,  ela recebeu o marido, o ex-presidente Barack Obama, e falaram sobre diversos assuntos, desde política até temas mais pesados, como racismo. Esse tipo de conteúdo, além de aumentar a bagagem cultural, pode ajudar no aprendizado de inglês. Sim, você pode treinar o idioma ouvindo podcasts. Quer saber como? Leia o texto até o final!

O que são podcasts?

As mídias digitais são tecnologias que nos apresentam grande comodidade no acesso à informação e, como exemplo delas, podemos destacar o podcast. Esta é uma mídia de áudio semelhante ao rádio, mas que apresenta mais atrativos, como possibilidade de escutar programas de temas de sua preferência, em qualquer lugar e a qualquer momento.

De maneira simplificada, eles são feitos a fim de compartilhar conteúdos de assuntos variados com o público, como esporte, cinema, literatura e entre outros. Além disso, as gravações de áudio podem ser feitas por qualquer pessoa e disponibilizadas para ouvintes pela internet ou em aplicativos.

Devido a sua praticidade, multiplicidade de temas e produtores, essa ferramenta pode ser utilizada para o aprendizado em diversas áreas. Sendo assim, utilizar os podcasts para aprender inglês é uma ótima opção para quem busca aprimorar os conhecimentos na língua.

Quais as vantagens dos podcasts para aprender inglês?

É comum os estudantes apresentarem maior dificuldade no listening do que na escrita e leitura em inglês. Por isso, é necessário praticar ao máximo a capacidade de audição ao aprender um novo idioma.

Diferentemente dos vídeos, onde conseguimos associar as imagens, gestos e leitura labial ao que está sendo falado, nos áudios temos contato apenas com a voz do enunciador.

Dessa forma, o uso dos podcasts pode estimular a escuta e permite que o ouvinte desenvolva a compreensão de sotaques variados e, deste modo, acelera o aprendizado do idioma. Afinal, os podcasts fazem com que você preste ainda mais atenção ao que está sendo dito para que haja entendimento.

Como aproveitar ao máximo essa ferramenta?

A fim de aproveitar os benefícios dessa tecnologia no processo de aprendizado, podemos citar algumas dicas indispensáveis. Acompanhe:

Escolha podcasts de acordo com seu nível de conhecimento

Assim como textos e vídeos, os áudios também podem apresentar níveis de dificuldade mais baixos ou elevados . Por isso, busque podcasts que estejam de acordo com seu nível de conhecimento da língua. Por exemplo, o inglês britânico pode ser mais difícil de entender, então, se você tem dificuldades com o sotaque, evite-os no início.

Busque assuntos do seu interesse

Gostar do tema do podcast é essencial para despertar sua curiosidade em ouvi-los. Por isso, ouça os áudios cujo tema seja de seu interesse, pois assim você estará estimulando suas habilidades auditivas devido à vontade de escutar sobre determinado conteúdo.

Escute os áudios sempre que puder

Qualquer momento de tempo livre é bom para escutar podcasts, seja no ônibus, no horário de almoço, na academia, enfim, baixe os áudios em seu celular e ouça sempre que puder, a fim de praticar cada vez mais e ter contato com a língua todos os dias.

Procure entender as conversas em um contexto geral

Erro de muitas pessoas que praticam inglês por meio de áudio é travar completamente quando escutam uma palavra ou frase desconhecida.

Esse fato é comum, mas não se desespere e não se prenda ao que foi falado anteriormente para não prejudicar o entendimento das sentenças seguintes. Continue escutando o áudio e tente compreender a conversa em um contexto geral. Assim, você vai aprimorar sua capacidade de interpretação.

Por fim, considere que quanto mais você escutar, melhor. Afinal, o uso de podcasts para aprender inglês permite que você ouça o mesmo áudio várias vezes. Dessa maneira, esforce-se para entender o que foi dito e não desista até que tudo esteja claro.

podcast

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias