Tanto para quem quer desenvolver seu lado empreendedor como para quem acredita que já o tem, existem cursos de empreendedorismo online que podem impulsionar o aprendizado e aperfeiçoamento das habilidades necessárias para ter sucesso nesse mercado.

O que é mais legal é que muitos desses cursos são oferecidos de forma 100% online e gratuita. Além disso, as aulas são leves e com carga horária curtinha, permitindo ao aluno ter acesso aos conteúdos na hora que preferir, adequando-o ao seu tempo e às suas necessidades.

Selecionamos 3 cursos de empreendedorismo online promovidos por renomadas instituições nacionais e internacionais, especialmente para quem busca aprender sobre o tema, atualizar-se e aumentar seu repertório mental, sem precisar sacrificar sua rotina, e o melhor: sem pagar nada. Confira!

1. Introdução à Administração Estratégica

Entidade promotora do curso: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Carga horária: 5 horas

Empreender requer bastante capacidade estratégica, planejamento e pensamento a longo prazo. Uma empresa não pode tomar todas as suas decisões com base apenas no passado ou no presente. Para criar e manter um negócio sustentável e bem-sucedido, cada ato de gestão precisa ser planejado levando em conta também as possíveis consequências para o futuro.

O conteúdo deste curso traz conceitos e metodologias da área de administração, com ênfase em planejamento e visão estratégica, em lições rápidas para iniciar o empreendedor nesse universo.

2. Como construir a empresa certa para os clientes certos

Entidade promotora do curso: Endeavor

Carga horária: 6 horas

O caminho para construir uma empresa nos dias atuais não é mais o mesmo. Lançar uma empresa no mercado sem validar ideias e colher feedback é algo datado e contraproducente; a nova economia não compreende o desenvolvimento de modelos de negócio sem passar por essas etapas.

Com lições simples e curtas, mas repletas de dicas valiosas, esse curso abre a mente do empreendedor para essa nova realidade, ajudando-o a identificar o que é preciso para entender o mercado e o seu cliente e, com base nisso, tomar as melhores decisões de desenvolvimento de produto/serviço e estratégia.

O empreendedor vai aprender sobre modelo de negócio, proposta de valor, canais de distribuição, fontes de receita, precificação e vários outros temas, além de ser apresentado a conceitos e técnicas da nova era do empreendedorismo e das startups, como o business model canvas, o arquétipo de JerseySquare, MVP (“Minimum Viable Product”, ou “produto viável mínimo”) etc.
 

3. Além do Vale do Silício: o crescimento do empreendedorismo nas economias de transição

Entidade promotora do curso: Universidade Case Western Reserve

Carga horária: 1,5 hora de vídeos, mas há exercícios e outras atividades

O ecossistema de inovação do Vale do Silício (região da Califórnia que se destaca pela concentração de startups e empresas disruptivas na área de tecnologia) tem características muito próprias e que nem sempre podem ser repetidas, mas também há casos interessantes com muitas lições para serem assimiladas, vindas de outros locais.

Este curso é voltado para o estudo de particularidades de casos como o do norte de Ohio (um pequeno Estado americano), região que tem se destacado por suas criativas iniciativas empreendedoras, destacando a importância de entender o papel do Governo, dos investidores e das pessoas, para encontrar a melhor maneira de fazer com que todos cooperem para fomentar essas iniciativas.

Vale a pena conhecer e deixar-se inspirar por esses casos, especialmente porque o curso é voltado para empreendedores que precisam superar desafios de suas próprias culturas e economias, assim como nós aqui no Brasil.

Se você gostou do post, além de se inscrever nestes cursos de empreendedorismo online, siga nossos perfis nas redes sociais — Facebook e Instagram — e não perca nossas atualizações!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias