Uma das melhores fases para começar a aprender inglês é na infância. E isso não precisa ser uma tarefa chata e cansativa. Já foi comprovado que uma excelente forma de ensinar coisas novas para os pequenos é usando métodos divertidos. Por isso o uso de jogos para o aprendizado do idioma é uma das técnicas mais eficazes e fáceis para o pequeno estudar, pois permite que ele aprenda enquanto se diverte! No post de hoje você vai conhecer alguns jogos em inglês para crianças que irão ajudar seu filho no desenvolvimento da língua inglesa. Não deixe de conferir e se divertir com ele! 

 

Importância do estímulo dos jogos em inglês para crianças

Existe um leque de benefícios de usar jogos em inglês para a criança aprender. O primeiro deles é a prática. Os pequeninos possuem uma enorme facilidade em associar novos vocabulários com atividades práticas. O aprendizado através de jogos pode ajudá-los a fazer relações e a lembrar melhor das coisas porque estarão interagindo diretamente com o que está sendo “estudado”. Por isso a importância de estimulá-los nessa questão. Eles estarão brincando e aprendendo inglês ao mesmo tempo. 

Outra vantagem é que os jogos ajudam as crianças a entenderem e a internalizar conceitos que, de outra maneira, seriam mais difíceis de serem assimilados. Aprender jogando pode ser mais fácil para dar sentido a algum tipo de informação com base na forma que o pequeno compreende o mundo. 

 

8 jogos em inglês para crianças

Conheça agora alguns jogos em inglês para crianças. Aproveite a oportunidade para brincar com seu filho, ajudando-o a memorizar o idioma de uma forma bem mais rápida e divertida!

 

1) Jogo da memória

Os memory games são opções interessantes para o estudo da criança, e estão entre os seus favoritos. Você pode procurar por jogos próprios da idade do seu filho, ou até mesmo fazer um jogo personalizado em casa. É só imprimir ou desenhar objetos, animais, roupas, cores ou escrever grupos de palavras já conhecidas por ele. É essencial ajudá-lo a reforçar o nome das figuras sempre que um par for encontrado. Assim ele estará estudando e brincando. Uma ótima oportunidade de estudo! 

 

2) Pictionary

Você pode criar o seu próprio pictionary game, usando qualquer pedaço de papel e caneta. Faça pequenas cartas com palavras em inglês já conhecidas pelo seu filho. Depois embaralhe todas. Cada participante deve sortear uma carta e desenhar o que a palavra sorteada significa. O outro jogador deve dizer a palavra, em inglês, do que está na carta, observando apenas o desenho que está sendo feito. É um ótimo jogo para ajudar a criança a reforçar novas palavras na língua inglesa. 

 

3) Sopa de letrinhas

A sopa de letrinhas pode ser uma brincadeira muito divertida para treinar a grafia, caso o seu filho já tenha iniciado o processo de alfabetização em inglês. O jogo tem como objetivo encontrar várias palavras, geralmente relacionadas a um tema, em meio a um monte de letras soltas. As letras do alfabeto podem ser feitas em papéis coloridos com diferentes texturas, ou até mesmo procura pelas letrinhas já prontas em materiais como EVA ou plástico, por exemplo.

Espalhe todas as letras e diga para o seu filho procurar e formar palavras em inglês que ele já conhece. Como é preciso focar na palavra que ele está buscando, esse jogo coloca em prática importantes aspectos do desenvolvimento infantil, como o estímulo da memória. Ele começará a relacionar uma palavra que foi pensada com a imagem que tem em mente, ampliando, assim, seu vocabulário.

 

4) Jogo da forca

Hangman, ou jogo da forca, em português, também é um jogo que está entre os preferidos não só das crianças, como também dos adultos. Para brincar, você precisará de papel e caneta. Pense em uma palavra em inglês já conhecida pelo seu filho e peça para que ele fale as letras do alfabeto – também na língua inglesa – para tentar descobrir a secret word! Se a letra não fizer parte da palavra, uma parte do corpo humano deve ser desenhada na forca (que também pode ser dita em inglês). A palavra deve ser descoberta antes que os erros enforquem o boneco.

Nessa forma divertida de aprendizagem, a criança irá praticar o alfabeto em inglês de maneira divertida, assimilando as letras escritas e pronunciadas. Ainda vai poder reforçar a grafia das palavras e fazer descobertas de vocabulário.

 

5) Eu espio

Esse jogo é muito legal: o adulto escolhe um objeto que esteja no campo de visão de todos os participantes da brincadeira e que tenha uma tradução fácil para o inglês. Em seguida ele diz: “Eu espio com meus olhos algo que começa com a letra…” e esperar que as crianças deem o palpite, sempre em inglês. O próximo a dizer a frase será quem acertou o objeto. 

Além de treinar a pronúncia, o seu filho vai ampliar o vocabulário, aprendendo o nome dos objetos usados e vistos no dia a dia. Também irá assimilar palavras e objetos em inglês de maneira mais rápida.

 

6) Unscramble

“Desembaralhar”, essa é a tradução de unscramble para o português. Basta pegar um papel e uma caneta, escolher um tema e escrever, de acordo com esse tema, palavras com as letras embaralhadas. Em seguida, peça para a criança tentar adivinhar quais são e qual a forma correta de escrever cada uma em inglês. 

 

7) Palavras da palavra

Esse jogo é ótimo para estimular o raciocínio lógico e o senso ortográfico do seu filho. Consiste em escolher uma palavra grande em inglês e de dentro dela, tirar outras palavras. 

Como exemplo, pegue a palavra happiness (felicidade). Dela podem sair: nap, pie, hi, sip, entre outras.

 

8) World Family Game

Nesse jogo, os pequenos devem criar uma família de palavras. Devem jogar no mínimo duas pessoas. O primeiro a jogar deve escrever uma palavra em um papel e, a partir dessa palavra, os outros devem aumentar a lista de vocábulos, que precisam rimar com a primeira. Se, por exemplo, a palavra foi tail, as demais devem ser: rail, jail, nail, etc..

 

Conclusão

Esses são alguns dos jogos em inglês para crianças. Aproveite essas e outras formas de incentivar o seu filho a falar o idioma em sua rotina. 

Como você pode observar, desenvolver as habilidades da língua inglesa ainda na infância, de forma lúdica, é bastante positivo para o processo de aprendizagem dos pequenos. Por esse motivo a família deve estimular essa prática em casa, brincando e se divertindo muito com eles! Se você quer ver resultados positivos por toda a vida do seu pequeno, una o ensino com o que eles mais gostam: brincar!

podcast

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias