Quando o assunto é feriado, o Reino Unido é cheio de particularidades. Nós que estamos acostumados com a quantidade de feriados que existem no Brasil provavelmente estranharemos a lista dos britânicos, já que possuem, normalmente, uma quantidade bem inferior à nossa. Não há muitas datas homenageando santos católicos como aqui, nem datas homenageando personalidades como nos Estados Unidos (que, por sua vez, possuem basicamente o mesmo número daqui). Além dos feriados clássicos como o Natal, Ano Novo e dia do trabalho, o Reino Unido comemora algumas datas específicas e que têm grande significado para a população. Ficou curioso? No post de hoje você vai conhecer os principais feriados do Reino Unido, como surgiram as comemorações e principais curiosidades. Confira!

Conheça os feriados antecipadamente

Antes de viajar para outro país, é sempre bom conhecer antecipadamente os feriados do local. Eles podem ser uma ótima forma de aprendizado sobre a cultura, costumes e tradições da região, mas também podem atrapalhar qualquer plano de viagem. Já imaginou, aquela viagem incrível sendo atrapalhada por horários e atrações alterados porque o dia da sua visita cai justamente em um feriado?

Tendo um conhecimento antecipado, você poderá se planejar melhor e evitará contratempos inesperados.  

Curiosidades britânicas

Alguns feriados do Reino Unido possuem suas datas fixas, outros variam de ano para ano. Se o fixo cair em um final de semana, a lei permite que ele seja comemorado no dia útil mais próximo, geralmente na segunda-feira.

Os feriados são muito baseados nas mudanças das estações, é uma constante celebração de início e finais de ciclos. Para compensar essa falta de feriados, os britânicos têm direito a até 30 dias úteis de férias, o que equivale a 6 semanas de trabalho.

Mas as datas comemorativas não se resumem apenas aos feriados. Em algumas ocasiões especiais são declarados holidays inesperados, feriados especiais, como casamentos reais, jubileu ou aniversário da Rainha e outras datas importantes da família real britânica.

Bank Holiday e Common Law Holidays

No Reino Unido há basicamente dois tipos de feriados: os Bank Holidays, em que os bancos e o comércio fecham; e os Common Law Holidays, que são datas estabelecidas como feriado pelos setores econômicos de acordo com as leis do país.

A expressão Bank Holiday começou a ser usada quando Londres era o centro do Reino Unido e nada mais funcionava depois que os bancos fechavam.

Na Inglaterra e País de Gales, a maior parte do comércio fecha ou funciona em horário reduzido nos feriados, mas atrações turísticas como museus e galerias, bares, pubs e restaurantes têm seus dias mais movimentados nessa época.

Entretanto, deve-se ficar atento aos horários, devido à alguns locais fecharem mais cedo.

O transporte público também atua com horário reduzido, com exceção do dia 25 de dezembro, Natal, em que não funciona.

Conheça os principais feriados do Reino Unido

New Year’s Day (Ano Novo)

O primeiro feriado do Reino Unido é o que acontece no dia 1º de janeiro, como no restante do mundo. Como aqui no Brasil, é comemorado com um grande espetáculo de fogos de artifício. É a data que marca o final das férias de Natal e a volta ao trabalho. Depois desse feriado, só acontece outro na Sexta-Feira Santa (Good Friday).

Good Friday

Feriado celebrado na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa. É um feriado religioso, católico, em que se celebra a morte de Jesus de Nazaré. Esse é um feriado de quatro dias devido ao também feriado na segunda-feira seguinte. Por esse motivo, muitos viajam, resultando em trens lotados e estradas congestionadas.

Easter Monday (Segunda-feira de Páscoa)

O terceiro feriado do ano é a segunda de Páscoa (Easter Monday). É o único feriado que são quatro dias consecutivos, começando na sexta e terminando na segunda-feira, um dia após o Domingo de Páscoa. Muitas famílias comemoram-no com uma caça aos ovos, geralmente escondidos no jardim.

Early May Bank Holiday

Nós comemoramos o feriado do Dia do Trabalhador no dia 1º de maio. No Reino Unido é comemorado sempre na primeira segunda-feira do mês de maio.

Comemora-se o final do inverno, a fertilidade e a esperança do verão que está para chegar.

Spring Bank Holiday

Celebrado sempre na última segunda-feira de maio, também conhecido como o feriado do fim do mês de maio. É uma comemoração à chegada da primavera. Muitas famílias têm o hábito de passear em parques, jardins, e fazer piqueniques.

Summer Bank Holiday

O sexto feriado só vai acontecer no final de agosto, precisamente na última segunda-feira do mês: o chamado Summer Bank Holiday, o feriado do final do verão. É o fim das férias de verão para muitos britânicos, e também o último dia antes do próximo ano letivo.

Depois desse, só haverá feriado no Natal.

Christmas Day (Natal)

O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro, dia da celebração do nascimento de Jesus. Se cair em um final de semana, ele é realocado para a segunda-feira seguinte. Tudo fecha durante o Natal, inclusive boa parte do transporte público. As rua ficam bem vazias devido ao frio e à falta de atividades. Durante todo o dia são exibidos na TV programas para a família, como filmes, desenhos e músicas natalinas.

Boxing Day

Os britânicos ainda possuem um feriado curioso feriado no dia seguinte ao Natal: o Boxing Day. Um dia para abrir presentes e confraternizar com a família. Além de fazer as compras atrasadas de presentes de Natal, porque as lojas entram em liquidação. Também é dia de visitar as famílias, as pessoas que não puderam ver até o Natal.

Esse feriado vem no séc. XIX, em que os chefes davam aos seus empregados um presente simbólico chamado de “Christmas box”.

Além de ser um Bank Holiday e religioso – dia do santo católico Estêvão – é uma data comemorativa em relação ao futebol, pois há uma rodada completa de todas as divisões de futebol britânico.

Para você não esquecer…

Calendário de feriados do Reino Unido em 2019

  • New Year’s Day  – Terça-feira, 1 de Janeiro de 2019
  • Good Friday, Bank Holiday  – Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
  • Easter Monday, Bank Holiday   – Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
  • May Bank Holiday   – Segunda-feira, 6 de Maio de 2019
  • Spring Bank Holiday   – Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
  • Summer Bank Holiday  – Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019
  • Christmas Day – Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2019
  • Boxing Day  – Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2019

Curiosidade – Outras datas comemorativas do Reino Unido

No catálogo de datas comemorativas do Reino Unido, essas datas podem ser um pouco diferentes, dependendo do país que o compõe ( Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte). Elas podem ser feriados locais ou podem ser uma espécie de ponto facultativo. Veja a seguir:

  • 14 de fevereiro (quinta-feira): Valentine’s Day
  • 1º de março (sexta-feira): Dia de St. David (País de Gales)
  • 17 de março (domingo): Dia de St. Patrick’s (Irlanda do Norte)
  • 10 de março (domingo): Dia das Mães
  • 23 de abril (segunda-feira): Dia de São Jorge (Inglaterra)
  • 16 de junho (domingo): Dia dos Pais
  • 12 de julho (sexta-feira): Batalha de Boyne (Irlanda do Norte)
  • 31 de outubro (quinta-feira): Halloween
  • 5 de novembro (terça-feira): Dia de Guy Fawkes (Inglaterra)
  • 10 de novembro (domingo): Remembrance Sunday (“Domingo da Recordação”)
  • 30 de novembro (sábado): Dia de St. Andrews (Escócia)

*Na Escócia também é feriado o dia 2 de janeiro, mas não a segunda-feira de Páscoa.

Outras datas em 2019

  • 06 de maio – nascimento da primeira filha dos Duques de Sussex, Príncipe Harry e Meghan Markle;
  • 12 de maio – final da Premier League (principal liga de futebol inglês).

Conclusão

E aí, gostou de aprender sobre os principais feriados do Reino Unido? Como você pode observar, há muitas datas legais para serem comemoradas. Se você resolver fazer uma viagem por lá, será que vai pegar um dia de feriado? Se sim, aproveite esses dias de folga e divirta-se com algo diferente. Depois conta pra gente!

banner-site_blog_-_2_artess

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias