Não é novidade nenhuma que os negócios on-line têm ganhado um grande espaço no mercado brasileiro. E, com isso, cada vez mais as pessoas têm sido atraídas para o empreendedorismo digital. Empreender no mundo on-line pode ser uma saída para quem quer driblar a crise e criar um negócio de baixo investimento inicial. Sendo assim, muitos modelos de negócios podem ser criados, desde pequenos e-commerces até startups bilionárias. E se já existem muitas vantagens de você ser um empreendedor, imagine os benefícios, então, de ser um empreendedor digital! No post de hoje, vamos falar sobre esse tipo de negócio, seus principais benefícios e porque ele pode ser perfeito para você. Confira!

Empreendedorismo digital: ótima oportunidade para ter o próprio negócio

Com o avanço tecnológico, não se pode falar em negócios hoje sem lembrar de internet… O digital é considerado um caminho sem volta, e pode servir como suporte para você tirar suas ideias da cabeça e criar o seu negócio on-line. O empreendedorismo digital é uma oportunidade incrível que tem sido aproveitada por gente de todo o mundo. Nesse cenário, ele vem se tornando um caminho mais assertivo e barato, que tende a aumentar bastante a renda de quem resolve entrar nesse mundo. 

Com cada vez mais pessoas conectadas ao universo virtual, não apostar em uma fórmula de negócio pode fazer com que você perca a onda.

Você sabe o que é empreendedorismo digital?

Ouve-se falar tanto sobre empreendedorismo digital na internet que pode ser que algumas pessoas estejam confusas sobre o assunto. Para que você entenda melhor, antes, é preciso entender o que significa empreender. Contrariando o que muitos pensam, não é apenas abrir um novo negócio. É ser criativo e inovar para aprimorar ou vender produtos ou serviços. Além de você poder ter uma ideia que revolucione o mercado ou um produto super original como centro do seu empreendimento, você também pode trabalhar com alguma coisa já existente de maneira que atraia o público.

Exemplo

Várias pessoas podem vender bolsas, mas sua loja pode ter um diferencial. Você pode focar em um nicho de mercado específico, usar estratégias criativas para alcançar o  público-alvo, oferecer um atendimento personalizado que outros não dão; quem sabe até mesmo usar materiais pouco tradicionais no mercado? É isso que é empreender!

Entendendo o empreendedorismo digital

Agora que você já tem uma noção do que é empreender, é só unir o conceito ao digital. Então, empreendedorismo digital significa empreender na internet. Em outras palavras, é a criação de negócios através de canais digitais, usando a internet como principal meio de oferta de um produto/serviço com o objetivo de lucrar. É levar uma ideia diferente e criativa ao público, que ele tenha a necessidade e não encontre igual em outro lugar. 

Ainda não entendeu?

Nada mais é do que utilizar a internet e desenvolver um modelo de negócio, para oferecer um produto/serviço diferenciado e obter lucro. É um tipo de empreendedorismo que dá prioridade à tecnologia e a inovação, de maneira a oferecer soluções para o público de forma criativa e fazendo uso dos meios digitais como ponte até o consumidor.

Para você entrar no mercado, não precisa ser pós-graduado ou algo do tipo. Só precisa saber o que irá oferecer no ambiente virtual, dominar as ferramentas, traçar uma estratégia e, principalmente, ter muito foco e força de vontade. Quando você inicia no empreendedorismo digital, você precisa unir sua criatividade e inovação à tecnologia e ao digital.

Hoje temos diversos modelos de negócios que se encaixam nessa área, pode ser um e-commerce, um portal de cursos, um serviço oferecido on-line, um infoproduto, um blog com conteúdos e muitos outros.

Os leads – contatos qualificados para a compra – se nutrem de informações, assim como você, e necessitam saber de algo que você pode oferecer neste exato momento. É exatamente aí que tudo começa. Se você entrega a informação certa, para o público certo, no momento e canal certo, poderá vender o que quiser.

Vantagens de se aventurar no empreendedorismo digital

Ser um empreendedor digital não é fácil, mas também está longe de ser um bicho de sete cabeças. O conceito tem se popularizado cada vez mais e há fortes motivos que podem levar alguém a se aventurar por esse tipo de negócio. Além do vasto público que é possível encontrar na internet, existem muitas outras vantagens de investir nessa área. Confira as principais: 

Não existem barreiras geográficas  

Você tem noção até onde um computador conectado à internet pode te levar? No empreendedorismo digital as barreiras geográficas não existem. Enquanto em um negócio tradicional você teria uma limitação, com esse modelo aliado a boas práticas de marketing e publicidade, você consegue fazer com que pessoas de diferentes partes do mundo conheçam seu negócio e comprem dele.

Baixo custo de investimento

O baixo custo é um dos benefícios mais atrativos do empreendedorismo digital. De maneira geral, o investimento inicial e os custos de operação de uma empresa digital são reduzidos. Você cria um site em vez de uma loja física. Os gastos incluem internet e computador, mas não há a obrigatoriedade de um espaço físico e de uma equipe grande. Você não tem a preocupação com gastos com a infraestrutura de um estabelecimento. 

É claro que para manter o seu negócio alguns investimentos são necessários, como publicidade on-line, domínio de um site ou uma plataforma de e-commerce. Mas elas são mínimas em comparação à locação e manutenção de instalações físicas. 

Flexibilidade de horários e do local de trabalho

Outros dois grandes benefícios do empreendedorismo digital é a flexibilidade de horários e local de trabalho. É fato que as pessoas não funcionam da mesma forma, cada um prefere trabalhar de um jeito. O home office não é mais um sonho distante para quem não aguenta mais a rotina estressante e agitada de um dia de trabalho convencional e quer mais  independência. O empreendedor escolhe o período de trabalho, sem a obrigação de cumprir horários predefinidos, além de poder trabalhar de onde ele desejar, seja no sofá da sua casa ou em um lindo resort em Cancun.

Mas atenção!

É preciso que você exercite suas capacidades de gerenciamento de tempo, mesmo já atuando na sua empresa digital. O home office, ao mesmo tempo que traz muitas vantagens, pode se tornar um vilão para quem não consegue ser focado e organizado.

O consumidor vem até você

Seja procurando por um produto ou serviço em sites de busca, seja se conectando com as marcas em redes sociais, com a internet, é o público que chega até você. Aqui você tem a vantagem de poder tornar os usuários em leads de venda qualificados para ampliar o número de clientes.

Negociações dinâmicas

Hoje, tanto o empreendedor quanto os clientes prezam por simplicidade e rapidez nas negociações. E no ambiente virtual é muito mais simples realizar negociações e manter um negócio dinâmico, já que não há a necessidade de encontros presenciais. todas as transações são realizadas instantaneamente, as reuniões com parceiros de negócios podem ser feitas virtualmente. Os vendedores não vão a encontros presenciais para apresentarem seus produtos, uma vez que a vitrine é uma página da internet. É tudo mais rápido e simples, beneficiando tanto o empreendedor quanto o cliente.

Alta lucratividade

Com as vantagens de fazer um investimento reduzido e ter a facilidade de se conectar com seu público, certamente te levarão a lucros mais altos do que se você investisse em uma empresa física. Mas vale ressaltar que é primordial oferecer produtos e serviços de qualidade e inovadores para, assim, seu negócio ter destaque no mercado digital e maximizar os lucros.

Rápido crescimento

Se for um nicho competitivo, seu negócio muito provavelmente crescerá rápido. Embora seja raro que uma empresa on-line se torne um sucesso instantâneo, é igualmente raro levar mais de dois anos.

Fique atento

Como já foi mencionado, o empreendedorismo digital permite que você possa começar um negócio investindo muito pouco financeiramente e que tenha um rápido retorno a partir de esforços corretos. Por isso tudo deve ser iniciado com um bom planejamento para que não haja mais frustrações do que lucros.

Sustento independente

É fundamental que um negócio possa se sustentar sozinho e não seja dependente de constantes investimentos ou ajudas financeiras. Portanto, pense como o dinheiro vai chegar até a sua empresa. Frases do tipo: As pessoas vão pagar por um produto ou serviço? Vão adquirir algum conteúdo? Isso vai ser feito de uma só vez ou por uma assinatura mensal? Qual será o preço cobrado? Ele é suficiente para compensar os gastos da empresa e manter o negócio de forma sustentável? Em quanto tempo eu pretendo ter retorno sobre meu investimento inicial? E qual o retorno esperado?.

Tendo esses pontos bem definidos antes de abrir um negócio on-line, você corre menos riscos de fracassar ainda nos primeiros momentos de vida. Pense bem e responda cada pergunta com atenção. Assim, você estará confiante de que o caminho que você escolheu pode realmente levar ao sucesso.

Não cometa esse erro!

Na ânsia de começar logo a trabalhar, muitos empreendedores digitais não valorizam o tempo de aprendizagem. Esse é um de seus principais erros: falta de estudo e pesquisa. 

Você deve fazer pesquisas de mercado, conhecer a fundo seu produto e seu público-alvo; além de estudar sobre empreendedorismo digital, sobre vendas e as ferramentas de utilização. Você deve ter em mente que, para ser um empreendedor de sucesso, deve se preparar antes!

Não perca o foco!

Muitas pessoas possuíam uma grande ideia e ficavam extremamente empolgadas, mas, algum tempo depois, já tinham deixado de lado e partido para outra coisa. Isso é porque lhes falta foco, o que faz com que excelentes chances sejam jogadas no lixo. 

Mesmo com as dificuldades que eventualmente surgirão pelo caminho, é essencial que você confie na sua ideia e em você mesmo para manter o foco e continuar o percurso.

Conclusão

Viu como são muitas as possibilidades em torno do empreendedorismo digital? Pessoas do mundo inteiro têm investido nessa área. Espero que ao final da leitura deste post você já esteja pronto para dar os primeiros passos nesse universo on-line.

Lembre-se de que, por mais simples que possa parecer, começar a empreender na internet requer muita cautela, planejamento e esforço. O investimento financeiro inicial pode até ser menor, mas é importante que se esteja atento ao mercado que você pretende atuar, que se trace estratégias comerciais, de marketing, e que cada passo seja dado de forma inteligente e voltada para gerar lucros para a sua empresa. 

Se você decidiu ser um empreendedor no meio digital, comece a se planejar hoje mesmo, colocando suas ideias, dúvidas e metas no papel. Você verá resultados positivos e dignos de comemoração no futuro. Afinal, esse é o caminho certeiro para se tornar um empreendedor digital de sucesso!

E aí, pronto para empreender no mercado digital?

https://topenglish.com.br/franquias/?utm_source=blog

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias