A entrevista é parte fundamental para conseguir um emprego e, quase sempre, é um verdadeiro desafio para alguns candidatos. E quando ela é feita em inglês pode ser ainda mais complicado. Para muitas vagas, a fluência no idioma é um requisito crucial, por isso não é incomum que algumas entrevistas sejam feitas nessa língua. O objetivo é avaliar o nível de inglês do entrevistado. Porém, devido ao nervosismo, muitas pessoas travam na hora de conversar com o entrevistador e não conseguem lembrar nem das palavras mais básicas. Para te ajudar, no post de hoje, vamos dar algumas dicas básicas para você não travar na hora de ser entrevistado em inglês, além de mostrar algumas frases que podem ser usadas na hora da entrevista. Confira!

Por que a gente trava na entrevista em inglês?

Uma das maiores dificuldades de quem ainda não tem a fluência ou até mesmo de quem já tem na hora da entrevista em inglês, é justamente esse medo de travar, de dar um branco, de sumir tudo, de não saber formular uma frase. Um dos motivos para isso acontecer é a timidez. Se você for uma pessoa muito fechada para falar português, imagina para falar inglês? Certamente você terá muito mais dificuldade.  

Outra causa é a insegurança. Essa mania de perfeição, de querer falar tudo bonitinho, o que vão pensar do seu inglês, da sua pronúncia… Esses pensamentos de “será que”, “e se”, devem ser abolidos. 

Falta de conhecimento

Há ainda um outro motivo para as pessoas travarem na hora da entrevista em inglês, que é a falta de conhecimento. Muita gente trava porque não tem vocabulário, estrutura verbal; portanto, não consegue falar bem nem se comunicar.

Muitos se consideram fluentes por dominarem leitura e escrita, mas falham na comunicação verbal. Segundo especialistas, a preparação é essencial para garantir um bom desempenho. Você vai ter que estudar, se preparar, se dedicar para, então, conseguir fazer uma boa entrevista em inglês. Com paciência, foco e dedicação você conseguirá.

Entrevista em inglês? Veja essas dicas para não travar! 

O momento da entrevista pode deixar nervoso até mesmo quem já tem proficiência na língua inglesa. E muitos candidatos acabam perdendo a vaga por não se prepararem adequadamente. A seguir, listamos algumas dicas importantes para não travar na hora da entrevista em inglês. Elas podem ajudar quem vai passar por essa experiência: 

Nada mais do que a verdade

Seja transparente com o seu nível de inglês no seu currículo e durante a entrevista. Mentiras como essa podem colocar tudo a perder. Quando você diz que tem inglês avançado ou é fluente, o entrevistador espera que a entrevista seja bem conduzida, bem direcionada. Se você mentir, imagine a frustração do avaliador quando fizer uma pergunta mais elaborada e você travar, não conseguir responder? Além do fato de que as informações fornecidas por você serão checadas pelo departamento de Recursos Humanos (RH). Caso haja alguma incoerência, você perderá credibilidade na determinada empresa e, talvez, até mesmo no mercado de trabalho. 

Portanto, seja verdadeiro sobre o seu nível de inglês desde o currículo. Assim, você evitará constrangimentos futuros com o entrevistador e perda de tempo no processo seletivo. 

Treine o listening

O principal problema que atormenta os candidatos em uma entrevista em inglês é não entender a pergunta feita pelo entrevistador e pedir para ele repeti-la várias vezes. Por isso uma das melhores maneiras de preparação é ouvir músicas e assistir a filmes e noticiários internacionais. Isso vai te ajudar a memorizar e verificar a pronúncia correta das palavras. Para quem tem o nível intermediário, as legendas em inglês podem ajudar na ampliação do vocabulário. 

Identifique quais são as suas principais dificuldades e treine-as especificamente. Isso poderá te ajudar a evitar mal-entendidos durante a entrevista. 

Tente ser o mais objetivo possível

Procure se apresentar de forma clara e objetiva, com as informações mais importantes ao seu respeito, como formação, experiências profissionais relevantes, interesse pela vaga, etc.. Isso te ajudará a lidar melhor com o nervosismo e evitará que você erre ao falar além do necessário. Bem melhor acertar sendo objetivo do que enrolar sem dizer nada importante e correr o risco de falar bobagem, não é mesmo?

Pesquise o vocabulário da área em que irá atuar

É muito importante que você conheça os termos técnicos e jargões utilizados pelos profissionais da área de atuação para não travar na hora da entrevista. Procure o site da empresa na versão em inglês para você poder entender os possíveis termos que poderão ser usados durante a entrevista. Ouça podcasts de negócios, business English, que utilizam a linguagem do ambiente profissional. Eles podem servir de referência para as suas respostas na entrevista. E atenção: caso você não saiba usar uma palavra ou expressão, não use! 

Treine antes da entrevista em inglês

Para que você tenha um pouco mais de segurança, treine antes de ser entrevistado. Você pode treinar com alguém e simular a entrevista, principalmente se possuir alguma limitação. Fale em voz alta em casa e ouça depois. Assistir a filmes sem legenda não é o suficiente, você precisa saber estruturar respostas em inglês, pois perguntas inevitáveis podem surgir e você deve estar preparado para respondê-las. É claro que é possível prever as mais comuns como o que você sabe sobre a empresa, o motivo do interesse pela vaga, entre outros. Mas surpresas podem surgir, e você precisa tirar de letra. O vocabulário adquirido no treino poderá salvar o candidato, no caso, você.

Frases que podem ser usadas na hora da entrevista 

Confira alguns exemplos de perguntas que podem ser usadas na sua entrevista em inglês:

 

Why do you want to work for us?

(Por que você quer trabalhar para nós?)

 

What do you know about our company?

(O que você sabe sobre a nossa companhia?)

 

Why are you interested in this job?

(Por que você está interessado nesta vaga?)

 

Why are you leaving your present job?

(Por que você está deixando seu emprego atual?)

 

How much do you expect, if we offer this position to you?

(Quanto você espera, se lhe oferecermos esta posição?)

 

Could you tell me more about your experience and accomplishments?

(Você poderia me contar mais sobre sua experiência e realizações?)

 

How would you describe yourself?

(Como você se descreveria?)

 

What are your strengths/weaknesses?

(Quais são seus pontos fortes e fraquezas?)

 

Why should we hire you?

(Por que devemos contratar você?)

 

Where do you see yourself in 5-10 years?

(Onde você se vê em 5-10 anos?)

 

Conclusão

Essas foram algumas dicas para te ajudar a se preparar e não travar na hora da entrevista em inglês. Sabemos que não é tarefa fácil controlar o nervosismo, mas você tem que tentar superá-lo, afinal, você não pode perder a chance de conquistar a tão esperada vaga. Lembre-se de que você foi selecionado para ser entrevistado, isso é sinal de que você tem o perfil desejado pela empresa. Agora é só mostrá-lo. 

Se você errar alguma palavra, não entre em desespero. Até os nativos erram! O problema não é errar, é travar e não conseguir responder as perguntas. Peça desculpas e reformule a frase. Não esqueça de dizer sempre a verdade, as informações no seu currículo devem corresponder com a realidade.

Seguindo essas dicas, tenho certeza de que você estará mais seguro e confiante para encarar qualquer desafio! See you!

banner-site_blog_-_2_artess