Você quer aperfeiçoar os seus conhecimentos na língua da rainha, mas não encontra tempo para isso por causa das suas obrigações do dia a dia? Não fique desanimado, já que atualmente é possível aprender inglês brincando. Neste post, você vai conhecer a gamification, uma novidade que torna o contato com outros idiomas muito mais divertido. Acompanhe:

O que é, afinal, a gamification?

Também conhecida como “gamificação”, a gamification aplica os elementos dos jogos em atividades que, a princípio, não têm relação com videogames, por exemplo. No caso do aprendizado do inglês, há várias tecnologias com essa função. Um exemplo é o LyricsTraining, um site que ensina a língua por meio de letras de músicas.

Quais são as vantagens da gamification?

É uma técnica que desperta a motivação

Imagine aprender inglês por meio de um jogo em que cada nova etapa respondida corretamente equivale a uma medalha ou a pontos que podem ser comparados com o placar dos colegas de curso?

Para ser motivador, o aprendizado precisa, principalmente, de 2 coisas:

  • ser descontraído;

  • e medir bem cada etapa.

Se você está jogando um jogo dividido em fases, e cada fase é relativa a uma área de aprendizado da língua inglesa, você pode verificar o seu progresso à medida que avança no jogo. Isso ajuda a definir objetivos e saber a que distância você está de realizá-los.

É uma técnica com a qual você pode aprender com pouco tempo livre

Já parou para pensar quanto tempo perdemos em filas de espera e no trânsito, seja dentro do carro ou no transporte público? Se você fizer as contas, vai ver que o relógio não para e essa conta só tende a aumentar.

A gamification é uma ótima opção para preencher esse tempo com algo útil e divertido. Além de tudo isso, no final do dia, você tem a certeza de que cumpriu uma parte (senão toda!) a sua meta de estudos diária.

E como você vai estar envolvido com um jogo eletrônico, são grandes as chances de você chegar em casa ansioso para terminar aquela fase em que parou. Acredite, essas coisas são viciantes!

É uma técnica que estimula a repetição e facilita a superação de dificuldades

Você provavelmente já sabe que uma das melhores formas de aprender é repetir os exercícios que você tem mais dificuldade. Fazer a mesma atividade em uma apostila repetidas vezes pode ser meio chato, mas combina direitinho com os jogos eletrônicos que você conhece, não é mesmo?

Há casos em que, ao perder em uma fase, você volta ao início e repete todo o processo. Um incentivo a mais para fazer e refazer aquelas questões que te causam problemas. No final desse processo, você vai ver como o seu aprendizado fica mais equilibrado, sem aquela sensação de saber bem um conteúdo e não ter a menor ideia do que seja o outro.

Viu só como é possível aprender inglês brincando? O que você achou dessa ideia? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias