Com tantos dias de quarentena, vai ficando cada vez mais difícil se comprometer com determinadas ações. Por isso é preciso tomar atitudes que facilitem esse período que não sabemos quanto tempo vai durar. Comprometimento consigo mesmo, considerando o que está acontecendo ao seu redor. Buscar formas de aprender a língua inglesa para que os estudantes possam ‘mergulhar” no idioma durante o isolamento. Se divertir e tornar o ambiente propício para a aprendizagem são algumas das maneiras de imersão no inglês. Imergir no inglês da vida real e desbloquear todas as suas travas para finalmente alcançar a fluência e dar um salto na sua vida pessoal e profissional. No post de hoje você vai aprender dicas de como criar um ambiente de imersão em casa para dar um up no seu aprendizado de inglês e conseguir aprender de forma mais rápida e natural. Quer saber como? Então continue a leitura e descubra!

 

O que é imersão no inglês? 

Imersão no inglês é quando você mergulha no idioma e passa uma boa parte do tempo em contato com a língua. Mais do que estudar o idioma, você vive o inglês. Imersão nada mais é do que centralizar o seu foco, mergulhar de cabeça. Porque quanto mais focado você estiver, mais fácil vai ser a absorção do aprendizado. E isso pode ser feito aí da sua casa. Atividades para você colocar em prática o inglês durante a semana e melhorar a sua fluência e a sua compreensão.

 

Transição 

É preciso ter em mente que, quando se está no começo, colocar tudo em inglês não vai funcionar, já que o seu conhecimento é zero ou mínimo. Essa transição vai ocorrer ao longo dos seus estudos. Quanto mais você tiver disciplina para estudar todos os dias, mais fácil será a imersão no inglês. E não existe mistério na criação deste ambiente. Para simular um ambiente de imersão no inglês, você deve começar a usar em inglês tudo o que costumava usar em português. 

E para você que já tem conhecimento da língua, aproveite esse período de quarentena e faça seu ambiente de imersão no inglês em casa.

 

Comprometimento

Há diferentes maneiras de se envolver com o idioma inglês. Mas é necessário ter comprometimento para que a aprendizagem da língua seja crescente. 

Para fazer uma imersão no inglês, é importante tornar o ambiente propício para o aprendizado. Interagir com outras pessoas, presencial ou virtualmente, também pode contribuir. Quer um exemplo? Aí mesmo, no seu isolamento, você pode passar um sábado à noite aprendendo inglês se divertindo com um karaokê. Associar a aprendizagem com a convivência com a família também é uma forma de tornar o aprendizado eficiente.

 

Como fazer um ambiente de imersão no inglês em casa?

Existem algumas técnicas que para o aprendizado de idiomas são muito eficientes. Quando você era criança, você não sabia ler, escrever, não sabia idioma nenhum. Pelo fato de estar imerso, curioso e observando, você aprendeu o português. Então, criar esse ambiente em casa também vai te ajudar. Quer saber como? Acompanhe as nossas dicas:

 

Faça um plano de estudos

O que é que você vai fazer durante esses dias que você estará em imersão no inglês? Por exemplo, vou melhorar o meu listening na segunda, na terça o meu writing, na quarta a minha compreensão de leitura, na quinta vou trabalhar com a minha pronúncia… Enfim, faça um programa do que é que você vai fazer. 

 

Coisas que gosta de fazer

Busque aprender novos vocabulários com o que mais gosta de fazer. Se gosta de jogos, aprenda com eles, se gosta de dança, de filme, de plantas, busque as palavras e linguagens associadas a estas coisas

 

Determine quantas horas

Determine o número de horas que você fará de imersão no inglês e por quanto tempo. Seu cérebro precisa entender exatamente quando você começa e quando você acaba. Até para você ter a noção do que foi que melhorou durante o período de imersão.

 

Mude as configurações dos aparelhos

Mude o idioma de todos os seus aparelhos eletrônicos para o inglês. De uma certa maneira você já vai estar mergulhando, até de maneira subconsciente, no idioma. Configure seu computador, celular e aplicativos para o inglês. Mesmo que no início se sinta um pouco perdido, com o tempo, você se acostuma e torna fácil o manuseio. Querendo ou não, toda hora que você for mexer, você vai acabar vendo ou aprendendo uma palavra até inconscientemente. Isso já faz com que já fique ligado no inglês, se esse é seu foco de aprendizado. 

 

Com os dispositivos em inglês, tente mudar alguma funcionalidade no aparelho

Se você quiser tornar o desafio mais difícil, se proponha a mudar alguma senha, seja da sua conta do Google, do Facebook, enfim, entrar nas configurações e ir mexendo, caçando informações para já ir colocando a sua mente para pensar em inglês.

 

30 minutos sem contato com o português, só falar e/ou ouvir em inglês

Você deve ficar sem contato absoluto com o português, só deve falar ou só pode ouvir em inglês durante esses 30 minutos. Isso vai te ajudar a acostumar a sua mente a pensar em inglês. Durante esse período, não é só ouvir, é  também falar. Para isso você pode conversar, ler…

 

Assista a uma série (entre 20-30 minutos) em inglês, sem legenda!

Assista a uma série de, no mínimo, 20 ou 30 minutos, um episódio inteiro, sem legenda. Você vai apenas ouvir e ver. Você deve prestar atenção no áudio. Mesmo que seja um pouco difícil e até mesmo desconfortável, tente manter o foco durante esse período. O maior desafio que você tem é se manter focado.

 

Ouça e tente transcrever uma música 

Para realizar essa atividade, é bom que você tenha cerca de 40 min a uma hora livres ( acho que nessa quarentena dá não é mesmo?). Pegue uma música de que você goste muito, já tenha uma familiaridade e não se importe de repeti-la várias vezes. Transcreva-a inteirinha. Depois você confere com a tradução. Com isso você aprende novos vocabulários e estruturas gramaticais. Além do fato de que, com a música, é possível praticar o ouvido. Pegue-a e comece a cantar pela casa. 

 

Grave-se falando inglês durante 5 minutos 

Planeje primeiro sobre o que você vai falar. Não é tão fácil quanto parece. Você terá que se preparar. Só essa preparação vai fazer sua mente focar e pensar em inglês. Isso já vai te ajudar bastante. Quando sentir que você está realmente preparado, comece a gravação e vá controlando o tempo, para você ter uma noção de como você está fluindo.

 

Assista ao episódio escolhido anteriormente, agora com legenda e escolha 3 expressões relevantes 

Voltar lá naquele episódio que você assistiu sem a legenda, mas agora com a legenda em inglês. Desse episódio você vai tirar 3 frases que você achou novas, e vai começar a usá-las, colocá-las no seu vocabulário. Podem ser expressões, mas lembre-se de retirar as 3 frases do período de 20 a 30 minutos. Não adianta fazer uma coleção de 50 frases novas. Você vai estar com a legenda, então vai ficar um pouquinho mais fácil.

 

Grave-se contando o episódio assistido 

Conte o episódio que você assistiu. Você já vai conhecer a estória, já estará mais familiarizado. Você deve contar em inglês e o vídeo deve durar aproximadamente 5 minutos.

 

Assista a filmes e séries

Se você acha que não vai dar conta, essa também é uma ótima forma de aprender. Para quem gosta de maratonar, assista a cada episódio de uma série ou um filme 3 vezes: a primeira com legenda em português; a segunda com legenda em inglês; a terceira, sem legenda. 

 

Faça marcações 

Cole etiquetas nos objetos e nos móveis da sua casa e escreva seus respectivos nomes em inglês. Essa dinâmica ajuda a ganhar novos vocabulários e a lembrar do inglês no seu cotidiano.

Outra dica legal é você fazer uma lista de afazeres do dia a dia com palavras em inglês.

 

Baixe apps, sites para aprender 

Se encha de apps e sites úteis para o aprendizado do inglês. Vá se munindo que isso te ajudará muito. Várias plataformas digitais estão disponíveis gratuitamente para ensinar novos idiomas. 

 

Bate-papo on-line

Que tal chamar um ou vários amigos para uma conversa em inglês on-line? Certamente será de grande valia para o desenvolvimento da conversação.

 

Aprenda se divertindo

Você pode interagir com a sua família brincando com alguns jogos como forca e mímica, que podem ser realizados por níveis básicos e intermediários.

 

Karaokê

Já citado como exemplo anteriormente, você pode juntar todos que estão na quarentena com você e brincar no karaokê. Aprender com música é muito interessante para desenvolver a pronúncia, a entonação e o vocabulário. Esse é um desafio de oralidade. O importante não é só receber, mas também colocar para fora e em voz alta para você trabalhar musculatura, respiração, ritmo, entonação. Você só vai ganhar confiança praticando.

 

Conclusão

Viu como a quarentena pelo coronavírus pode servir para ampliar o estudo do idioma e propiciar um ambiente de imersão no inglês na sua casa? Aplique essas dicas e atividades simples no seu dia a dia para melhorar seu inglês e colocar o idioma na sua rotina. Incorpore a aprendizagem no seu cotidiano e mantenha-se, pelo menos, 30 minutos estudando a língua. O comprometimento diário contribui bastante com a evolução da capacidade de leitura, fala e compreensão. É fundamental ter disciplina e não esquecer que, no momento do aprendizado, além da diversão, você também estará estudando. 

Mais do que nunca, nesse momento de crise, as pessoas desejam aprender on-line. E é muito importante manter a motivação. Siga estas dicas para continuar a todo vapor e ter ainda mais pique durante o seu dia. 

Portanto, não perca o foco. Concentre -se e bons estudos na quarentena!

banner-site_blog_-_2_artess