Apesar de ser um momento de descanso, quando o assunto é a língua inglesa, os alunos devem tomar cuidado para não enferrujar. Deixar a língua totalmente de lado pode prejudicar o aprendizado adquirido ao longo do ano e dificultar novos avanços. Pensando nisso, algumas pessoas buscam programas de intercâmbio, onde além de viajar, podem desenvolver o inglês nas férias.

Mas, e para quem fica no Brasil, será que não há como avançar na língua inglesa? Saiba que viajar para o exterior não é a única forma de manter seu inglês excelente. Confira agora como praticar a língua inglesa ao máximo e ainda se divertir durante as férias.

Veja filmes em inglês nas férias

Ver filmes é um hobby gostoso que costumamos praticar com mais frequência nesse período. Antes de dormir ou logo após acordar, por que não assistir uma comédia? Será ainda melhor se você fizer essas sessões de cinema em casa, seja sozinho ou com amigos, pensando em praticar o inglês. 

Para quem está em um estágio mais avançado, procure ver filmes em inglês sem legenda. Focar em compreender as palavras e dar significado às frases é um ótimo exercício para quem pretende progredir no idioma. Os filmes clássicos, com inglês mais formal, podem ser ótimos apoios. Filmes mais atuais são opções para aprender gírias e expressões locais.

Para quem tem mais dificuldade, a dica é trocar a legenda de português para inglês. De forma inconsciente, seu cérebro assimila os sons e as entonações às palavras que você está lendo. Isso faz você aprimorar sua capacidade de conversação e listening

Procure livros em inglês

Na correria do dia a dia também acabamos postergando aquele livro que desejamos tanto ler. Por isso, um dos hábitos que as pessoas procuram retomar durante as férias é a leitura. Aproveite e faça desse momento uma forma de praticar o idioma. 

Pessoas que têm dificuldade se comunicar corretamente, podem achar na leitura de romances uma ótima solução. Os livros proporcionam a fixação da forma como se constroem as palavras e as frases e ainda ampliam o vocabulário.

Além disso, se existe a dificuldade em compreender o inglês falado nos filmes, a leitura se torna uma ótima saída. Afinal, basta manter um dicionário ao lado para acompanhar com calma e traduzir as expressões desconhecidas.

Ouça Podcasts

Às vezes as férias podem se tornar um tanto tediosas. Nesses momentos em que não há muito o que fazer, aproveite para ouvir alguns podcasts em seu celular ou player. Entre as vantagens dos podcasts está a de que eles podem trazer assuntos dos mais variados, enriquecendo seus conhecimentos e sendo uma alternativa para todos os gostos.

Na internet estão disponibilizados programas educativos, notícias, conversas em inglês, entre outros, de países de língua inglesa de todo o mundo. Outro benefício é a possibilidade levar estes arquivos para onde for passar as férias, seja na praia ou em um sítio, sem ser prejudicado pela falta de internet. Assim, você acaba treinando seu listening com áudios em inglês nativo e não deixa de curtir as férias.

Hospede um estrangeiro

E se você não for viajar, existem ainda outras opções criativas. Ficar em casa não impede que você entre em contato com nativos da língua inglesa. Existem diversos programas de intercâmbio em que você disponibiliza seu tempo e, às vezes, seu lar, para auxiliar estrangeiros no período em que eles ficam no Brasil.

Procurar entrar em contato com intercambistas contribui com sua fluência na língua, por ser uma oportunidade de usar o inglês aprendido ao longo do ano. Melhor ainda se você puder hospedá-lo, para praticar o inglês em situações cotidianas. 

Assim, você destrava a comunicação oral e ainda aprende a forma correta de pronunciar as palavras. Como bônus, você conquista uma amizade que pode ser mantida com uma futura viagem, nas próximas férias, para o país natal deste estrangeiro. E com o inglês muito mais avançado.

Agora você já sabe como preencher seus momentos de descanso, sem deixar de praticar o inglês nas férias. Compartilhe essas dicas com seus amigos em suas redes sociais para vocês programarem algumas atividades criativas, sem deixar o inglês de lado nessas férias!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias