Todos nós sabemos da importância de se aprender inglês, e começar na infância é melhor ainda, porque as crianças têm mais facilidade de absorver a aprendizagem. Entretanto os benefícios do aprendizado de um idioma na infância vão muito além da facilidade na aprendizagem, é uma experiência bastante significativa que pode influenciar a eficiência do desenvolvimento infantil. Porque, além de dar a oportunidade da criança começar a aprender e ir se familiarizando com a nova língua, pode trazer outros benefícios para a vida social e cognitiva dos pequenos,que irão impactar seus futuros de forma muito positiva. Neste artigo, vamos mostrar as principais vantagens do inglês para crianças. Confira!

Mas afinal, por que é tão importante aprender inglês ainda na infância?

Em um mundo cada vez mais conectado, o inglês se tornou uma das mais importantes ferramentas para a comunicação em praticamente todos os tipos de atividades. E já que sabemos dessa exigência do mundo moderno, quanto mais cedo o idioma fizer parte da vida das pessoas, o aproveitamento será muito melhor. 

Desenvolvimento do cérebro

O fato é que muitos pais têm dúvidas, até mesmo medo, de que as aulas de inglês atrapalhem as crianças na alfabetização do próprio português. Mas isso não acontece, ao contrário. 

Um estudo realizado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos mostra que o ideal é que as crianças aprendam outro idioma enquanto aprendem a língua nativa. De acordo com o estudo, na infância, o cérebro se desenvolve numa velocidade incrível. São milhões de novas conexões, e em nenhuma outra etapa da vida ele trabalha com tanta intensidade. É como se nesse momento o cérebro abrisse janelas que facilitam a aprendizagem. Aos dois anos de idade, ele alcança o pico máximo de sua atividade, podendo estabelecer até 700 novas conexões neuronais por segundo. 

Não há confusão

Os especialistas garantem que as crianças estão aptas a aprender mais de duas línguas ao mesmo tempo, não representando qualquer tipo de poluição linguística, atraso no aprendizado ou prejuízo à sua capacidade de comunicação. Pode até acontecer alguma confusão no começo, o pequeno pode utilizar estruturas das duas línguas em uma frase só.Porém,  isso logo desaparece. Ela entende qual o idioma que ela está falando, não havendo possibilidade de confusão no futuro. 

Desenvolvimento cognitivo

Além disso, a criança ouve, percebe os sons com mais clareza que um adulto e tem mais flexibilidade para articular as palavras. Tudo isso também facilita o aprendizado neste período da vida.

Portanto, começar a estudar inglês na infância é importante tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto para a fluência da criança. 

Ensino de forma adequada e natural

Aprender inglês na infância pode melhorar a autoestima, a socialização e as habilidades em outras disciplinas. Porém é importante ressaltar que esses benefícios são atingidos quando o idioma é ensinado da forma adequada, por profissionais, com metodologia compatível com a idade dos pequeninos e que tenham alguns cuidados. 

A criança aprende uma segunda língua da mesma forma que aprendeu a primeira, ou seja, de forma natural. Para isso, o inglês para crianças deve ser inserido em todo um contexto lúdico, em que elas aprendem se divertindo. O aprendizado tem que ser envolvente, fácil e divertido, sem nenhuma obrigatoriedade nem cobrança. Por isso é importante o uso de jogos, músicas, imagens, histórias e brincadeiras. Devem ser criadas situações reais e concretas dentro do universo infantil para que o aprendizado natural aconteça. Assim, elas desenvolvem também outras funções essenciais como motricidade, percepção sensorial, pensamento, linguagem, concentração, criatividade e interação social.

Não basta ser nativo ou ter proficiência no idioma para ensinar inglês para crianças. É importante envolvê-la e cativá-la de maneira que ela aprenda sem perceber. 

Inglês para crianças: quais as vantagens de aprender inglês ainda na infância

Dominar o inglês pode abrir diferentes portas ao longo da vida. Por isso a importância de investir no idioma quando criança fica cada vez mais visível, uma vez que o contato com a língua está chegando cada vez mais cedo aos jovens. Veja, a seguir, as principais vantagens de aprender inglês ainda na infância:

Pronúncia perfeita

As crianças que aprendem inglês mais cedo têm a chance de aprender a pronúncia perfeita, pois o aparelho fonético tem a capacidade de reproduzir os mais variados sons. Elas desenvolvem uma fala muito parecida com a de um nativo.

Estimula o cérebro, criatividade e concentração

O ponto é que aprender inglês ainda na infância estimula o cérebro, desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração.  Quanto mais o cérebro se exercita, recebe atividade, mais ele se desenvolve. 

As crianças bilíngues possuem a habilidade de absorver vários estímulos e conteúdos de uma só vez. Elas antecipam a consciência metalinguística, os pensamentos de lógica e cálculo, focam mais rápido e desempenham melhor as tarefas. Dá para perceber que os ganhos são bastante positivos.

Aprendem duas línguas simultaneamente

Quando a criança começa a aprender inglês ainda na infância faz com que ela aprenda a nova língua junto com o português, acostumando o seu cérebro a troca imediata de idiomas sempre que houver necessidade; e com muito mais facilidade do que quem começa a aprender depois de ter o idioma nativo já consolidado.

Aprendizado sem sotaques ou vícios

Ensinar inglês para crianças possibilita para elas um aprendizado sem vícios anteriores ou sotaques, fatores que podem dificultar o estudo de novas línguas em outras fases da vida. A criança aprende sem vícios, de maneira mais simples e prática. 

Relação positiva com o novo idioma

Aprender da forma adequada vai fazer com que a criança se relacione com o novo idioma de forma positiva, como sendo fácil e divertido. E dessa forma nunca mais vai parar de aprender. 

Melhora a autoestima e socialização

Aprender inglês na infância pode melhorar a autoestima e a socialização. Adultos sofrem mais com a desmotivação e ansiedade. As crianças no entanto são mais livres destes bloqueios e têm uma capacidade de assimilação superior. 

Mente mais flexível e criativa

A exposição ao inglês na infância ajuda a despertar a sociabilidade, a articulação de sons, a musicalidade, a eloquência. Ou seja, essa experiência oferece à criança mais abertura e disposição para o desenvolvimento de outras habilidades e talentos.

Afasta a timidez

Aprender inglês ainda na infância ajuda a afastar a timidez tão comum entre os jovens e adultos. A criança tem uma coisa que o adulto não tem, que é a naturalidade e a espontaneidade. Isso, nos primeiros anos de vida, é muito bom para pronúncia, porque ela vai absorver o idioma e não vai ter vergonha ao se expressar na frente dos familiares e colegas se ela cometer um erro. 

Então, quanto antes começar a aprender inglês, melhor. 

Melhora o rendimento escolar

Pelo fato do inglês para crianças estimular as suas funções cognitivas, o aproveitamento das outras disciplinas da escola é extremamente positivo. A capacidade de raciocínio é altamente beneficiada, potencializando o rendimento escolar. 

Adquire fluência mais cedo 

Com o inglês fazendo parte da vida dos pequeninos desde cedo, eles adquirem a habilidade para se comunicar em diferentes contextos; ou seja, conseguem ler, ouvir, falar e escrever na língua inglesa seja em situações profissionais, acadêmicas ou do dia a dia. Muito provavelmente chegarão fluentes à idade adulta, diferentemente de alguém que só começa a aprender o idioma por necessidades de trabalho.

Portanto, quanto mais longo e mais variado for o contato da criança com o inglês, mais cedo ela alcançará a tão almejada fluência.

Mais oportunidades de trabalho

Além de todos esses benefícios para o desenvolvimento, não podemos esquecer que a fluência do inglês adquirida desde pequeno vai trazer muitas vantagens para o futuro profissional e acadêmico dessa criança. É muito mais provável que quem estuda inglês desde a infância garante diversas oportunidades no mercado de trabalho, desde uma posição que envolva contatos internacionais até trabalhar e estudar no exterior; podendo interagir com diferentes culturas ao redor do mundo.

Conclusão

Essas são as principais vantagens de aprender inglês ainda na infância. Como você pode perceber, quanto mais cedo o estudo do idioma começar, maiores serão os benefícios e a capacidade de aprendizagem. Pessoas que tiveram na infância um segundo idioma aprendido em uma idade adequada e de forma correta, conseguem mudar rapidamente de foco, conseguem ter uma capacidade de atenção melhor e a fluência verbal mais desenvolvida, inclusive na língua materna. 

Mas é importante lembrar que o inglês para crianças deve ser ensinado livre de pressões e cobranças que o estudo exige em idades mais avançadas. O aprendizado deve ser interessante e divertido para chamar a atenção dos pequeninos e conquistar a dedicação de cada um deles. Afinal, o que as crianças aprendem, levam para a vida toda!

banner-site_blog_-_2_artess