No atual mundo globalizado, em que as conexões comerciais, financeiras, culturais e educacionais cruzam os cinco continentes, cada vez mais o mercado de trabalho tem buscado profissionais qualificados e fluentes em inglês. Isso porque o idioma está cada vez mais inserido no cotidiano das empresas. Ele aparece em reuniões, negociações, discussões de projetos e até mesmo em atividades rotineiras, como enviar um e-mail, por exemplo. Por isso, para quem atua no ramo empresarial é primordial compreender e dominar as expressões em inglês para negócios. Essa área importa diversos termos específicos que não são traduzidos em treinamentos, eventos ou reuniões. Alguns deles são mais comuns e já fazem parte do cotidiano no meio empresarial, mas outros são novidade e é importante conhecê-los. Afinal, demonstrar conhecimentos também pode facilitar sua atuação profissional. Se você reconhece a importância do inglês para negócios e quer se destacar no mundo empresarial, esse post é para você!  Aprenda aqui os termos em inglês mais utilizados no mundo dos negócios. Confira!

 

A importância do inglês no mundo corporativo

Sem sombra de dúvidas, a língua inglesa é a mais utilizada nas relações corporativas internacionais. No mundo globalizado, em que as grandes empresas são multinacionais e as pequenas são influenciadas pelas práticas internacionais de mercado, todas elas estão em busca do profissional que esteja apto a entender essas trocas de serviços. Isso porque empresas multinacionais de grande porte cujas matrizes estão no exterior, exigem o domínio da língua inglesa em todos os níveis, desde a recepção até a presidência. Além disso, existem softwares, programas e plataformas que nem sempre disponibilizam versão em português do Brasil; ou as ferramentas só existem com nomenclaturas em inglês. É preciso falar e entender corretamente o que foi dito para não colocar alguma coisa importante em risco. 

 

Considerando o inglês o idioma global, que conecta povos de diferentes nacionalidades, a  língua foi incorporada no nosso vocabulário e na nossa cultura. Os empreendedores e funcionários devem ter a consciência de que os brasileiros cada vez mais se integram à comunidade internacional. Portanto, entender o inglês para negócios é fundamental. Ser fluente no inglês significa estabelecer conexões com outras nacionalidades e trazer inovação e lucratividade para a empresa. Sendo assim, quem tem conhecimento do idioma terá sempre uma vantagem.

 

Inglês para negócios (termos mais utilizados, falsos cognatos)

 

A seguir, listamos alguns termos em inglês para negócios mais utilizados no ramo empresarial. Aprenda e não fique mais com dúvidas quando ouvir algum deles:

Termos mais utilizados em inglês para negócios

# B2B

É a sigla de “Business to Business” (“negócios para negócios” em tradução livre). Termo utilizado para descrever negócios realizados entre empresas. Quando uma presta serviços para outra. Bastante comum como definição de público-alvo de campanhas publicitárias. 

 

# Benchmarking

Significa “ponto de referência”. Utilizado quando pessoas de uma empresa realizam um estudo ou pesquisa minuciosa de forma comparativa, analisando os pontos positivos e negativos de alguma ação, produto ou prática empresarial dos concorrentes. O intuito do benchmarking é observar as atitudes de outros negócios do mesmo ramo para melhorar sua estratégia de mercado.

 

# Brainstorming

Pode ser traduzido como “tempestade de ideias”. É uma dinâmica utilizada para que um grupo desenvolva juntos novos projetos ou solucione problemas para a empresa. 

 

# Briefing

Junção de todos dados e informações necessários para que um projeto seja desenvolvido. É a base de um planejamento.

 

# Budget 

A palavra quer dizer “despesas”. Sua utilização é similar à original porque se refere ao valor disponibilizado para gastar com alguma campanha, produto ou serviço da empresa. Em outras palavras, é o orçamento disponível.

 

# Case 

É um acontecimento empresarial, como a criação de um modelo de negócio, um projeto, uma solução, etc.. Geralmente utilizado para exemplificar ações que deram certo.

 

# CEO

A sigla quer dizer Chief Executive Officer, que significa “Diretor Executivo” de uma empresa. Utilizada para se referir à pessoa responsável pela organização. Caso exista um presidente, o CEO está logo abaixo.

 

# Core Business

Resumidamente, é o que a empresa faz de melhor, o “ponto forte” do serviço que ela propõe prestar.

 

# Coworking

É um modelo de trabalho colaborativo. Os espaços de coworking são lugares em que diversos profissionais dividem os custos fixos de manutenção para utilizarem como seus escritórios, sem necessidade de trabalharem na mesma empresa ou segmento, por exemplo.

 

# CRM

 “Customer Relationship Management” que significa “gestão de relacionamento com o cliente”. É uma ferramenta utilizada para reunir dados que auxiliam na organização das ações de boas práticas para se relacionar com o cliente.

 

# Deadline

É a data limite para a entrega de algum trabalho ou projeto.

 

# Feedback

Dar resposta a uma solicitação, pedido ou acontecimento.

 

# Follow up 

Realizar o acompanhamento de algo. Quando faz um follow up quer dizer que avaliou, por exemplo, algum processo ou desempenho de funcionário dentro da empresa.

 

# Just-in-time

Na tradução literal significa “na hora certa”. É um sistema de administração que procura reduzir estoque e realizar a produção por demanda.

 

# Key Performance Indicator (KPI)

Significa Indicador-chave de Desempenho. São medidas que determinam se o objetivo do negócio foi atingido ou não. Cada empresa possui seus KPIs de acordo com sua missão.

 

# Know-how

Habilidade ou conhecimento para realizar algo, relacionado a um longo tempo de experiência.

 

# Networking

Rede de contatos, conexões com outras pessoas que compartilham e se apoiam em serviços ou outro interesse em comum.

 

# PDCA – Plan, Do, Check e Act

“Planejar, Fazer, Verificar e Agir”. É uma ferramenta de qualidade da área de administração, usada para o controle de processos, com foco na solução de problemas.

 

# Joint Venture 

União de duas ou mais empresas já existentes com objetivo de iniciar uma atividade econômica em comum. Elas decidem se criam uma companhia ou uma associação de todas elas. 

 

# Stakeholders 

“Partes interessadas”, são as pessoas que podem ser afetadas de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente, por um projeto de uma empresa. São a base do planejamento de estratégias da empresa, principalmente de comunicação.

 

# Turnover

Esta é uma expressão que costuma causar confusão. Turnover significa “volume de negócios”. Seu uso pode ser aplicado tanto para representar a rotatividade de funcionários quanto o faturamento de uma empresa. Portanto se deve analisar o contexto para compreender o significado adotado por quem fala.

 

Conclusão

Esses são alguns dos principais termos utilizados no inglês para negócios. Se você é um empreendedor ou funcionário de uma empresa, certamente já se deparou com vários deles. Agora fica muito mais fácil acompanhar as reuniões ou participar de uma conversa informal no escritório, não é mesmo? 

 

E você, conhece algum termo relacionado ao business English que não foi listado acima? Conta pra gente nos comentários!

podcast

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias