O inglês é o idioma do mundo dos negócios e se você não fala essa língua, já ficou para trás… Não há como negar que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e que as relações acompanham o ritmo acelerado do mundo. Ter um segundo idioma já não é mais um diferencial para quem deseja se destacar profissionalmente, mas uma obrigatoriedade. Nesse caso, chegar ao primeiro emprego ou estágio com o inglês afiado faz muita diferença. O relacionamento entre as mais variadas empresas e profissionais torna o conhecimento de inglês um passo fundamental para se sobressair no mundo dos negócios. Em algumas profissões, o que antes era apenas “desejado”, agora é totalmente imprescindível. No post de hoje vamos mostrar a importância do inglês para o mercado de trabalho e elencar 10 profissões em que a segunda língua é fundamental. Confira!

Por que o inglês para o mercado de trabalho é tão importante?

Cada vez mais a globalização, em consonância com o avanço da tecnologia, vem aproximando diferentes culturas, e quem mais se beneficia com isso é o mundo dos negócios. Por esse motivo o estudo de uma segunda língua – mais precisamente do inglês, que é a língua considerada universal – é tão importante. Não trata-se mais de diferencial, é necessidade mesmo! A não proficiência no idioma pode levar muitas empresas a perderem grandes oportunidades de negócios, ou deixarem escapar a chance de acessar inovações devido à barreiras de comunicação. As áreas que mais fazem uso do segundo idioma estão no topo das companhias e são responsáveis pela expansão das corporações internacionalmente.

Portanto, se sua pretensão é trabalhar em uma empresa multinacional, por exemplo, a proficiência na língua inglesa será fator determinante. Você pode ser muito talentoso em sua área, mas se não tiver capacidade de se comunicar em inglês, certamente estará em desvantagem em relação a outros com o perfil semelhante ao seu. Entre dois profissionais igualmente habilitados, a empresa dará prioridade àquele que seja fluente no idioma. Ou seja, a falta de inglês fluente continua sendo um grande fator de eliminação de bons profissionais. 

Inglês para o mercado de trabalho: 10 profissões onde a segunda língua é fundamental

Como já mencionado, para muitas carreiras, a fluência no inglês é a chave para quem deseja a inserção e ascensão no mercado de trabalho. Confira algumas profissões em que a segunda língua é fundamental:

1) Tecnologia da informação – TI

Esta área não para de crescer, está em constante transformação. Por esse motivo o profissional de TI deve estar sempre atualizado. Saber inglês nessa profissão é fundamental, pois as tendências começam vindo de fora do país. Além disso, a grande maioria do conteúdo produzido sobre o assunto está na língua inglesa, e grande parte dos softwares e a linguagem de programação utilizada pelos profissionais da área está em inglês. 

2) Administração

Com o mundo globalizado, as empresas estão cada vez mais exigindo profissionais da área administrativa com proficiência na língua inglesa, para uma melhor negociação com companhias internacionais. 

3) Marketing

Outro setor em constante crescimento e um dos que mais apontam para a necessidade de domínio da língua inglesa, já que as principais publicações relacionadas à área quase sempre são produzidas no exterior. Este setor demanda profissionais cada vez mais especializados em marketing digital, e-commerce e mobile. Eles devem estar sempre antenados às tendências da área, para se manterem competitivos e atualizados.

Ter o inglês na ponta da língua vai colocar esse profissional à frente nesse mercado tão concorrido.

4) Turismo

Por ter contato direto com pessoas de várias nacionalidades, o profissional da área de turismo pode ser fluente em vários idiomas, mas o mais importante é o inglês, já que é o idioma universal. A atuação desse profissional se dá desde o atendimento em agências de viagens à guia turístico, podendo atuar também em órgãos públicos, promovendo o turismo local. Ele utilizará a língua inglesa para a apresentação dos lugares aos turistas, para dar informações, realizar o planejamento de atividades, eventos… Enfim, ele trabalha com a comunicação direta, logo, é fundamental a proficiência em inglês. 

Quem se forma em turismo pode atuar em vários setores, como na rede hoteleira, em agências de viagens, em empresas de transporte e até com turismo de negócios. 

5) Comércio Exterior

Essa é uma das profissões que não é possível atuar sem a fluência do inglês e, na maioria das vezes, é exigida uma terceira e até uma quarta língua! Esse profissional negocia  diretamente com mercados de diversos países todos os dias, portanto, se não tiver proficiência no inglês, será praticamente impossível ocupar este cargo em uma empresa. Quem atuar nessa área precisa lidar com transações de câmbio, importação e exportação, pesquisa de mercado e logística internacional.

6) Engenharia

A fluência do inglês vem se tornando cada vez mais importante para o profissional de engenharia. Isso se dá pelo fato de alguns setores, como a construção civil, estarem provocando a entrada de multinacionais no país, e também levando as nacionais para o exterior; seja para se estabelecer no mercado internacional ou para buscar reconhecimento e novas parcerias através de acordos e viagens de negócios. A estreita relação com essas empresas internacionais faz com que o inglês seja indispensável. O profissional da área deve ter o inglês na ponta da língua, tanto para especialização quanto para reuniões com profissionais estrangeiros.  Além disso, os manuais de regulamentações são publicados primeiro no exterior, e quem tiver o acesso a eles, terá mais vantagens no mercado.

7) Relações internacionais

O próprio nome da profissão já diz que o profissional na área necessita dominar o inglês, não é verdade? Quem trabalha na área de RI tem contato diário com pessoas de vários países. Ele deve garantir uma comunicação eficiente da empresa com a outra parte. 

Quem trabalha nesse setor cuida de negociações políticas, sociais e econômicas entre países. 

8) Carreira acadêmica

Se você deseja seguir a carreira acadêmica, deve se preparar, pois o inglês é indispensável. Estará sempre participando de palestras e congressos internacionais, além de divulgar seus trabalhos científicos, geralmente na língua inglesa. É o idioma em que são realizadas as pesquisas mais atuais, e quem não souber, não conseguirá ter acesso às publicações científicas.

9) Tradução e interpretação

Ser fluente em inglês é fundamental para quem deseja trabalhar nessa área. O tradutor é aquele que faz desde a tradução de documentos, contratos e textos, até filmes e seriados. Além disso, há as traduções simultâneas e interpretação, tornando imprescindível para esse profissional ter o absoluto domínio do vocabulário, gramática, gírias e expressões próprias do idioma.

Tanto o tradutor quanto o intérprete fazem parte do nosso cotidiano (livros, filmes, músicas, entre outros, tudo passa pelas mãos desse profissional) e precisam ter o profundo conhecimento, tanto do inglês quanto do português, que é a língua de destino no nosso caso.

10) Piloto de avião

Para ser piloto o profissional deve ter fluência no inglês, pois depois das instruções em português, elas são repetidas neste idioma. Os equipamentos do avião também possuem nomes na língua inglesa. Além disso, é preciso dominá-lo para se comunicar, por exemplo, com o controlador de voo de outro país, no caso de voos internacionais.

Conclusão

Essas são algumas das profissões em que o inglês para o mercado de trabalho é fundamental. Deu para perceber que a língua inglesa é uma ferramenta necessária para estabelecer uma conexão efetiva entre pessoas de diferentes países, por isso, dedique-se ao seu aprendizado. Com o domínio do idioma você será mais valorizado na hora da contratação.  

As profissões que foram elencadas acima são apenas algumas das inúmeras áreas em que ser proficiente em inglês é primordial para que se tenha uma carreira de sucesso. Lembre-se de que com um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, é muito importante estar preparado.

Portanto, se você almeja êxito profissional, deve ter o inglês super afiado e na ponta da língua, pois a habilidade de se comunicar com diferentes pessoas ao redor do mundo se tornará fundamental.

 

podcast

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias