A fase dos vestibulares está chegando e com ela um turbilhão de emoções na vida dos vestibulandos. É um período bastante intenso, em que demanda muito foco e dedicação nos estudos, com noites mal dormidas e uma montanha de conteúdos e fórmulas para decorar. Uma das provas que deixam muitos estudantes preocupados é a prova de inglês, pois muitos não são fluentes no idioma. O que fazer? Como se preparar? O que estudar? No post de hoje elencamos algumas dicas valiosas para você mandar bem nas questões. Elas te ajudarão a enfrentar esse período e estudar inglês para o vestibular de maneira eficiente e proveitosa. Confira as dicas da Top!

 

Inglês para vestibular: ter conhecimento do idioma é necessário

Para resolver uma prova de inglês para vestibular, não é necessário ser fluente na língua inglesa, mas saiba que é importante ter algum conhecimento para entender o que está sendo pedido. Normalmente as questões possuem nível intermediário a avançado. O objetivo é que o estudante possa comprovar sua capacidade de interpretação, além de saber diferenciar o idioma do português. 

Já tenha em mente que a maioria das questões são para interpretar textos. Muitos vestibulares fazem uso de anúncios, trechos de notícias jornalísticas, letras de músicas e até receitas, justamente para identificar se o candidato tem domínio suficiente do idioma para conseguir interpretar o significado de certa expressão em inglês, traduzir alguma frase ou palavra ou entender a ideia central do enunciado da questão.

É claro que também aparecem enunciados de gramática e vocabulário. No geral, pode-se dizer que a prevalência é das questões interpretativas, mas é importante não deixar o restante de lado na hora dos estudos.  

Inglês para vestibular: confira as dicas da Top!

Confira, a seguir, algumas dicas que separamos para você mandar bem na prova de inglês dos vestibulares. Certamente elas irão te ajudar a conseguir o resultado tão esperado nas provas:

 

# Antes de tudo, organizar e planejar

Ao estudar inglês para vestibular, você deve ter organização e planejamento. Planeje estudar um pouco do conteúdo toda semana. Escolha um dia para focar em um assunto e separe um tempo para aprendê-lo bem. Faça um cronograma de forma que todos os tópicos das aulas de inglês fiquem separados de maneira que você consiga estudar um por semana. 

Evite acumular matéria, cumpra sua meta, estude o que você se propôs a estudar. Quem sairá ganhando no final será você mesmo!-

 

# Manter-se atualizado

É importante estar atualizado, por isso fique atento aos últimos acontecimentos que ganharam destaque no mundo. É essencial que o estudante acompanhe notícias e atualidades, para complementar seus conhecimentos. Afinal, são temas que estão constantemente em pauta. Adicione a leitura de notícias de inglês à sua rotina de estudos. Textos em blogs, revistas, livros, charges, letras de músicas… 

Procure selecionar com cautela as suas fontes de leitura. Para textos jornalísticos de várias áreas do conhecimento (economia, saúde, artes, cultura, etc.) prefira publicações de prestígio internacional, como The New York Times e Washington Post, no caso de jornais americanos e The Guardian, no caso de jornais britânicos. 

Com relação às letras de músicas, estude com bandas que você curte para não ficar cansativo. Anote o que você não entender e pesquise o significado.

Saiba que uma das formas mais eficazes de aprender novas palavras é lendo diferentes tipos de textos.

 

# Interpretação de texto

Como já mencionado na dica anterior, é importante estar atualizado e criar o hábito diário de leitura dos principais sites de notícias americanos e britânicos. Além do conhecimento da língua inglesa, você terá mais chances de se sair bem se souber do que trata o texto exposto. Com isso, certamente você vai saber interpretar textos de diferentes gêneros. Entendendo o texto e o que pede a questão, as chances de acerto são enormes. Você responderá tudo com confiança. 

Mas tenha em mente que você não vai desenvolver as habilidades de interpretação da noite para o dia. Por isso é importante ter uma rotina de leitura.

 

# Redação em inglês 

Se você conseguir adquirir a prática da leitura constante em inglês, consequentemente estará capacitando suas habilidades de escrita. Afinal, quem lê muito escreve bem.

Escreva um parágrafo em português para cada texto lido, identificando a ideia central do texto. Se quiser aprender novas palavras e expressões, você pode usar os textos que lê para estudar. Isso ajudará na hora de interpretar outros textos. Vá anotando tudo em um caderno e sempre que possível dê uma estudada para memorizar. 

# Ler as perguntas antes do texto

Antes de ler o texto, leia as perguntas e sublinhe as palavras-chave. Isso facilitará a focar a sua atenção no que está sendo pedido de fato na questão. Certamente você será um leitor mais estratégico. 

Procure também por cognatos, sinônimos, palavras repetidas e familiares em relação 

às que você sublinhou nas perguntas. Fazendo isso você facilitará a sua interpretação e terá mais chances de acertar a questão. 

 

# Atenção às conjunções e aos pronomes

As conjunções e os pronomes aparecem o tempo todo em textos, artigos, notícias… Enfim, em basicamente tudo o que lemos. Portanto é fundamental estarem na ponta da língua. É importante relembrá-los antes das provas. Assim como a formação de palavras, ter conhecimento dos pronomes e das conjunções e suas funções auxilia no entendimento das ideias contidas no texto. 

 

# Assistir a vídeos no You Tube

Se você é do tipo que gosta de ficar a grande maioria do tempo on-line, aproveite para assistir a vídeos que te ajudem a aprender inglês. Eles podem ser grandes aliados na hora da prova. Hoje em dia há uma infinidade de canais que compartilham dicas sobre o idioma, pronúncia, uso adequado de pronomes, verbos, estrutura de frases, gírias, expressões locais… É uma forma de aprender sem ser cansativo.

 

# Faça questões de provas de vestibulares anteriores

Nada melhor para testar realmente seus conhecimentos na língua inglesa do que estudar com provas de vestibulares anteriores. É uma maneira de colocar em prática o que você vem estudando. Resolva as questões dos vestibulares que você quer prestar. Aproveite esse momento para cronometrar o tempo e ter uma base de quanto tempo você vai levar para resolver as questões de inglês. 

 

# Faça um “caderno resumão”

Ao estudar inglês para vestibular, o ideal é que você possua um caderno para todo tipo de anotações. Nele você poderá anotar dicas, bizus, novo vocabulário, macetes, regras, gramática e tudo aquilo que você achar importante. Ele será seu guia para as revisões antes das provas. Cada vez que você acrescentar algo novo, estará enriquecendo seus estudos. Separe-o em partes: uma para vocabulário, uma para gramática, uma para dicas e macetes e também uma para redigir parágrafos em inglês – uma ótima forma de colocar em prática seu contato com o idioma. Fazendo isso você irá melhorar sua escrita, vai ler os textos com mais atenção, compreender melhor a coerência textual e assimilar ortografia de palavras.

Mas não faça apenas anotações. Sempre que puder, no dia a dia, leia esse caderno. Revisar é a melhor forma de solidificar tudo o que foi aprendido na mente. 

Mais uma coisa: não imprima nem cole nada, anote tudo à mão! Isso ajuda o cérebro a reter em nossas mentes aquilo que escrevemos.

 

# Inglês inserido no dia a dia

A nossa última e mais importante dica de como estudar inglês para vestibular é que você deve, de alguma forma, inserir o idioma no seu dia a dia. Não deixe para estudar tudo de última hora, separe algum tempo diariamente. Com isso você irá reforçar o que já sabe e irá aprender coisas novas aos poucos.

Você pode revisar o “cadernão resumão” da dica anterior. Não precisa ser o caderno inteiro todos os dias, mas de pouco em pouco. Separe alguns minutos do seu dia para essa tarefa. Pode ser antes de dormir, na ida e volta para casa, no intervalo para o almoço, na sala de espera, etc..

Sabe aquela série de TV favorita? Por que não assisti-la com legendas em inglês? Isso ajuda a ter contato com o vocabulário. 

Uma dica legal para ajudar a memorizar as novas informações é o uso de flashcards, pequenos cartões em que você anota uma palavra nova ou expressão com sua tradução ou explicação. Se preferir, utilize post-it. Toda vez que algo novo for aprendido, adicione um flashcard que, acredite, vai ajudar a lembrar palavras no dia da prova. Coloque-o em local de muita visibilidade para que possa estar sempre no seu campo de visão. Sempre um ou dois, trocando no dia seguinte. 

 

Conclusão

Esperamos que as dicas da Top de inglês para vestibular sejam bastante produtivas para você. Se você colocá-las em prática, conseguirá tirar de letra essa parte da prova.

Como você pode perceber, não é nenhum bicho de sete cabeças se dar bem na prova de inglês: apenas estude! Incorpore a língua inglesa no seu dia a dia de forma leve, legal e saudável, com atividades prazerosas. Com o hábito, o idioma vai criando forma na sua mente sem que você perceba! 

Lembre-se de que o descanso também é importante na preparação.

Que seus estudos rendam mais e melhor. Bom vestibular!

 

podcast