O constante e assustador crescimento da internet vem trazendo para os empresários um leque de oportunidades interessantes para alavancar negócios de todos os tipos e tamanhos. Para aproveitar essas chances que surgem nesse ambiente virtual, eles podem usar de forma estratégica o Marketing Digital para empreendedores, que reúne todas as estratégias e ações necessárias para uma empresa ter uma boa performance on-line. Por isso, tem se tornado cada vez mais importante para todos os tipos de empreendimentos. Mas afinal, o que é preciso fazer para executar essa estratégia da maneira correta? Quais são os passos que devem ser seguidos? Quais são os benefícios que o Marketing Digital pode trazer para um negócio? No post de hoje você vai encontrar as respostas para todas essas perguntas. Confira! 

Como funciona o Marketing Digital para empreendedores?

A grande maioria das empresas alcançam um novo patamar quando prestam mais atenção no comportamento dos consumidores on-line. O marketing digital para empreendedores se tornou um aliado para aumentar as vendas desses negócios, já que se trata de ações on-line que têm como objetivo atrair e se relacionar com a sua audiência, para conduzi-los ao momento da compra. Mesmo que o seu produto ou serviço seja muito bom, ele não vai se vender sozinho. Se você, hoje, investe pouco tempo em fazer marketing digital, você não vai chegar muito longe. O produto por si só, na maioria das vezes, não se vende ou demora muito para vender. 

Hoje em dia, seja comércio ou serviço, não dá para imaginar uma empresa que esteja alheia ao mundo digital. Você deve ter em mente que o Marketing Digital  é tão ou mais importante que o seu produto, portanto, deve começar a levá-lo mais a sério.

Acesso à tecnologia é fundamental

Os consumidores têm cada vez mais acesso a uma enorme quantidade de informações, o que tem mudado completamente a maneira como descobrem, pesquisam, aprendem, avaliam e recomendam produtos e serviços.

Em épocas de rede social, o cliente quer o retorno cada vez mais rápido e eficiente, a qualquer hora do dia. Hoje é muito fácil ter um Facebook, um Instagram, um LinkedIn… mas muitos empreendedores ainda não sabem como utilizar isso para a captação de clientes. O marketing digital deve ser feito para onde está voltada a atenção das pessoas. Se elas estão bastante presentes no celular, é fundamental usar ferramentas e estratégias para chamar a atenção delas para esses dispositivos móveis. Com isso, o empresário consegue uma maior interação ou engajamento com o seu público-alvo em tempo real. E isso é de vital importância para o fortalecimento do seu negócio. Ter acesso à tecnologia é fundamental, pois quanto mais possibilidades tecnológicas você tiver para otimizar suas ações, mais resultados sua empresa terá. 

Como aplicá-lo à empresa? 

Para quem está iniciando suas estratégias em Marketing Digital para empreendedores, são infinitas as possibilidades. Mas não é uma tarefa fácil saber por onde começar a implementar ações. O que o empreendedor não deve fazer de forma alguma, porque poderá afugentar o cliente, é a chamada “panfletagem digital”, em que ele foca apenas no seu produto. Ele precisa entender que a grande maioria ou quase ninguém entra em uma rede social buscando comprar alguma coisa. A empresa tem que entender a motivação do consumidor, que é rir, falar com os amigos, aprender alguma coisa… e é aí que ela tem a oportunidade de se tornar algo atrativo e interessante para o consumidor. Como? Entregando informação. Em vez de fornecer produtos logo de cara, comece a construir relacionamentos com essas pessoas, passando informações valiosas. Quanto mais pessoas se beneficiarem do seu conteúdo, maior referência você será. 

Estude o seu público-alvo

O primeiro passo é você fazer um estudo da sua audiência, quem é seu público-alvo ideal, aquele que você quer atingir. Em vez de você, no início, divulgar o seu produto, você vai começar como se estivesse dando uma pequena consultoria e ensinando gratuitamente; para que você seja percebido como uma autoridade e referência no assunto. As pessoas vão deixar de ver você como vendedor e passarão vê-lo como especialista no seu mercado. 

Depois de construir esses relacionamentos, você começará a transformar os seus seguidores em clientes. 

Exemplo

Geralmente, quem vende gravatas vai pegar o Instagram, por exemplo, e transformá-lo em um catálogo de produtos, cada dia uma gravata de uma cor. Em vez disso, você pode começar dando dicas de como usar uma gravata, qual a cor ideal para determinada ocasião, mostrar e ensinar a fazer um nó de gravata, etc.. Para que o homem que goste desse tema veja você como especialista no assunto, como um consultor de gravatas e que ele pode confiar – não existe venda sem confiança. 

Essa é uma das vantagens do marketing digital para empreendedores, permite que você crie uma posição de autoridade no mercado. Quando você ensina algo da sua área para seus potenciais clientes, está demonstrando o quanto entende e conhece do assunto. Mostra para eles que você já possui experiência no mercado, que sabe dos seus problemas e como resolvê-los. Conquistar a confiança e lealdade do seu público-alvo é fundamental para quando sua empresa começar a crescer. 

Como ter um Marketing Digital para empreendedores efetivo?

Dentro do Marketing Digital para empreendedores, é fundamental:

Atrair visitantes qualificados

Um dos principais objetivos – e uma das maiores dificuldades – de quem está começando a investir em Marketing Digital é conseguir tráfego de qualidade. Se não tiver uma boa atração de visitantes para o site, nenhuma outra etapa do funil de vendas faz muito sentido. 

Para isso, é preciso produzir e otimizar conteúdo. O Marketing de Conteúdo, portanto, é a fundação de uma boa estratégia de Marketing Digital para empreendedores. É a maneira mais eficiente do seu negócio se tornar referência no mercado, já que você não escreverá apenas a respeito dos seus produtos ou serviços.

Se você quer ser encontrado, é preciso oferecer conteúdos que são pesquisados pelas pessoas. Você mostrará que elas possuem um problema e o seu negócio pode resolver. Isso, com o tempo, traz ótimos resultados. Realizando da forma correta as atividades de atração, o tráfego está resolvido.

Para iniciar o processo de atração de Leads, pode ser desenvolvido em paralelo com uma estratégia de investimento em mídia paga. 

Converter potenciais clientes em Leads 

Aqui é fundamental fazer com que os visitantes do site se tornem Leads, pessoas que têm interesse na sua empresa e oferecem seus contatos. Uma mecânica efetiva de geração de Leads possui três pilares importantes:

  • Oferta: É dado algo de valor ao Lead em troca do seu contato.
  • Landing Pages: Página em que o Lead preencherá suas informações. 
  • Promoção: Como você atrairá e promoverá essa oferta. 

A chave para o sucesso no Marketing Digital para empreendedores é gerar um fluxo constante de tráfego segmentado que converte Leads em vendas. Quanto mais a sua empresa gera este tipo de tráfego, mais rápido você pode perceber o seu ROI (retorno sobre investimento).

Relacionar-se com pessoas em todos os estágios do funil de vendas

O desafio aqui é gerenciar os contatos e investir no relacionamento com os clientes em potencial para tentar aproximá-los do momento da compra. Uma vez que você já tenha realizado as estratégias de oferta + promoção + Landing page e, consequentemente, uma boa base de leads. 

Email Marketing, redes sociais e nutrição de Leads são excelentes maneiras de se manter próximo e ter uma boa relação com os potenciais clientes. 

Fechar as vendas

Pelo fato de, muitas vezes, os Leads gerados ainda não estarem prontos para comprar, devem ser tratados pelo time de vendas de maneira diferente de como tratam nas prospecções tradicionais. Os vendedores devem manter uma postura consultiva, de forma a ajudá-los a enquadrarem melhor o problema. Aos poucos, vão desenhando uma solução, encaixando o produto ou serviço do negócio. Isso porque no digital, frequentemente, as áreas de marketing e vendas trabalham alinhadas, trocando dados e ideias.

Analisar os dados para otimizar a performance e garantir maior retorno

A empresa consegue entender bem o quanto cada investimento traz de resultados, graças a capacidade de mensuração do Marketing Digital para empreendedores. As métricas do funil de vendas, como o número de visitantes, Leads e oportunidades geradas, estão entre as mais importantes para analisar. Elas mostram, rapidamente, quanto o investimento no Marketing Digital está oferecendo de retorno. 

Aposte na sua inteligência e tenha um crescimento organizado, mensurando as ações, conhecendo os clientes e planejando as próximas estratégias para o crescimento da empresa. Já que no Marketing Digital quase tudo é mensurável, fica muito mais fácil traçar essas previsões. É possível, por exemplo, mensurar cada interação que um Lead teve com o conteúdo e o site da sua empresa. Possibilitando, dessa forma, saber mais precisamente o quanto ele está engajado e, com isso, criar uma estimativa de vendas, compará-la à meta e trabalhar para melhorar as ações, caso não sejam suficientes para o alcance dos resultados esperados. 

Estratégias e canais de aquisição diversificados

É necessário se basear em estratégias e canais de aquisição diversificados e que melhorem com o tempo. Você pode adicionar estratégias ao seu planejamento muito mais escaláveis, em vez de investir apenas na compra de mídia. Você pode investir em Marketing de Conteúdo, Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), Link building, Guest posts e parcerias. 

Pelo fato de ser possível investir na produção de conteúdo e canais escaláveis de atração de tráfego para esses conteúdos, o Marketing Digital para empreendedores ajuda a criar uma barreira competitiva, se posicionando como referência no mercado.

Conclusão

Percebeu como o Marketing Digital para empreendedores garante a sobrevivência do seu negócio, e que ele tenha uma boa performance on-line?

Muitos empreendedores perceberam que o marketing digital realmente nivela a competitividade, ou seja, proporciona a empresas de pequeno e médio porte a chance de competirem com grandes empresas e também atraírem a atenção de novos clientes. Cada vez mais ele tem um papel estratégico no crescimento das empresas, ajudando a atrair um tráfego altamente direcionado que oferece excelentes resultados. Mas entender a sua relação com o crescimento de um negócio é apenas o primeiro passo para conseguir utilizar essa estratégia a favor da sua empresa. 

Lembre-se de que os resultados demoram um pouco para aparecer, ações desse tipo não funcionam da noite para o dia. Mas tenha a certeza de que um trabalho de Marketing Digital bem feito trará resultados garantidos para o seu negócio. Não duvide disso. 

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