O começo do ano é uma época de reflexão, né? É hora de colocar a limpo o que passou e fazer planos para os próximos meses que vem por aí. É tempo de relembrar como foi 2019 para avaliar o que precisa ser feito em 2020 para conquistar seus objetivos. “I’ll speak English in 2020!” / “I’ll learn English language in 2020!” (Vou aprender a falar inglês em 2020!). Aprender a língua inglesa é um dos exemplos clássicos de coisas que os brasileiros prometem fazer no ano seguinte, mas nem sempre acabam colocando em prática. Para isso, é preciso definir metas, pois elas são importantes para o sucesso total de fluência. Para ajudar no seu plano de aprender inglês, no post de hoje listamos algumas metas de inglês que você pode incluir na sua vida nesse ano novo e alavancar nos estudos! Confira!
Aprender inglês está na meta dos brasileiros para 2020
Segundo pesquisa recente promovida pelo app 7waves, o objetivo de aprender inglês saltou da 8ª para a 3ª posição nas metas dos brasileiros para 2020. Ainda de acordo com a pesquisa, neste ano o alvo é ter estabilidade no emprego e crescer na própria empresa através do aprendizado da língua inglesa, aliado a uma maior qualificação por meio de cursos on-line ou presenciais.
Outro item da pesquisa, “Viajar nas férias”, também saltou da 9ª para a 2ª posição, o que também é refletido no aprendizado do inglês, já que por meio do intercâmbio há a chance de conhecer outros países e praticar o idioma.
É preciso definir metas de inglês e objetivos
Há três itens importantes que precisam ser definidos nas suas metas de inglês: primeiro você define exatamente aonde você quer chegar com seu inglês; depois você define quanto tempo deseja realizar esse objetivo, espera chegar lá (tente ser realista e não tão otimista) e, por fim, definir o que estudar para atingir aonde deseja chegar. Você precisa responder essas perguntas básicas, caso contrário você encontrará mais dificuldades e talvez perca tempo perambulando sem rumo e sem foco. Será através delas que você conseguirá definir as metas de inglês desse ano para seus estudos, tendo mais chance de sucesso.
Defina metas de inglês que possam ser alcançáveis
O objetivo de cada um pode ser o mais variado possível, desde compreender o que uma pessoa fala pessoalmente e diretamente a você a entender uma palestra acadêmica de um determinado assunto específico. O tempo de aprendizagem pode variar muito de acordo com seus objetivos e sua dedicação, por isso você deve ter atenção quando for estabelecer as suas metas de inglês, para não traçá-las erroneamente.
Você não pode querer, logo de cara, falar inglês com fluência, escrever um livro em inglês ou entender o noticiário em inglês. Isso acontecerá a longo prazo e não será concluído em apenas um ano de estudo. Agora, se você planejar, por exemplo, ler livros mensalmente, escrever textos básicos em inglês, entrar em chats e praticar o idioma semanalmente, entre outros, aí sim você estará no caminho certo. Porque, nesse caso, você estará colocando metas e objetivos que podem ser realizadas no seu dia a dia durante o ano. Elas é que irão te ajudar a realizar a meta maior, que é, de fato, a fluência. Metas com prazos superiores a um ano tende a ser pouco ou nada efetivo. Por isso que a grande maioria das nossas promessas de fim de ano #fail.
Portanto, definindo metas simples, que possam ser feitas diariamente ou semanalmente, vai ajudá-lo a avaliar se você está tendo resultados e a atingir os seus objetivos de longo prazo.
Metas de inglês para 2020
É fundamental que você se organize e arrume um tempinho na sua rotina para aprender inglês. Pode ser no intervalo do trabalho, antes de ir trabalhar ou até mesmo na volta para casa. Você decide qual o melhor horário, o que importa é estudar diariamente.
Confira, a seguir, algumas metas de inglês para 2020. Vença o desânimo e coloque-as em prática!
Antes de tudo, uma dica
A primeira coisa a se fazer é: “meta para o dia x” – meta para 7 dias, duas semanas, um mês… Faça um planner. Em uma coluna você vai escrever “Meta”. Na outra você vai colocar: “Foi atingida?”.
Reading – Reduzir o meu tempo de leitura em x%
Se você é do tipo que passa horas tentando ler algo em inglês e encontra certa dificuldade, a leitura pode acabar se tornando maçante e você não conseguir assimilar muita coisa. Tente estabelecer uma meta do tipo “Daqui a uma semana eu quero reduzir o meu tempo de leitura em pelo menos em 10%”. Você verá que seu desempenho irá melhorar gradativamente.
Listening – Aumentar a velocidade do vídeo de x para y
Quem gosta de aprender inglês assistindo a vídeos, muitas vezes, tem o hábito de pausar, voltar a um diálogo ou colocar em uma velocidade reduzida para tentar entender o que foi falado. Se, por exemplo, você está assistindo aos vídeos na velocidade 0.5, estabeleça uma meta para assisti-los pelo menos na velocidade 0.75.
Writing – Diminuir a quantidade de palavras pesquisadas no Google translations em pelo menos x%
Há pessoas que já viciaram em traduzir tudo o que leem, mesmo sabendo mais ou menos o significado; dizem que é para ter certeza. Tente entender o contexto do que você está lendo, sem ter a preocupação de traduzir tudo o tempo todo. Estabeleça uma meta para diminuir a quantidade de palavras pesquisadas no tradutor em x% pelo prazo que você julgar necessário.
Speaking – Aumentar a prática de speaking semanal para x horas ou x minutos
Para sermos expert em qualquer coisa, necessitamos de prática. Com o inglês não é diferente. Você só atingirá a tão sonhada fluência se tiver disciplina no seu aprendizado. E praticar muito. Se hoje você está fazendo um speaking em 30 minutos, estabeleça uma meta para, pelo menos, fazer uma hora de speaking por semana.
Terminado o seu prazo estipulado, você vai consultar essa tabela e vai verificar se ela foi atingida ou não. Baseado nisso, você vai anotar no seu rodapé ações de melhoria para a próxima semana ou próximo mês.
Todo o seu planejamento de metas precisa ser executável. Se não for, vai passar semana após semana, você vai perceber que não está conseguindo executar o que você planejou. Isso vai gerar frustração, que vai gerar desânimo. E desânimo faz com que a maioria das pessoas desistam no meio do caminho.
Conclusão
Como você pode observar, as metas de inglês são importantes para não lhe tirar do trilho. Elas ajudam a manter o foco no que realmente trará resultados para o que se deseja atingir. Além de criá-las, é fundamental se esforçar para realizá-las. Ficar parado esperando que elas se realizem por si só não adiantará nada. De nada adianta definir objetivos se você ficar sentado esperando que sejam atingidos por um milagre. Tudo requer empenho, dedicação e esforço. Por isso faça com que todas as suas novas ações levem ao seu objetivo de aprendizado da língua inglesa. Tenha calma e não desanime, afinal, você tem mais de 300 dias pela frente para realizar as suas metas de aprender inglês.
Até a próxima e bons estudos!
E você, já definiu suas metas de inglês para esse ano? Quais são elas? Conta pra gente nos comentários!
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Você precisa de SEO?
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
- análise do conteúdo ou da estrutura do site;
- Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
- Desenvolvimento de conteúdo
- Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
- Pesquisa de palavras-chave
- treinamento de SEO;
- experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
- Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
- Fundamentos da Pesquisa
- Como o Google rastreia, indexa e veicula conteúdo na Web.
- O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
- É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
- Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
- Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
- Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
- Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
- Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
- Qual é sua experiência no meu setor?
- Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
- Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
- Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
- Há quanto tempo você está no mercado?
- Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
- Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
- O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
- Quem são seus clientes?
- Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
- Quais outros canais de publicidade você usa?
- Quem são seus concorrentes?
- Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
- Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
- Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
- Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
- Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
- Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/ (indisponível em português).
Diretrizes úteis
- Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
- Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
- Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
- Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
- Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
- Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
- No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
- Tiver domínios de fachada.
- Colocar links para outros clientes nas doorways.
- Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
- Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
- Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
- Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
- Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
- Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Search Engine Optimization
Estoril, Belo Horizonte – MG – BR, 30494-170