O começo do ano é uma época de reflexão, né? É hora de colocar a limpo o que passou e fazer planos para os próximos meses que vem por aí. É tempo de relembrar como foi 2019 para avaliar o que precisa ser feito em 2020 para conquistar seus objetivos. “I’ll speak English in 2020!” / “I’ll learn English language in 2020!” (Vou aprender a falar inglês em 2020!). Aprender a língua inglesa é um dos exemplos clássicos de coisas que os brasileiros prometem fazer no ano seguinte, mas nem sempre acabam colocando em prática. Para isso, é preciso definir metas, pois elas são importantes para o sucesso total de fluência. Para ajudar no seu plano de aprender inglês, no post de hoje listamos algumas metas de inglês que você pode incluir na sua vida nesse ano novo e alavancar nos estudos! Confira!

Aprender inglês está na meta dos brasileiros para 2020

Segundo pesquisa recente promovida pelo app 7waves, o objetivo de aprender inglês saltou da 8ª para a 3ª posição nas metas dos brasileiros para 2020. Ainda de acordo com a pesquisa, neste ano o alvo é ter estabilidade no emprego e crescer na própria empresa através do aprendizado da língua inglesa, aliado a uma maior qualificação por meio de cursos on-line ou presenciais. 

Outro item da pesquisa, “Viajar nas férias”, também saltou da 9ª para a 2ª posição, o que também é refletido no aprendizado do inglês, já que por meio do intercâmbio há a chance de conhecer outros países e praticar o idioma.

É preciso definir metas de inglês e objetivos

Há três itens importantes que precisam ser definidos nas suas metas de inglês: primeiro você define exatamente aonde você quer chegar com seu inglês; depois você define quanto tempo deseja realizar esse objetivo, espera chegar lá (tente ser realista e não tão otimista) e, por fim, definir o que estudar para atingir aonde deseja chegar. Você precisa responder essas perguntas básicas, caso contrário você encontrará mais dificuldades e talvez perca tempo perambulando sem rumo e sem foco. Será através delas que você conseguirá definir as metas de inglês desse ano para seus estudos, tendo mais chance de sucesso.

Defina metas de inglês que possam ser alcançáveis

O objetivo de cada um pode ser o mais variado possível, desde compreender o que uma pessoa fala pessoalmente e diretamente a você a entender uma palestra acadêmica de um determinado assunto específico. O tempo de aprendizagem pode variar muito de acordo com seus objetivos  e sua dedicação, por isso você deve ter atenção quando for estabelecer as suas metas de inglês, para não traçá-las erroneamente. 

Você não pode querer, logo de cara, falar inglês com fluência, escrever um livro em inglês ou entender o noticiário em inglês. Isso acontecerá a longo prazo e não será concluído em apenas um ano de estudo. Agora, se você planejar, por exemplo, ler livros mensalmente, escrever textos básicos em inglês, entrar em chats e praticar o idioma semanalmente, entre outros, aí sim você estará no caminho certo. Porque, nesse caso, você estará colocando metas e objetivos que podem ser realizadas no seu dia a dia durante o ano. Elas é que irão te ajudar a realizar a meta maior, que é, de fato, a fluência. Metas com prazos superiores a um ano tende a ser pouco ou nada efetivo. Por isso que a grande maioria das nossas promessas de fim de ano #fail.

Portanto, definindo metas simples, que possam ser feitas diariamente ou semanalmente, vai ajudá-lo a avaliar se você está tendo resultados e a atingir os seus objetivos de longo prazo.

Metas de inglês para 2020

É fundamental que você se organize e arrume um tempinho na sua rotina para aprender inglês. Pode ser no intervalo do trabalho, antes de ir trabalhar ou até mesmo na volta para casa. Você decide qual o melhor horário, o que importa é estudar diariamente. 

Confira, a seguir, algumas metas de inglês para 2020. Vença o desânimo e coloque-as em prática! 

Antes de tudo, uma dica 

A primeira coisa a se fazer é: “meta para o dia x” – meta para 7 dias, duas semanas, um mês… Faça um planner. Em uma coluna você vai escrever “Meta”. Na outra você vai colocar: “Foi atingida?”.

Reading – Reduzir o meu tempo de leitura em x%

Se você é do tipo que passa horas tentando ler algo em inglês e encontra certa dificuldade, a leitura pode acabar se tornando maçante e você não conseguir assimilar muita coisa. Tente estabelecer uma meta do tipo “Daqui a uma semana eu quero reduzir o meu tempo de leitura em pelo menos em 10%”. Você verá que seu desempenho irá melhorar gradativamente.

Listening – Aumentar a velocidade do vídeo de x para y

Quem gosta de aprender inglês assistindo a vídeos, muitas vezes, tem o hábito de pausar, voltar a um diálogo ou colocar em uma velocidade reduzida para tentar entender o que foi falado. Se, por exemplo, você está assistindo aos vídeos na velocidade 0.5, estabeleça uma meta para assisti-los pelo menos na velocidade 0.75.

Writing – Diminuir a quantidade de palavras pesquisadas no Google translations em pelo menos x%

Há pessoas que já viciaram em traduzir tudo o que leem, mesmo sabendo mais ou menos o significado; dizem que é para ter certeza. Tente entender o contexto do que você está lendo, sem ter a preocupação de traduzir tudo o tempo todo. Estabeleça uma meta para diminuir a quantidade de palavras pesquisadas no tradutor em x% pelo prazo que você julgar necessário.

Speaking – Aumentar a prática de speaking semanal para x horas ou x minutos

Para sermos expert em qualquer coisa, necessitamos de prática. Com o inglês não é diferente. Você só atingirá a tão sonhada fluência se tiver disciplina no seu aprendizado. E praticar muito. Se hoje você está fazendo um speaking em 30 minutos, estabeleça uma meta para, pelo menos,  fazer uma hora de speaking por semana. 

Terminado o seu prazo estipulado, você vai consultar essa tabela e vai verificar se ela foi atingida ou não. Baseado nisso, você vai anotar no seu rodapé ações de melhoria para a próxima semana ou próximo mês.

Todo o seu planejamento de metas precisa ser executável. Se não for, vai passar semana após semana, você vai perceber que não está conseguindo executar o que você planejou. Isso vai gerar frustração, que vai gerar desânimo. E desânimo faz com que a maioria das pessoas desistam no meio do caminho. 

Conclusão

Como você pode observar, as metas de inglês são importantes para não lhe tirar do trilho. Elas ajudam a manter o foco no que realmente trará resultados para o que se deseja atingir. Além de criá-las, é fundamental se esforçar para realizá-las. Ficar parado esperando que elas se realizem por si só não adiantará nada. De nada adianta definir objetivos se você ficar sentado esperando que sejam atingidos por um milagre. Tudo requer empenho, dedicação e esforço. Por isso faça com que todas as suas novas ações levem ao seu objetivo de aprendizado da língua inglesa. Tenha calma e não desanime, afinal, você tem mais de 300 dias pela frente para realizar as suas metas de aprender inglês. 

Até a próxima e bons estudos!

E você, já definiu suas metas de inglês para esse ano? Quais são elas? Conta pra gente nos comentários!

banner-site_blog_-_2_artess