Finalmente chegamos em 2020, e já é possível prever tendências e que podem continuar sendo fortes nos anos seguintes. Neste novo ano, investir em áreas como cultura empresarial e tecnologia é uma opção que não prejudica o crescimento. Com a ajuda tecnológica, os mercados estão crescendo em uma velocidade assustadora, por isso os empreendedores precisam estar atentos e, claro, aproveitar. Se está em busca de novas ideias para expandir sua empresa e jogar com segurança – o que será fundamental para este e para os próximos anos –  você está lendo o post certo. Vamos falar sobre as tendências de mercado para 2020, que poderão fazer muito sucesso nos anos seguintes também! Confira!

Esteja atento às novas tendências

Tendo como base os principais indicadores e pesquisas do mercado atual, novas tendências surgiram e novas ideias se apresentam para o futuro. Com a concorrência cada vez mais acirrada e clientes cada vez mais exigentes, é fundamental ficar atento às tendências do empreendedorismo em 2020 para investir na sua empresa de forma assertiva. 

De fato, tudo tem se modificado rápido demais e com essas transformações, o mercado abre espaço para novas ideias. Além disso, não podemos negar que a  tecnologia também colabora e muito para que isso aconteça; então, os empresários, devem aproveitar-se disso. Essas tendências prometem vir com tudo e podem te ajudar a traçar um projeto de negócio mais sólido e com muito mais chance de sucesso. 

Identifique as melhores oportunidades

Certamente você já teve um panorama amplo da economia e sua perspectivas para 2020, mas essa visão geral não é suficiente, pois a realidade pode ser bem diferente, de acordo com a sua área de atuação. O empreendedorismo nasce de uma ideia inovadora, que deve ser transformada em um produto ou serviço economicamente viável – e que realmente resolva o problema do consumidor. Por isso o empreendedor deve estar sempre buscando eficiência e caminhos para inovar e crescer. 

Para encontrar sua ideia, você deve buscar as oportunidades que ainda não foram exploradas nas lacunas do mercado. Não precisa ser, necessariamente, uma invenção futurista ou 100% original: basta suprir as necessidades do consumidor de forma diferenciada. Grandes empresas como a Amazon, são ótimos exemplos em agregar valor através da tecnologia ao público do mercado em massa. A real oportunidade para o empreendedor está nos nichos, em que ele pode ser mais flexível e ágil.  

O que esperar do empreendedorismo em 2020?

Tempo, tecnologia e preocupação com os colaboradores são algumas das tendências para 2020. Veja o que você pode esperar do empreendedorismo em 2020:

Ganho com parcerias, mesmo sem conhecimento tecnológico

Muitos empreendedores com grandes ideias não sabem programar. E muitos especialistas em tecnologia também estão empreendendo, o que faz com que lhe sejam confiados o  desenvolvimento das tecnologias necessárias para transformar os sonhos dos primeiros em realidade. Eles podem ter as habilidades necessárias para a criação do produto, mas precisam da ajuda do lado das vendas e do marketing – área dominada por muitos outros profissionais.  

Maximização das operações pelo uso da tecnologia

Muitas equipes estão usando a tecnologia para maximizar suas operações. Essa é uma das formas pelas quais as empresas estão jogando com segurança. As ferramentas da economia de tempo, por exemplo, possibilitam que os empreendedores alcancem mais, com menos recursos. 

As melhorias de eficiência nos sistemas operacionais são uma ótima maneira da empresa permanecer segura enquanto se busca o crescimento.

Mais foco em cultura

O que faz um negócio prosperar são as pessoas. Por isso as empresas estão mais focadas em cultura. Ou seja, os empresários estão aprendendo sobre a criação de equipes diversas, destacando o melhor de seus colaboradores e criando um tipo de cultura de trabalho em que os melhores funcionários desejam ficar. 

Muitos empresários estão à procura de talentos, logo, a solução é investir no crescimento pessoal dos membros da equipe. Para isso, é necessário fornecer um ambiente de trabalho flexível, autonomia e remuneração baseada em desempenho para manter a motivação, como, por exemplo, participação nos lucros. 

Tendências de empreendedorismo em 2020

A seguir, confira, na prática, algumas das tendências de empreendedorismo para 2020:

Trabalho remoto e home office

Esse é um dos mercados que tem crescido bastante nos últimos anos. As empresas estão preferindo contratar pessoas para poder estarem trabalhando em suas próprias casas. Isso ajuda essas empresas nos custos por não ter que arcar como, por exemplo, com vale transporte e alimentação. O funcionário vai poder estar trabalhando do conforto de casa, fazer os próprios horários, e assim evitar estresse. E com isso ajuda e muito o trabalho a render mais. Entre outros benefícios, as empresas estão aderindo cada vez mais o modelo home office. Saber se adaptar, ser disciplinado e trabalhar de maneira independente são três qualidades que todo trabalhador deve desenvolver. 

Certamente, a probabilidade de aumento no número de empresas que contratem dessa forma será grande. Portanto, ter um negócio que possa gerenciar equipes de trabalhadores remotos ou conectar trabalhadores/freelancer para realizar trabalho home office pode ser uma ótima pedida para o empreendedorismo em 2020. 

Mercado Mobile

O mercado de vendas on-line está crescendo em uma velocidade incrível, especialmente no setor de mobile. Se você quer empreender de forma que a sua empresa ganhe destaque comercial e conquiste sempre novos clientes, investir no desenvolvimento de um app próprio será uma das principais tendências de empreendedorismo em 2020. É um terreno promissor para empresas de todos os tipos. Para você entender melhor o que estou falando, o Brasil possui atualmente mais de 230 milhões de celulares ativos. Contando smartphones, tablets e notebooks, a média é de 2/habitante. Precisa dizer mais alguma coisa? 

Omnichannel

Omnichannel ou multicanal, é um conceito de vendas em que a empresa se comunica com o seu público por diversos meios. Não existe a barreira do virtual e do físico, do atendimento formal ou da conversa através de redes sociais. Neste modelo, a empresa procura atuar no máximo de canais possíveis para estar a todo instante com o seu cliente; oferecendo suporte, qualidade nos produtos e inovações. Aqui não é necessário criar uma única estratégia de vendas. Elas podem ser testadas e ajustadas a todo momento. A ideia é uma atuação dinâmica, que acompanhe o ritmo do cliente. 

Várias empresas têm adotado essa prática, como a empresa de entregas Rappi. O app dá ao consumidor a possibilidade de pedir em casa qualquer produto desde comida até artigos para casa e remédios. Em um único aplicativo você pode comprar flores, um analgésico ou pedir uma pizza. 

Conclusão

Essas são algumas das principais tendências de empreendedorismo em 2020. Espero que após a leitura desse post você se sinta mais confiante para investir e consiga manter sua  empresa próspera. Que seja útil para guiar seus próximos passos em direção à independência financeira e à realização como empreendedor. 

Aposte suas fichas e mãos à obra para se tornar um empreendedor de sucesso! Boa sorte!

https://topenglish.com.br/franquias/?utm_source=blog

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias