Hoje em dia, cada vez mais pessoas são atraídas pela possibilidade de aprender outros idiomas. Enquanto isso, a expectativa de vida dos brasileiros e na maior parte do mundo também é crescente. Assim, aprender idiomas na melhor idade é algo cada vez mais comum.

Afinal, nem todo mundo tem a chance (ou a vontade) de estudar outras línguas durante a infância ou a juventude. Dessa maneira, a melhor idade é o período em que muitas pessoas finalmente encontram os recursos e/ou o tempo necessário para dedicar-se ao estudo de um idioma estrangeiro.

Entretanto, muitos idosos ainda ficam receosos de começar essa atividade já na terceira idade. Por isso, no post de hoje, vamos mostrar todos os benefícios desse aprendizado que, além de fazer muito bem para a saúde de quem está na terceira idade, também rende experiências e descobertas incríveis. Continue com a leitura!

Prevenção ou retardamento de doenças

O cérebro de uma pessoa bilíngue trabalha de forma fascinante. O processo praticamente instantâneo de decidir entre palavras de um ou de outro idioma é uma ginástica poderosa para o cérebro. Afinal, o bilíngue é capaz até mesmo de “apimentar” sua língua-materna com palavras ou expressões específicas do segundo idioma.

Dessa maneira, os cérebros das pessoas bilíngues tornam-se mais capacitados para processar informações. Como consequência, a massa cinzenta fica mais forte para prevenir o surgimento de doenças como o Alzheimer e a demência.

Experiência rica de aprendizado

Aprender uma nova língua envolve estudar estruturas gramaticais, tempos verbais, riqueza de vocabulário, e diversos outros elementos para que o estudante possa ter uma compreensão plena. Isso, por sua vez, também leva a um entendimento maior da própria língua materna.

Além disso, o estudo de idiomas demanda exercitar as quatro habilidades da língua, ou seja, o speaking, o reading, o listening e o writing. Cada habilidade tem seus “truques” e exigências, resultando em uma experiência complexa, dinâmica e recompensadora.

Convívio com pessoas diferentes

Para muitas pessoas na melhor idade, um dos maiores desafios é manter uma vida social ativa e conhecer novas pessoas. Os idosos, muitas vezes, ficam restritos à convivência familiar. Nesse sentido, estudar uma nova língua é uma oportunidade excelente de conhecer pessoas diferentes.

Da convivência em sala de aula, podem nascer grandes amizades! E esse benefício vai além dos colegas de sala. Afinal, falar outra língua possibilita a comunicação com estrangeiros, outro fator que pode possibilitar a formação de novos laços sociais.

Contato com outras culturas

Quem aprende uma outra língua abre as portas para um novo mundo, e essa vantagem não tem idade para ser aproveitada. Como mencionamos lá na introdução, estamos chegando a uma idade cada vez mais avançada, o que resulta em uma melhor idade rica, repleta de experiências e descobertas.

Nesse contexto, as viagens fazem parte da rotina de muitos idosos. Quando ele fala outro idioma, essas viagens tornam-se ainda mais recompensadoras, pois será possível mergulhar na cultura do país de maneira mais completa.

Mas o benefício da cultura é válido e recompensador também sem sair de casa! Saber outra língua permite que o idoso leia livros no idioma original, veja filmes com legendas originais ou até mesmo sem legenda, e conecte-se mais fortemente com músicas no idioma. Com todas essas opções, não vai sobrar tempo para o tédio!

Novas oportunidades e experiências de vida

O processo e o desafio envolvido no aprendizado de uma nova língua aprimora a criatividade, exercita o pensamento crítico, acelera a capacidade lógica, melhora o foco e levanta a autoconfiança. Afinal, trata-se de uma habilidade que exige muita dedicação.

Dessa maneira, aprender um novo idioma é, por si só, uma conquista enorme para alguém na melhor idade, que muitas vezes começa essa empreitada com um pé atrás, achando que não dará conta do recado. Portanto, quando ele perceber que é capaz e que a nova língua abrirá inúmeras portas para ele, os benefícios não têm preço.

Gostou de conhecer as vantagens de aprender idiomas na melhor idade? Quer mergulhar mais fundo no mundo do inglês e de outras línguas? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e descubra o mundo de oportunidades da Top English!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias