Para muita gente, a palavra marketing remete a grandes campanhas, de grandes corporações. Porém o marketing pode ser usado em todos os tipos de negócio, até mesmo os pequenos. Para alguns novos empreendedores, apenas preço baixo é o suficiente para atrair o consumidor, mas mal sabem eles que esta é uma estratégia de marketing, também conhecida como “promoção”. O marketing é um conjunto de táticas e métodos importantíssimos em um negócio e sem ele não há vendas de produtos ou serviços. Apesar de muitas pessoas saberem que é fundamental planejar todas as ações de divulgação de um empreendimento, muitas têm dúvidas na hora de decidir quais são as melhores estratégias para executar. Pensando nisso, este post vai dar 8 dicas simples de marketing que podem ser utilizadas no seu negócio em 2019, e que fazem bastante diferença nos resultados. Confira! 

Entendendo a estratégia de marketing

Não há como negar que o marketing já faz parte da vida da maioria das pessoas hoje em dia. Basta ter uma conexão com a internet para ser alvo de inúmeras campanhas. 

A ideia de criar uma estratégia já dá uma noção de que é preciso planejar antes de qualquer ação. Mas para ser bem-sucedida, deve ser mais do que uma preparação antecipada. Deve haver um acompanhamento constante para ter certeza de que os resultados esperados para cada uma das ações projetadas sejam realmente positivos e melhorados, caso necessitem de algum ajuste.

Podemos dizer, então, que estratégia de marketing nada mais é do que planejar com antecedência todas as ações de divulgação de uma marca, produto ou serviço e, consequentemente, atrair mais clientes. 

Como colocá-la em prática?

O que o empreendedor deve ter em mente é que não existe uma estratégia de marketing específica para cada empresa. O êxito dependerá de como ela será realizada, do seu público e do seu tipo de negócio. 

Independente de trabalhar online ou não, de ser um professor que dá aulas particulares ou possuir uma loja física, a propaganda deverá ser feita. Seja qual for a sua área de atuação, ter uma estratégia de marketing definida e implementada será essencial para que o seu negócio cresça e seja divulgado. Será a partir dessas ações que ele será conhecido por mais pessoas e, assim, atrairá mais clientes. E quanto mais reconhecido, mais chances de seus lucros aumentarem.

Sabemos que há uma forte concorrência no mercado, por isso você precisa mostrar para o público o que você tem para oferecer e, principalmente, fazer com que ele perceba a necessidade de adquirir o seu produto/serviço. E com algumas dicas simples de marketing  você conseguirá isso. 

É importante planejar suas ações de marketing porque você consegue pensar em estratégias de baixo custo, que sejam criativas e realmente voltadas para o seu público-alvo.

Saiba 8 dicas simples de marketing para utilizar no seu negócio em 2019

Todo empreendedor tem o desejo de ver a sua empresa crescendo e conquistando cada vez mais espaço no mercado. Separamos, a seguir, algumas dicas simples de marketing para serem utilizadas no seu negócio:

1) Tenha um bom Mailing

É muito importante para uma empresa, principalmente se ela ainda está sendo montada e precisa de divulgação, ter um número considerável de contatos por e-mail, endereços ou apenas telefone. Essa é uma boa maneira de manter a comunicação com seus clientes e ainda manter o engajamento dessas pessoas com sua marca, produto ou serviço.

Essa é uma ferramenta de grande alcance e que impacta um bom número de pessoas.

Por isso há a necessidade de estudar qual o seu público, o perfil e abrangência (local, regional ou nacional) e qual será a forma de contato mais viável. 

Você também pode fazer parcerias com outras empresas e, assim, todas podem ganhar um rico mailing em arquivo. Basta você se comprometer a dar seus contatos e ela fará o mesmo por você. No final, todos sairão ganhando.

2) Tenha um Blog 

O blog é uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas por quem quer atrair clientes e entregando conteúdo educativo e de qualidade. Clientes assíduos adoram saber das novidades por meio dele. Pode ser um blog gratuito, sem a necessidade de investir em ferramentas caras. 

Mesmo que você tenha um site da empresa, é legal ter um blog, pois você consegue escrever posts que respondam dúvidas diversas, desde as mais básicas até as mais técnicas, anunciar novidades e promoções em um estilo mais informal, como uma conversa com seu público e parceiros para estreitar relações. Lembre-se de assinar seu e-mail com o endereço do blog.

3) Busque credibilidade com o velho boca a boca

A boa e velha propaganda do boca a boca ganhou ares virtuais por meio das redes sociais. Nenhuma ferramenta de marketing possui tanta credibilidade quanto essa, afinal, não há nada melhor do que conseguir clientes quando um amigo fala para o outro dos seus produtos, sua empresa, seus serviços… Enfim, a principal vantagem é o aspecto da confiança, já que as pessoas tendem a confiar muito em quem já utilizou algo e está recomendando. Acaba criando uma imagem de que a satisfação gerada à pessoa que já utilizou o produto/serviço também pode ser estendida a ele.  

Mas lembre-se de que da mesma forma que falam bem da sua empresa, também podem falar mal. Por isso seja a propaganda boa ou ruim, procure tratar os seus clientes com igualdade de informações e serviços, buscando sempre por uma boa imagem do seu negócio.

4) Observe e guarde as opiniões online

Uma das dicas simples de marketing que você pode implementar na sua empresa é criar um espaço em seu site para os clientes falarem como foi a experiência com a compra do produto/serviço. Provavelmente você já deve ter lido algum texto de usuários falando a respeito. Por que não mostrar a outras pessoas o quanto o seu negócio é bom? Também pode ser divulgado no blog, se houver um. 

Você verá que isso trará um resultado de marketing positivo, atraindo nova clientela para a sua empresa.

5) Não dispense o tradicional cartão de visitas

Tenha sempre um cartão de visitas com você. Mesmo que pareça ultrapassado para muitos, saiba que é uma ótima maneira de ter em mãos uma importante ferramenta de marketing, tanto empresarial como pessoal. Porque por menor e mais simples que seja o seu produto/serviço, a ferramenta é uma maneira de valorizar o seu trabalho, é uma forma de você ser notado como um profissional. Além de ser uma fonte de divulgação da sua empresa. Não deixa de ser um marketing boca a boca, pois basta entregá-lo a alguns clientes e amigos para que divulguem. 

6) Promova ofertas e descontos, ofereça brindes

Seja em 2019 ou em qualquer outro ano, esta é considerada a dica de marketing mais útil de ser aplicada, afinal, quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Por isso, vez ou outra, diminua a margem de lucro de alguns produtos/serviços e promova promoções. Os brindes são sempre bem-vindos, sejam em produtos ou serviços ao estilo “pague um e ganhe outro”. O público se sente recompensado. Além de atrair novos clientes, você fidelizará antigos.

7) Invista em Redes Sociais

Em geral, as redes sociais são excelentes canais de comunicação com o público. Nos dias de hoje, é difícil encontrar alguém que não utilize algum desses canais. 

Para ser usada como uma estratégia de marketing, primeiramente você deve entender em que lugar sua persona está: Instagram, Facebook, LinkedIn, Snapchat, Twitter… Provavelmente as suas ações de marketing serão realizadas em mais de uma rede social. Só fique atento para não fazer muito esforço em locais em que você não tem muita visibilidade.

Não fique focado apenas em fazer propaganda de sua marca. É muito importante que você traga conteúdo que agregue valor para o usuário. 

8) Esteja atento à transformação digital

Antes o marketing era focado apenas em criar comunicações e campanhas para divulgação de produtos e serviços. Mas – não é novidade para ninguém – houve uma transformação gigantesca na maneira das pessoas se relacionarem, analisarem e comprarem produtos/serviços (agora tudo a um clique de distância). E isso faz com que haja a necessidade de transformação para o mundo digital por parte das empresas. 

Entretanto, alguns empreendedores acreditam que seus empreendimentos não precisam de ajustes, seja pelo nicho de atuação ou porte financeiro da empresa. O que eles não imaginam é que esse pensamento é ultrapassado e coloca o futuro do seu negócio em xeque, já que isso pode fazer com que oportunidades de crescimento sejam perdidas. 

A transformação digital é algo que deve ser feito de maneira contínua, sempre respeitando as particularidades de cada empresa. É uma prática que eleva o seu empreendimento a outro patamar.

Conclusão

E aí? Gostou de ficar sabendo dessas 8 dicas simples de marketing para utilizar no seu negócio em 2019? Espero que você perceba quais são as que se encaixam na sua empresa e possa colocá-las logo em prática.  

Sabemos que o marketing veio para ficar, portanto, esteja preparado para fazer com que a sua empresa consiga aproveitar as tendências e as facilidades de crescimento com o uso dessas ferramentas. Não se esqueça de que é muito importante medir tudo o que será feito no seu negócio, para ter a certeza de que você estará tendo retorno financeiro e que seu trabalho não está sendo feito em vão. 

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