O bom relacionamento é o grande diferencial para manter-se competitivo no mercado. E o que você, empreendedor/franqueado, precisa compreender desde o início é que a empatia é a chave para o sucesso do seu negócio. 

Atualmente, o cliente deseja praticidade e eficiência nos atendimentos e não tolera muitas falhas, já que as opções de produtos/serviços semelhantes ou relacionados são muitas. Tendo esse fato em mente, no post de hoje, listamos quatro dicas de atendimento que podem alavancar o seu negócio. Continue a leitura!

Use a empatia para conquistar e manter clientes

Foque no seu cliente, pense nele ou, melhor ainda, coloque-se no lugar dele. Esse “autoexame” ajuda muito na hora de planejar o tipo de abordagem empática que o seu público merece receber.

Use sempre a sinceridade para fidelizar seus clientes, principalmente se você não cumpriu o que foi prometido por algum caso fortuito. Ao admitir a falha e explicar detalhadamente o que será feito para resolver o problema, seu público reconhecerá essa atitude.

Surpreenda seus clientes

Utilize o brainstorming para incitar a criatividade da equipe, com o intuito de  extrapolar as expectativas do cliente. Pegue-o de surpresa e a marca será lembrada por bastante tempo. Um excelente exemplo que as empresas norte-americanas utilizam é enviar, por e-mail, um cartão de aniversário personalizado. Descubra o que o seu público queira, mas não imagina receber!

Ligue no dia seguinte para saber se o cliente está satisfeito com o atendimento/serviço — atitudes desse tipo fazem ele se sentir especial. Isso evita impressões negativas, que podem ser disseminadas através de comentários desagradáveis pela web ou pelo boca a boca.

Foque no longo prazo

Para ter um relacionamento de longo prazo com o cliente, é preciso criar vínculos desde o primeiro encontro. Causar uma boa primeira impressão é fundamental, pois sem um bom começo a relação tende a não durar muito. Demonstrar receptividade, saber ouvir e dar atenção são atitudes que prolongam a relação com o cliente e favorecem a sua marca.

Assim, no momento em que ele estiver escolhendo entre seus produtos/serviços e os da concorrência, esse certamente será um fator de desempate. A confiança estabelecida durante o processo de atendimento fará com que seus clientes retornem e te indiquem para outras pessoas. 

Estabeleça um pós-venda eficiente

A resolução de problemas é o ponto principal. Pode ser que o cliente tenha algum problema após adquirir o produto, ou que necessite de uma informação que esqueceu de obter durante o fechamento do negócio. Para isso, é necessário que a equipe esteja devidamente capacitada para sanar as ocorrências com eficiência.

Uma dica interessante para satisfazer o cliente é ter uma lista com a data da compra do produto/serviço e com uma previsão de troca ou término. Considerando um curso de idioma, por exemplo, que tal entrar em contato com o cliente perto da data de encerramento para oferecer novos cursos com descontos atrativos, por exemplo?

Esperamos que as dicas de atendimento listadas neste post possam ser absorvidas na gestão de atendimento ao cliente da sua franquia. Lembre-se que é preciso ter dedicação e cautela nesse processo — afinal, estamos lidando com pessoas, e cada uma tem seus desejos e preferências individuais.

E então, gostou do post de hoje? Para continuar aprimorando cada vez mais seu serviço e o sucesso da sua franquia, aproveite para conferir também nosso post apresentando o segredo das franquias de sucesso no Brasil!

 

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