Não há como fugir da realidade: guardar dinheiro é fundamental para começar um negócio. Afinal, não basta ter uma grande ideia sem que haja um capital mínimo disponível para iniciar as atividades. Contudo, é comum que os empreendedores não disponham de imediato de todo o investimento necessário para tirar uma ideia do papel.

Por essa razão, além de fazer um planejamento básico, conhecendo bem tudo aquilo que o negócio vai demandar, é importante adotar algumas medidas que ajudarão na formação de capital próprio. Outra etapa que também não deve ser ignorada é a captação de investimento de terceiros.

Confira, a seguir, 5 dicas para guardar dinheiro e abrir seu negócio próprio:

Registre as despesas

É praticamente impossível economizar sem que se tenha controle sobre os gastos diários. Organizar as finanças sem saber exatamente o quanto se gasta por mês é um erro básico que impede que o poupador de aumentar as suas reservas.

Quem deseja abrir um negócio deve começar imediatamente a fazer o controle financeiro. Para tanto, pode utilizar, pelo menos, 2 opções:

  • Arquivar todos os comprovantes de transações, anotando cada delas em uma planilha de gastos.

  • Fazer uso de alguma ferramenta de controle financeiro que busca as movimentações bancárias, e, dessa forma, promover o monitoramento.

Determine metas

Tendo como premissa que o empreendedor dimensionou o seu custo mensal, agora, sim, é possível estabelecer metas para as despesas, separando-as, por exemplo, por categorias:

  • Gastos essenciais: todos aqueles custos inerentes ao dia a dia para alimentação, transporte, habitação etc. Eles devem consumir, no máximo, 50% da renda.

  • Prioridades financeiras: caso o empreendedor esteja endividado, a prioridade deverá ser a de liquidar as dívidas. Se não possui débitos pendentes, deve poupar para o futuro. De todo o modo, recomenda-se que reserve 15% da renda para essa categoria.

  • Estilo de vida: são os gastos referentes aos hobbies e às atividades de lazer, tais como academia, salão de beleza e compras no shopping. Esses costumes não devem ultrapassar 35% do valor total da renda.

Conte com a ajuda de incubadoras

Para as startups, vale a pena contar com a estrutura das incubadoras — instituições ligadas, geralmente, a universidades e que prestam apoio a empreendedores iniciantes. As incubadoras fomentam a criação e o desenvolvimento de pequenas empresas ao conceder algum tipo de infraestrutura e assessoramento jurídico, por exemplo.

Busque agências de fomento

Para a captação de capital, uma oportunidade a ser explorada são as agências de fomento, organizações que fornecem os recursos ditos não reembolsáveis ou de fundo perdido. Tratam-se de instituições ligadas ao governo que trabalham com editais ou chamadas e fornecem linhas de crédito a juros muito baixos — ou até mesmo nulos. Finep, Fapesp, Senai, CNPQ e agências de apoio à pesquisa são alguns exemplos.

Corra atrás de investidores

Com maior presença no mercado de startups, o investimento de anjos e fundos de capital semente pode ser obtido quando o negócio já está em um nível mais amadurecido. É bem pequeno o número de empresas que captam esse dinheiro, pois é preciso comprovar um altíssimo potencial de crescimento.

Nesses casos, ao avaliar possibilidades concretas de lucro, os patrocinadores investem, em média, de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

E então, o que você achou dessas dicas para guardar dinheiro? Como anda o seu projeto de abrir um negócio próprio? Deixe um comentário e compartilhe as suas ideias com a gente!

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

2 respostas

  1. é eu vi um conteúdo no youtube bem interessante que fala algo parecido com isso que mostra no conteúdo alguem poderia me dizer se estou certo?clique no meu nome que vocês poderão ver o video que estou falando
    se não tiver nada haver desculpa ai galera vlw?
    até mais e parabéns pelo belo e estruturado site,deus ilumine a cada dia seus projetos e por favor nucna deixe de lado vlw?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias