Investir em uma franquia é uma excelente opção para abrir seu próprio negócio. Afinal, em vez de começar do 0, uma franquia já vem com nome, reputação e plano de marketing, entre outros elementos que vão te ajudar a conquistar o sucesso.

Mas, para que isso aconteça, é essencial que você conheça muito bem a franquia em que está investindo e que o franqueador ofereça o suporte e as informações necessárias.

Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos as 7 perguntas que você deve fazer ao franqueado para se tornar um empreendedor bem-sucedido. Acompanhe:

Qual é o capital inicial necessário para abrir uma franquia?

Há um valor pré-determinado de abertura de franquia, que será pago ao franqueador. Entretanto, esse não é o único dinheiro que você investirá. É preciso levar em conta também os gastos com o ponto, marketing, contratação e equipamento, por exemplo. Você deve conhecer todos esses valores para que, assim, possa ter certeza de que é possível investir na franquia.

Em quanto tempo eu começarei a ter retorno sobre o investimento?

É claro que cada franquia é, de certa forma, diferente, e você pode ter mais ou menos sucesso do que seus colegas empreendedores. Mesmo assim, é muito importante que o franqueador disponibilize dados concretos sobre os lucros das demais franquias para que você possa verificar quanto tempo demorará para começar a ter um retorno sobre o investimento e se preparar para esse período de forma adequada.

Quantas franquias existem?

Conhecendo quantas franquias existem e onde elas estão, é possível ter uma noção do alcance e da força da marca. Verifique, também, se o número de franquias está aumentando ou diminuindo e evite abrir seu ponto muito próximo a um já existente para evitar a concorrência forte e a divisão da clientela.

Como é feito o marketing da franquia?

O plano de marketing da franquia varia muito de uma empresa a outra, mas, de modo geral, o empreendedor paga uma taxa de marketing ao franqueado que, assim, torna-se responsável pela divulgação da sua loja.

Mas é importante verificar se esse marketing realmente está alcançando seu público-alvo. Em alguns casos, a divulgação é focada em apenas uma região, podendo deixar algumas franquias de fora! Informe-se, também, sobre as possibilidades de você planejar ações de marketing apenas para a sua franquia, como promoções e campanhas.

Quais são as regras do ponto comercial?

As limitações do ponto de venda escolhido e o valor do aluguel podem influenciar na sua lucratividade enquanto franqueado. Por isso, é essencial verificar quais são as regras referentes ao espaço de venda:

  • Quais itens são obrigatórios?

  • Como o letreiro deve ficar posicionado?

  • E a disposição dos produtos, tem normas específicas?

Lembre-se de que todos esses elementos devem, sempre, serem pensados em relação às vendas e à experiência do cliente.

Posso abrir mais franquias?

Cada franquia apresenta suas próprias especificações quanto ao empreendedor que quer expandir e abrir mais de uma franquia da empresa. Algumas, por exemplo, só permitem uma nova franquia em um raio de alguns quilômetros, enquanto outras só liberam um novo espaço em outra cidade.

Se, no contrato, isso não vier determinado, pergunte e tire todas as suas dúvidas. Afinal, se você conquistar o sucesso com essa franquia, com certeza vai querer crescer!

Qual e como é o suporte oferecido?

O franqueador, a princípio, deve sempre oferecer um suporte ao franqueado. Se você não estiver alcançando os resultados esperados, por exemplo, é importante que possa conversar com o franqueador para que vocês, juntos, possam verificar — e solucionar — o que está acontecendo.

Mas como será esse apoio? Pessoalmente, por e-mail, por telefone? E qual é a política do franqueador quanto ao treinamento de funcionários e aos cursos de reciclagem? Tudo isso deve ser esclarecido pelo franqueador antes do fechamento do contrato.

Com essas informações, você tem tudo para se tornar um empreendedor de sucesso. Continua com dúvidas sobre o assunto? Então, deixe um comentário!

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias