Muitos empreendedores optam por abrir uma franquia porque acreditam que é a melhor forma de iniciar o seu próprio negócio. Sem dúvida, é importante contar com apoio, orientação e, principalmente, com um nome já conhecido no mercado. Porém, antes de decidir por abrir uma franquia, é fundamental que esse candidato analise uma série de fatores e esclareça todas as suas dúvidas. Somente assim, é possível fazer a escolha certa e investir de forma segura. Conheça agora as dúvidas mais comuns dos novos empreendedores:
Qual é o investimento inicial?
A primeira pergunta está relacionada ao investimento inicial para abrir uma franquia. Nesse caso, é preciso considerar todos os custos envolvidos, como:
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Aluguel do ponto comercial;
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Aquisição de equipamentos;
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Instalações;
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Estoque;
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Royalties;
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Capital de giro;
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Taxas estipuladas pela franqueadora.
Com esse cálculo é possível avaliar se os recursos financeiros disponíveis são suficientes. O mais recomendado é que não haja um grande endividamento nesse momento, normalmente com a tomada de empréstimos bancários.
Qual é o faturamento e a margem de lucro?
Outra questão a ser respondida pela franqueadora é em relação ao faturamento médio de cada unidade,custos operacionais e também a margem de lucro líquido. Assim, o empreendedor pode avaliar o prazo para retorno do investimento, bem como se o rendimento mensal é realmente interessante.
Qual é a reputação e a credibilidade da marca?
A reputação e a credibilidade da rede também são questões a serem analisadas antes de abrir uma franquia. Além do tempo de atuação no mercado, é necessário pesquisar possíveis reclamações de clientes e de outros franqueados a fim de confirmar o profissionalismo e a idoneidade da franqueadora.
Como é o suporte da franqueadora?
É essencial saber quais são as responsabilidades da franqueadora e como é o suporte oferecido por ela. Em alguns casos, há auxilio para:
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Escolha do ponto comercial e abertura formal da empresa;
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Escolha dos fornecedores fixos;
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Definição da logística;
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Formação de preços;
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Propaganda e marketing;
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Softwares de gestão;
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Consultoria comercial.
Um quesito determinante envolve o suporte (ou não) da rede na formação e na preparação da nova equipe, ou seja, na seleção e capacitação dos colaboradores. É preciso lembrar que a qualidade do capital humano é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Como é o treinamento para o franqueado?
Outro aspecto importante é o treinamento previsto para os novos franqueados. Assim, é importante verificar o planejamento da rede, conteúdo, duração e a parte prática, de modo que haja tempo e condições para assimilar todos os processos e as peculiaridades do negócio.
Quais são as cláusulas do contrato e as regras de renovação?
Como todo documento legal, é preciso ler com atenção todas as cláusulas do contrato e, em especial, o período de validade e as regras para renovação, já que algumas redes cobram taxas adicionais e estipulam novas condições.
Qual é o perfil ideal do franqueado?
Muitas redes definem um perfil ideal para seus franqueados, considerando as caraterísticas da empresa, as competências específicas de gestão e de liderança, as experiências anteriores como empreendedor e as condições financeiras.
Por isso, é importante conhecer as exigências da franqueadora e então realizar uma autoanálise para confirmar se realmente existe compatibilidade com esse perfil e se você se identifica com a marca.
Qual é o nível de satisfação dos outros franqueados?
Um bom indicador sobre a gestão da rede é o nível de satisfação de seus franqueados. Antes de tomar qualquer decisão, é adequado conversar com os ativos e também com aqueles de deixaram a franquia.
Nesse caso, a franqueadora deve disponibilizar essas informações por meio de uma lista com o contato desses empreendedores.
Você está pensando em abrir uma franquia? Compartilhe com a gente quais as suas principais dúvidas!
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2 respostas
Eu não fazia ideia de que era tão caro abrir uma franquia do Habibs… Adeus pro meu sonho, pelo menos por enquanto…
Sinto muito pela frustração. Porém, pode abrir uma Top English.
Abraço.