Muitos empreendedores optam por abrir uma franquia porque acreditam que é a melhor forma de iniciar o seu próprio negócio. Sem dúvida, é importante contar com apoio, orientação e, principalmente, com um nome já conhecido no mercado. Porém, antes de decidir por abrir uma franquia, é fundamental que esse candidato analise uma série de fatores e esclareça todas as suas dúvidas. Somente assim, é possível fazer a escolha certa e investir de forma segura. Conheça agora as dúvidas mais comuns dos novos empreendedores:

Qual é o investimento inicial?

A primeira pergunta está relacionada ao investimento inicial para abrir uma franquia. Nesse caso, é preciso considerar todos os custos envolvidos, como:

  • Aluguel do ponto comercial;

  • Aquisição de equipamentos;

  • Instalações;

  • Estoque;

  • Royalties;

  • Capital de giro;

  • Taxas estipuladas pela franqueadora.

Com esse cálculo é possível avaliar se os recursos financeiros disponíveis são suficientes. O mais recomendado é que não haja um grande endividamento nesse momento, normalmente com a tomada de empréstimos bancários.

Qual é o faturamento e a margem de lucro?

Outra questão a ser respondida pela franqueadora é em relação ao faturamento médio de cada unidade,custos operacionais e também a margem de lucro líquido. Assim, o empreendedor pode avaliar o prazo para retorno do investimento, bem como se o rendimento mensal é realmente interessante.

Qual é a reputação e a credibilidade da marca?

A reputação e a credibilidade da rede também são questões a serem analisadas antes de abrir uma franquia. Além do tempo de atuação no mercado, é necessário pesquisar possíveis reclamações de clientes e de outros franqueados a fim de confirmar o profissionalismo e a idoneidade da franqueadora.

Como é o suporte da franqueadora?

É essencial saber quais são as responsabilidades da franqueadora e como é o suporte oferecido por ela. Em alguns casos, há auxilio para:

  • Escolha do ponto comercial e abertura formal da empresa;

  • Escolha dos fornecedores fixos;

  • Definição da logística;

  • Formação de preços;

  • Propaganda e marketing;

  • Softwares de gestão;

  • Consultoria comercial.

Um quesito determinante envolve o suporte (ou não) da rede na formação e na preparação da nova equipe, ou seja, na seleção e capacitação dos colaboradores. É preciso lembrar que a qualidade do capital humano é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Como é o treinamento para o franqueado?

Outro aspecto importante é o treinamento previsto para os novos franqueados. Assim, é importante verificar o planejamento da rede, conteúdo, duração e a parte prática, de modo que haja tempo e condições para assimilar todos os processos e as peculiaridades do negócio.

Quais são as cláusulas do contrato e as regras de renovação?

Como todo documento legal, é preciso ler com atenção todas as cláusulas do contrato e, em especial, o período de validade e as regras para renovação, já que algumas redes cobram taxas adicionais e estipulam novas condições.

Qual é o perfil ideal do franqueado?

Muitas redes definem um perfil ideal para seus franqueados, considerando as caraterísticas da empresa, as competências específicas de gestão e de liderança, as experiências anteriores como empreendedor e as condições financeiras.

Por isso, é importante conhecer as exigências da franqueadora e então realizar uma autoanálise para confirmar se realmente existe compatibilidade com esse perfil e se você se identifica com a marca.

Qual é o nível de satisfação dos outros franqueados?

Um bom indicador sobre a gestão da rede é o nível de satisfação de seus franqueados. Antes de tomar qualquer decisão, é adequado conversar com os ativos e também com aqueles de deixaram a franquia.

Nesse caso, a franqueadora deve disponibilizar essas informações por meio de uma lista com o contato desses empreendedores.

Você está pensando em abrir uma franquia? Compartilhe com a gente quais as suas principais dúvidas!

 

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