Primeiramente, você sabe o que é listening? Se não, vamos explicar rapidamente: listening nada mais é do que a habilidade de ouvir uma língua estrangeira e compreender o significado do conteúdo. Parece algo simples, não é mesmo? Entretanto, adquirir essa competência é uma tarefa trabalhosa para muitos estudantes. E sendo fundamental para o domínio do idioma, conseguir captar o inglês dito é tão importante quanto a habilidade de escrever e de falar.

Neste post, vamos te mostrar como melhorar o listening por meio de alguns passos simples e eficazes. Acompanhe:

Veja filmes e seriados na língua nativa

Esta tarefa é fácil. Sabe aquele seriado que você ama e não perde a oportunidade de ver várias vezes, mesmo sendo capítulos repetidos? Pois, então, ele será um forte aliado neste processo.

Comece a notar as expressões básicas de um diálogo, como cumprimentos e despedidas, repetindo os termos em voz alta. Para facilitar o processo, dê pause e repita a frase quantas vezes for necessário.

Vale ainda ficar atento as frases coloquiais e gírias, pois assim como os brasileiros, os estrangeiros têm expressões idiomáticas e bordões próprios da língua.

Cante músicas em inglês

Sempre têm aquelas músicas que grudam na cabeça e que escutamos milhares de vezes, certo? E quando menos percebemos, estamos cantarolado a letra perfeitamente. Que tal, então, prestar mais atenção no conteúdo da música e usar isso como um ponto a favor do seu aprendizado?

Comece a reparar mais nas expressões e nos respectivos significados e, claro, continue cantando, afinal, a repetição apresenta-se como um método útil nesse processo.

Use recursos on-line

Ainda está pensando como melhorar o listening? Então, aqui vai mais um passo: use e abuse de plataformas on-line. Talvez você ainda não saiba, mas existem inúmeros canais de escuta que provavelmente vão ajudá-lo na missão de aperfeiçoar o listening.

E não para por aí: muitos desses canais são totalmente gratuitos. Basta acessá-los e dar o play. Fácil, prático e econômico, esse recurso será uma mão na roda para o seu aprendizado.

Converse com gringos

Parece uma dica um tanto quanto óbvia, não é mesmo? Contudo, muitos estudantes de inglês simplesmente esquecem desse exercício. Caso você não tenha nenhum conhecido que seja de outra nacionalidade, entre em sites e portais que tem esse propósito.

Enquanto o estrangeiro te ajudará a lidar com o inglês, você auxiliará no português. E o mais legal: além de conhecer novas pessoas, todo o esquema da conversação será decidido por vocês.

Decore diálogos curtos

Pode ser vendo programas ou lendo livros. Adote a prática de decorar minidiálogos, garantindo assim o aperfeiçoamento da habilidade de escuta. Inicialmente, tente decorar trechos mais simples e com menos palavras. Conforme sua habilidade de listening for aprimorando, insira expressões mais complexas na sua lista. Mas lembre-se de que esse deve ser um passo gradual. Então, nada de pressa, OK?

Como você pôde perceber, existem várias estratégias para ajudá-lo na missão de desenvolver a habilidade do listening. O essencial é acreditar no seu potencial e, claro, apostar constantemente no hábito de trabalhar com estes recursos, pois como dizem, “a prática leva à perfeição”.

O que você achou das dicas de como melhorar o listening? Há mais algum passo que você considere importante nesse processo? Compartilhe sua opinião conosco.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias