Sabemos que o mercado de trabalho está extremamente competitivo e, por causa disso, muitos profissionais estão sentindo a necessidade de se qualificar cada vez mais para  garantir uma vaga no emprego dos sonhos. Uma boa alternativa para aprimorar o currículo é fazer um curso de graduação do exterior, que não é só uma excelente opção para aqueles que querem aprimorar o currículo, mas também pela possibilidade de crescimento pessoal com a convivência de novas culturas.

Grande parte das pessoas que decide estudar em outro país, se depara com a dificuldade de não saber por onde começar. Para te ajudar, mostraremos o que é preciso fazer para que essa experiência seja enriquecedora. Acompanhe! 

Importância do planejamento

O primeiro passo e, talvez, o mais importante de todos para o sucesso da sua viagem é o planejamento. É nessa hora que você definirá basicamente tudo e verá quais são as possibilidades reais de se fazer um curso no exterior. Veja alguns pontos que você precisa observar: 

  • Objetivo: qual o curso você pretende efetivamente fazer no exterior? Quais as suas pretensões quando finalizar o curso? Aqui você precisa analisar quais serão as oportunidades que você poderá alcançar com o novo curso como um novo cargo, um novo emprego, um salário melhor, aprender um novo idioma, etc.
  • Custos: é importante saber que fazer um curso no exterior envolve alguns gastos também com a moradia, passagem, alimentação e custos adicionais para conhecer outros países. Você precisa pensar em tudo o que provavelmente gastará e ainda adicionar despesas extras que sempre surgem. E claro, o planejamento financeiro precisa ser feito com a moeda do país.
  • Período: você precisa saber quanto tempo será necessário ficar em outro país, levando em consideração seus compromissos aqui no Brasil. Para quem tem emprego, por exemplo, deverá planejar o período de ausência de acordo com o combinado com a empresa.

Pesquisa de instituições 

Depois de analisar seus objetivos, o quanto poderá investir e o período da sua permanência, o próximo passo é pesquisar as instituições que ofereçam o curso que chegue mais próximo dos seus interesses. 

Faça uma lista geral com as melhores instituições, verificando o custo-benefício e, após isso concluído, comece a analisar as disciplinas dos cursos, quais os requisitos para que você estude em cada uma delas, os preços, se são cursos que possuem reconhecimento no Brasil, período,  etc. 

É imprescindível que a escolha seja feita com muita cautela. Lembre-se de que é um investimento alto e, portanto, é preciso estar seguro com sua decisão final. 

Atenção à burocracia 

Essa é a hora mais estressante para quem pretende fazer uma graduação no exterior. Como você já deve imaginar, vários documentos são solicitados, tanto para entrar e permanecer no país, como para conquistar uma vaga na instituição de ensino. Abaixo listamos alguns dos que são pedidos: 

  • Passaporte;
  • Visto;
  • Histórico escolar e/ou diploma;
  • Carta de recomendação;
  • Comprovantes financeiros;
  • Carteira de vacinação;
  •  Carteira de seguro de saúde.

Gostou do nosso artigo? Tem mais alguma dúvida sobre como fazer uma graduação no exterior? Então, deixe o seu comentário!

Chamadas Sociais

1. Você sabe o que é preciso para fazer uma graduação no exterior? Não? Então, leia o nosso artigo e saiba mais!

2. Saiba tudo o que você precisa para fazer uma graduação no exterior e aprenda a se planejar no nosso artigo de hoje!

3. Documentação, planejamento e curso. Saiba tudo sobre estes tópicos e como eles podem te ajudar a fazer uma graduação no exterior!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias