O uso do verbo to be é um dos primeiros conteúdos a serem ensinados ao entrar em um curso de inglês. Afinal, ele é muito importante para o conhecimento da língua e aparece constantemente em diversos contextos. No entanto, muitas pessoas apresentam dúvidas quanto a sua utilização e acabam tendo dificuldades ao longo do aprendizado.
Por isso, nesse post você vai saber mais sobre o verbo to be e sanar todas suas dúvidas quanto ao assunto. Confira!
Qual a tradução do verbo to be?
O verbo to be pode ser traduzido como ser/estar no português. Além disso, é usado para indicar o estado do tempo e a idade, por isso, assim como muitos outros termos em línguas estrangeiras, não podemos traduzi-lo ao pé da letra. É sempre preciso observar o contexto em que ele está inserido para entender seu significado. Observe alguns exemplos:
- I am hungry (Eu estou com fome);
- You are a great student (Você é um ótimo aluno);
- It is cold today (Está frio hoje);
- She is 13 years old (Ela tem 13 anos de idade).
Como conjugar o verbo?
A conjugação do verbo to be no simple present pode gerar dúvidas devido a sua maior especificidade. Entretanto, é preciso saber basicamente que ele possui três flexões nesse tempo verbal: “am”, “is” e “are”. Sendo que, para a segunda pessoa, tanto do singular quanto do plural, utiliza-se “are”.
Observe:
- I am
- You are
- He/she/it is
- We are
- You are
- They are
Além das maneiras convencionais de escrita do verbo to be, ele também possui formas contraídas, que são mais informais, mas não alteram o sentido da frase. São elas:
- I’m
- You’re
- He’s/ She’s/ It’s
- We’re
- You’re
- They’re
Como é o uso do verbo to be em outros tempos verbais?
O verbo “to be” é irregular, por isso, ele não possui apenas uma conjugação para todas as pessoas. Desse modo, no simple past, por exemplo, sua flexão é:
- I was
- You were
- He/ She/ It was
- We were
- You were
- They were
Já no past participle, o uso do verbo to be ocorre com a conjugação “been” e nos tempos verbais que exigem o gerúndio, basta acrescentar o –ing, transformando-o em “being”.
Quais são as diferenças entre o modo afirmativo e o negativo?
Uma dúvida também muito comum é quanto às diferenças entre a formação das frases afirmativas e negativas. Contudo, para entendê-las, é necessário apenas atentar-se à sua estrutura.
Frases afirmativas
As sentenças afirmativas são formadas por meio da estrutura: pronome pessoal + verbo to be + complemento. Exemplos:
- She is the best person that I know (Ela é a melhor pessoa que eu conheço);
- You were at home yesterday (Você estava em casa ontem).
Frases negativas
Para formular frases negativas é preciso acrescentar o “not” ― que funciona como o “não” em português, depois do verbo.
Vale ressaltar ainda a existência das formas contraídas, geradas pela junção entre o verbo to be e o not. Elas são as mais utilizadas, mas caso a intenção seja dar mais ênfase ao estado negativo da sentença, pode-se utilizar o verbo separado do advérbio de negação. Exemplos:
- I am not american (Eu não sou americana);
- She isn’t a doctor (Ela não é médica);
- We aren’t good students (Nós não somos bons alunos);
- He wasn’t home (Ele não estava em casa);
- They weren’t at the party (Eles não estavam na festa).
Como fazer perguntas com o verb to be?
Por fim, fazer perguntas com esse verbo também é algo simples e que exige apenas o conhecimento da estrutura frasal. Sendo assim, utiliza-se o verbo to be antes do sujeito da oração, estabelecendo a ordem: verbo to be + pronome pessoal + complemento.
Exemplos:
- Are you a manager? (Você é um gerente?);
- Am I pretty? (Eu estou bonita?).
Como foi possível perceber, conhecer o uso do verbo to be é essencial para o entendimento da gramática básica inglesa. Portanto, seu aprendizado deve ser priorizado logo no início, exigindo muita dedicação do aluno e utilização de técnicas para aprimorar os estudos e alcançar a tão sonhada fluência no idioma.
Tirou suas dúvidas sobre o assunto e quer aprender mais? Então, entre em contato com a Top English!