Tudo indica que a crise econômica que atingiu o Brasil em 2015 será ainda maior neste ano. Com a recessão, muitas pessoas consomem menos e desistem até mesmo da ideia de abrir um negócio. Mas, apesar desse cenário nada otimista, este pode, sim, ser um ótimo ano para quem deseja começar o próprio empreendimento. Especialistas comentam que é em momentos como este, no qual os setores financeiros diminuem investimentos, que as empresas iniciantes conseguem deslanchar.

Mas se mesmo assim você ainda tem dúvidas quanto a abrir ou não o seu negócio, então está no lugar certo. Neste post, separamos algumas dicas para te ajudar a dar o pontapé inicial na sua empresa. Confira:

Um bom ano para começar a empreender

Muitos ainda acreditam que, para criar um negócio, é preciso ter uma ideia inovadora e muito dinheiro. Mas isso, na verdade, é um mito.

Uma inovação pode até ser uma grande oportunidade, no entanto, também existem possibilidades que podem ser exploradas em setores comuns — um exemplo é abrir um restaurante em um local com pouca oferta do serviço. Também não é preciso ter muito capital disponível, já que muitas empresas são abertas com a ajuda de investidores.

Outro ponto interessante é que, com o lançamento do programa “Bem Mais Simples”, em 2015, houve a diminuição da burocracia na abertura de micro e pequenas empresas.

4 dicas para abrir o seu negócio

Defina exatamente o que a empresa vai oferecer

Para abrir um negócio, é muito importante saber como a nova empresa vai atuar e que tipos de produtos e serviços serão oferecidos. Sendo assim, é preciso estruturar um plano de negócios, que serve como um guia de soluções e os seus respectivos preços.

Faça uma pesquisa de mercado

Antes de abrir as portas do seu negócio, o empreendedor deve entender como funciona o mundo do negócio em que ele pretende atuar. Por isso, ele deve fazer uma análise do mercado. Essa pesquisa é uma ferramenta de orientação importante para a tomada de decisões, uma vez que por meio dela o dono do empreendimento pode identificar fatores que vão impactar seu negócio — como a localização e o perfil do consumidor. Além disso, você vai entender as estratégias usadas pelos seus concorrentes.

Desenvolva um diferencial de serviço

Definidos os serviços, analisados os concorrentes e construído o plano de negócios, o seu negócio já estará a meio caminho do sucesso. No entanto, também é preciso criar e desenvolver o diferencial da sua empresa. Essa diferenciação vai permitir que o seu empreendimento tenha táticas de vendas exclusivas, pensadas especialmente para os seus clientes.

Considere o modelo de franquias

Outra boa oportunidade de negócio são as franquias. Atualmente, muitos empreendedores preferem abrir um negócio desse tipo, pois as marcas já têm um nome estabelecido no mercado e, também, uma clientela fiel. Mas, para abrir uma franquia, é necessário fazer uma análise do mercado. Uma das principais dicas nesse momento é pesquisar o suporte que a marca oferece ao franqueado.

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