Nesse período de pandemia, uma das principais medidas adotadas pelas empresas foi solicitar aos seus profissionais que trabalhassem à distância – o home office. Apesar de ser o sonho de algumas pessoas, para outras pode ser um pesadelo, se não houver nenhum tipo de organização. Pois nem todos informam, na prática, como estabelecer um ambiente de trabalho em casa. Se você é autônomo, ou se a sua empresa solicitou que você trabalhasse nessa modalidade e, de repente, sem qualquer treinamento, você teve que estabelecer um ambiente de trabalho em sua casa, leia esse artigo até o final. Vamos dar 7 dicas úteis para trabalhar em home office de forma eficiente. Vamos explicar como manter o foco no trabalho mesmo com todas as distrações de casa. Confira!

Home office já era uma tendência

O home office já era uma tendência antes mesmo desta pandemia. Com a crise, esta modalidade de trabalho foi ampliada e consolidada. Trabalhar dessa forma significa realizar o trabalho em casa utilizando a internet. Dessa maneira os funcionários não precisam utilizar ambientes fechados com outras pessoas, já que a medida tem o objetivo de diminuir o número de pessoas juntas em um único local, como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus. É uma forma de permanecer em casa, ficando em segurança e seguindo as instruções de prevenção sem deixar de produzir.

Isso faz do home office uma tendência, principalmente por causa da flexibilidade desse tipo de trabalho. Mas, para desempenhar as atividades dessa maneira, é necessário ter atenção para que o resultado seja positivo.

7 dicas para trabalhar em home office sem entrar em crise

Como já mencionado, trabalhar em home office tem se tornado algo cada vez mais comum. Contudo, engana-se quem acha que não há regras para trabalhar de casa. É preciso ter muita disciplina para conseguir manter o foco, passar mais tempo produtivo e trabalhar melhor; afinal, o número de distrações é grande. 

Para que o trabalho em home office seja  agradável e eficiente, confira 7 dicas para trabalhar melhor em casa sem  entrar em crise. São elas:

1) Tenha tudo o que precisa à mão

Antes de começar o home office, certifique-se de que seu computador tenha todos os programas necessários para executar as suas tarefas e se a internet suportará o envio e recebimento de dados.

Tenha à mão tudo o que precisa para não ficar levantando a todo momento para pegar algo. Deixe todos os instrumentos de trabalho que você vai precisar próximos a você. Uma mesa bem organizada facilita o fluxo de trabalho.

2) Planeje-se

No começo, para você se manter produtivo, desenvolva um planejamento completo de suas atividades profissionais e domésticas. Faça uma lista com os horários de cada uma de suas obrigações.

Tente separar os horários e trabalhe com listas de tarefas, para que você mantenha o foco e a produtividade.

3) Crie um ambiente específico de trabalho

Apesar de estar trabalhando em casa, quando se faz home office é muito importante ter um ambiente específico de trabalho. Isso ajuda a separar as suas atividades profissionais das domésticas, a manter você focado e a ter um bom desempenho. Separe um ambiente na casa para seu trabalho, sem que outras atividades possam interferir. Dê preferência para um lugar arejado e silencioso para ajudar na concentração. Desligue a TV e o som. Qualquer barulho externo pode atrapalhar.

4) Seja disciplinado

Trabalhar em casa gera um grande número de distrações e tentações, como assistir aquela série na Netflix, navegar nas redes sociais, tirar aquele cochilo à tarde, brincar com o pet, até mesmo as tarefas domésticas do cotidiano. Enfim, é muito importante ter disciplina e estabelecer metas se quiser fazer um trabalho produtivo em home office.

Deve-se ter disciplina em qualquer situação. E ainda é mais necessário ser disciplinado quando se trabalha em casa.

5) Procure manter a rotina

Mesmo trabalhando em casa, é importante  se arrumar como se fosse para o trabalho. É claro que você não precisa colocar o salto alto ou terno e gravata, mas também não é bom ficar de pijama. Não será nada agradável se você tiver que participar de uma reunião e estiver de pijama, despenteado, com cara de sono, não é mesmo?  Isso ajuda a manter a confiança e evita a preguiça. Além disso, emocionalmente, quando se tira os pijamas e se veste para trabalhar, o corpo e a mente despertam e se conectam com o mundo corporativo.

Outra dica é que, se no seu dia a dia você acordava às 6h ou 7h, tomava banho para ir trabalhar, continue com a mesma rotina, pois isso ajuda a manter o foco.

6) Organize as atividades de acordo com seu rendimento

Algumas pessoas realizam as tarefas com maior disposição no período da manhã. Outras são mais produtivas na parte da tarde. E outros preferem trabalhar à noite ou até mesmo de madrugada. Veja em qual horário você se sente mais produtivo e estabeleça horários para começar e terminar suas atividades. Isso é essencial para estabelecer um cronograma eficiente do dia de trabalho, assim como organizar as tarefas daquele dia.

7) Cumpra os horários

Procure respeitar os horários. Mantenha uma jornada de trabalho, essa é a melhor forma para trabalhar melhor em home office. Procure cumpri-la fielmente. 

Não esqueça de manter um horário para o almoço. Muitos acabam mergulhando no trabalho e esquecem de se alimentar. Reserve um tempo também para arejar a cabeça, pequenos intervalos para “dar uma esticada nas pernas”.

Conclusão

Espero que você tenha gostado dessas 7 dicas para trabalhar em home office sem entrar em crise. Que elas possam ser úteis para a sua empreitada.

Lembre-se de que o maior benefício do home office é poder focar nos resultados e entregas do seu trabalho, e não nas horas em que ficou sentado na frente do computador.

Mesmo podendo ter um horário mais flexível para iniciar e encerrar as atividades no ambiente doméstico, é fundamental criar sequências de tarefas e momentos para cada uma. Se você tiver disciplina, vai terminar as atividades laborais em um tempo adequado para curtir sua família, amigos, ler um bom livro… Enfim, fazer aquilo que te dê prazer.