Muitas pessoas estão insatisfeitas com a vida profissional, mas ficam adiando o sonho de empreender por diversos motivos. Além de acharem que ainda não estão prontas para isso, existe a difícil decisão de deixar a segurança de um salário fixo. O receio do negócio não dar certo e outros desafios tornam essa decisão muito complexa. E você, está cansado de seu emprego atual? Tem várias ideias e não tem espaço para pô-las em prática na empresa em que trabalha? Acredita que poderia fazer muito mais caso tivesse uma oportunidade? Saiba que o empreendedorismo pode ser a resposta. Ser um empreendedor pode ser o caminho para você alcançar as coisas que mais deseja.

Se você ainda não tem certeza de que é a hora de colocar para fora tudo aquilo que está coçando dentro de você, neste post vamos mostrar 9 sinais de que você deve começar a empreender, pode ser que o seu momento tenha chegado. Continue a leitura e descubra quais são eles!

Afinal, qual é a hora certa de começar a empreender?

Muitos querem começar a empreender, mas pouco tomam coragem e se dedicam à abertura de um negócio. Os motivos de terem algum tipo de receio são compreensíveis, afinal, largar um emprego seguro, com salário garantido, na esperança de que sua ideia seja promissora não é tão fácil assim. 

Também há muitos novos empreendedores que decidem começar a empreender quando a situação econômica não anda bem, ou porque perdem o emprego e não conseguem se reposicionar no mercado; ou porque precisam gerar mais renda. Fique atento porque esse pode não ser o melhor sinal.

Você já sairá no prejuízo e terá a obrigação de fazer dar certo rápido. 

Determinação e resiliência

Você deve ter em mente que muitos negócios bons e promissores levam tempo para acontecer, e pode não ser o seu tempo. O início de um negócio exige investimento e, se deseja sair do emprego de imediato, precisará de uma reserva financeira para se manter até gerar lucros. Por isso é preciso ter muita determinação e resiliência para ser um empreendedor de sucesso porque, na maioria das vezes, os lucros iniciais são pequenos.

Em contrapartida, o medo de arriscar pode estar acompanhado pela gana de mudar, de ganhar o que merece, largar o emprego chato e poder ter a grande chance de colocar as suas ideias em prática. 

Se você já tiver o capital para investimento e poupança, já pode começar a empreender. Assim, é possível acelerar os resultados do novo negócio e ainda ficar tranquilo por alguns meses.

Mas atenção

Você pode até correr atrás de dicas de empreendedorismo, como criar um negócio… mas se você não tiver alguns traços de mentalidade e atitudes comuns aos grandes empreendedores, poderá ser complicado embarcar nessa jornada. 

9 sinais de que você deve começar a empreender 

Talvez seja a hora de largar o emprego e abrir o próprio negócio. Vamos mostrar alguns sinais que podem indicar que seu momento de começar a empreender tenha chegado. Confira-os:

1) Você não está satisfeito com o seu emprego

Talvez este seja o primeiro sinal de que é hora de começar a empreender. Se você não estiver satisfeito com o seu emprego atual, dificilmente terá sucesso nele. É preciso mudar, mas se você não se mexer, ninguém fará isso por você. 

2) Você não se sente realizado no seu trabalho

Outro sinal de que você deve começar a empreender é quando a semana mal começa e você já torce para que ela acabe logo. Isso geralmente acontece quando você, mesmo com uma posição de destaque, percebe que não há mais chances de crescimento na empresa. Ou quando você não ocupa aquele cargo que tanto queria.  

3) Você não encontra um propósito para o seu trabalho

Se você sente que o tempo gasto no seu trabalho é um enorme desperdício, é mais um sinal de que você deve começar a empreender. Dessa  maneira você poderá associar seus propósitos à vida profissional. 

4) Você não tem interesse no seu trabalho

Muitas pessoas começam um negócio enquanto trabalham em tempo integral em outro local. Se em algum momento você começar a dedicar metade do esforço a um a ambos, é hora de reavaliar o que você está fazendo. Chegará o momento de que nenhum dos dois fluirá. Esse é um sinal de que você não conseguirá mais fazer as duas coisas, e uma ótima oportunidade de sair do seu emprego e começar a se dedicar ao seu negócio em tempo integral. 

5) Você não sente desejo de ir trabalhar 

Quem nunca se sentiu desanimado no seu emprego, seja por estar sobrecarregado, por algum problema com um colega de trabalho ou problemas pessoais não é verdade? Mas quando esses altos e baixos dão lugar a algo ininterrupto, é sinal de que é hora de sair do emprego e começar a fazer algo de que realmente goste. 

6) Você sente necessidade de inovar

Se você não se contenta com a rotina do escritório em que trabalha, sente uma enorme necessidade de fazer tudo diferente, de realizar algo novo, de deixar de ser a mesma coisa de sempre, é sinal de que você deve mudar de emprego e começar a empreender. Extravase toda essa vontade em um negócio próprio. 

7) Você percebe que suas ideias não são valorizadas 

Muitas pessoas sentem-se desmotivadas dentro do emprego atual pelo fato de terem tido uma grande ideia, sugerido para o chefe e ela ser descartada. E sabem que, se fosse aplicada, traria lucros para a empresa. Se você sente algo semelhante e que precisa de mais autonomia no seu trabalho, é sinal de que é hora de caminhar sozinho e começar a empreender. Certamente, com um negócio próprio, tudo será diferente, pois suas ideias podem sair do papel e ganhar forma.  

8) Você deseja mais flexibilidade

Se, no seu atual emprego, você se sente preso e com falta de tempo para fazer o que gosta, é hora de começar a empreender. Quem tem espírito empreendedor fica cansado da rotina de um emprego fixo, deseja mais liberdade para cuidar de outras áreas da vida. Abrindo um negócio próprio, poderá definir todos os horários de trabalho.

9) Você está insatisfeito com a sua renda

Quando trabalha-se muito, espera-se receber muito. Mas nem sempre isso acontece. Se não recebemos o suficiente pelo que trabalhamos, facilmente ficamos desmotivados, principalmente quando fazemos isso para alguém. Este é mais um sinal de que você deve começar a empreender. Sabemos que você trabalhará duro para tocar o seu negócio, mas será compensador, seja pela satisfação pessoal e/ou monetária. Afinal, você estará trabalhando naquilo que é seu, não de outrem. 

Conclusão

Esses foram alguns sinais de que você deve começar a empreender. Sabemos que não é fácil saber qual o momento ideal para sair do emprego formal e tornar-se um empreendedor. Mas esses 9 indícios que mencionamos podem te ajudar nessa questão e melhorar as possibilidades de êxito nessa tomada de decisão.  

Se você tem um sonho de empreender, vá em busca dele. Não tenha receio se estará ou não fazendo a coisa certa, de estar trocando o certo pelo duvidoso. Se você não tentar, nunca saberá. 

Quando vamos atrás do nosso sonho, somos donos do nosso próprio destino, não precisamos dar satisfação para chefe algum. Portanto, sonhe, corra atrás do que deseja. Se possível, crie asas para que, assim, você possa voar longe.

 

https://topenglish.com.br/franquias/?utm_source=blog

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias