O Natal chegou!  Mas quem pensa que ele é igual em todos os países, está muito enganado. Há lugares em que ele é comemorado bem diferente da nossa maneira. Já se perguntou como é o Natal em outros países? Tem curiosidade para saber? Conhecer a cultura do idioma que queremos aprender é importante, por isso é interessante saber como são feitas as comemorações nessa época. Então, para comemorar o Natal, no post de hoje você vai conhecer como os países de língua inglesa celebram esse dia. Confira!

Origem do Natal

O Natal é um feriado religioso cristão em que comemoramos, no 25 de dezembro, o nascimento de Jesus Cristo. Originalmente, a festividade era feita para celebrar o nascimento anual do deus Sol no solstício de inverno. Como não há relatos do dia exato do nascimento de Cristo, a igreja católica, para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, ressignificou a festa, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.  

As comemorações natalinas costumavam durar até 12 dias, tempo que os três reis Magos levaram para chegar até a cidade de Belém e entregarem seus presentes ao menino Jesus – ouro, incenso e mirra. Hoje, as pessoas costumam montar as árvores e demais decorações no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal (6 de janeiro, “Dia dos Três Reis Magos”).

O Natal, do ponto de vista cronológico, é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa história. 

Como é o Natal nos países de língua inglesa?

Confira como o Natal é celebrado nos países de língua inglesa:

Estados Unidos

Vamos começar por uma cultura que tenho certeza de que todos nós já vimos em muitos filmes de sucesso, o Natal norte-americano. É um dos países mais procurados para passar a data, especialmente na Disney e Nova York, em que há diversas programações especiais. 

Os americanos não comemoram o Natal no dia 24 de dezembro com a ceia, como fazemos por aqui. No dia 25 é realizado um almoço, oficializando, assim, a celebração do Natal. Mas as pessoas também se juntam na véspera de Natal para celebrar, comendo e bebendo uma espécie de gemadinha, lá chamada de “eggnog”, uma bebida feita de leite, ovo e açúcar, também podendo conter álcool.

Ceia natalina

O peru é tradição do Thanksgiving, não do Natal. Geralmente as famílias preparam pratos que representam sua imigração, como um peixe, uma lasanha, pizza, pernil e comidas típicas de seus avós. 

Decoração 

A decoração não costuma ser nada simples, com meias na lareira e árvores de Natal, normalmente grandes, muito bem enfeitadas, com bastante luz. Muitos deixam as de plástico de lado e usam árvores de Natal de verdade! As cidades são muito bem decoradas, com papais noéis e renas. As rádios entram no clima e tocam músicas natalinas. 

Lareira

Ao contrário do que muita gente pensa, não são todas as casas que possuem uma lareira. Pensando nisso, a emissora de TV norte-americana, WPIX, transmite durante 24 horas ininterruptas, o vídeo de uma lareira queimando no Natal. E isso já acontece há mais de 40 anos! 

Visco (mistletoe)

Outra tradição interessante é o visco, uma planta que os americanos penduram em algum lugar. Quando duas pessoas passam por baixo dela são encorajadas a se beijarem.

Então, você gosta de alguém? Leve-o para baixo de um visco e use a planta como desculpa para beijá-lo. 

Neve

Eles têm a neve, uma coisa que o Brasil, muito provavelmente, nunca terá. Pelo menos não na época de Natal.

Curiosidade

No Natal americano, as crianças recebem presentes antes de dormir, às vezes elas colocam biscoitos e leite em cima da mesa para o papai noel comer quando passar em suas casas para deixar os presentes.

Reino Unido

A celebração do Natal começa no dia 24. As pessoas vão à missa (midnight mass) comemoram em algum bar ou se preparam para a chegada do papai noel. As crianças também penduram suas meias para ganharem presentes. Lá, elas presenteiam o bom velhinho com mince pie (torta de frutas), cookies e um copo de leite ou sherry (um tipo de vinho). Ah, e não esquecem das renas: elas deixam uma cenoura para elas. Algumas pessoas escondem uma moeda na sobremesa servida na noite de Natal e várias delas acreditam que quem encontrá-la terá sorte.

Curiosidades sobre o Natal na Inglaterra 

A Inglaterra é um dos países que comemora o Natal há mais tempo, cerca de 1000 anos! A tradição dos Christmas cards (cartões natalinos), vem de lá. O primeiro foi feito em 1843, pelo inglês John Horsley. Como nos Estados Unidos, também há a tradição do mistletoe, se o casal passar embaixo de algum, vai ter que beijar (imagina essa tradição no Brasil rs)!

O prato tradicional é a Mince Pie, torta recheada com carne e frutas secas. 

Desde 1932, há o famoso Queen’s Speech (discurso da rainha), realizado anualmente para celebrar as datas festivas. 

Canadá

As tradições norte-americanas são partilhadas por vários lugares de colonização inglesa no Canadá. Quebec e outras cidades de colonização francesa possuem culturas diferentes. 

Na ceia, o peixe é um prato comum, bem diferente da nossa tradição, não é mesmo? Assim como no Brasil, o Natal é uma época em que a caridade fica em alta por lá. Os jovens costumam se fantasiar para visitar pessoas doentes e idosos. Levam presentes e cantam músicas natalinas para eles. Alguns grupos também cantam e tocam instrumentos nas ruas.

Austrália

Vamos falar de um país onde essa época do ano costuma ser quente, a Austrália. O Natal neste país é bem diferente, ele costuma ser comemorado com a família na praia, com os pés na areia e um sol forte (para dar uma bronzeada natalina). Alguns preferem fazer piqueniques ou churrasco em outros locais públicos ou até mesmo na própria praia. Também é comemorado com muitas luzes. Em certos dias, o papai noel faz uma visita às crianças. Por ser um país muito quente, às vezes ele até aparece com uma prancha embaixo do braço, surfando ou de barco. 

O Natal australiano é somente no dia 25, antes disso as pessoas vivem normalmente, mas, claro, preparando as decorações para a comemoração. As famílias natalinas na Austrália são muito parecidas com as nossas. Peru, lombo e, de sobremesa, o clássico pudim. A troca de presentes também faz parte da tradição, mas só são entregues na manhã do dia 25 de dezembro.

Boxing day

No dia 26 de dezembro há o Boxing day, feriado em que as lojas oferecem grandes descontos.

O Boxing day é uma tradição na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, na Austrália, enfim, em quase todos os países colonizados pelos britânicos. Apesar da origem exata do dia não ser clara, parece que começou na Idade Média, na Inglaterra. As pessoas usam esse feriado para visitar os familiares e amigos que não viram no Natal e também correm para as lojas para aproveitar as ofertas. É quase uma segunda Black Friday. Todo mundo quer aproveitar!

Conclusão

Como você pode ver, cada país de língua inglesa possui a sua cultura e tradição nas comemorações do Natal.

Não importa se um celebra de forma X e outro de maneira Y. O importante é que exista o espírito natalino em cada família, e que todos possam comemorar essa data tão especial com muita alegria! Merry Christmas!

E aí, o que você achou dessas tradições de comemoração do Natal de países de língua inglesa? Conhece mais alguma? Deixe nos comentários!

banner-site_blog_-_2_artess

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias