O dia de ação de graças, ou thanksgiving day, é uma das comemorações mais importantes existentes na cultura norte-americana e canadense. Com origens datadas no período colonial, essa festividade é caracterizada como uma data dedicada a reencontros familiares, agradecimentos e, claro, muita comida típica.

Então, continue a leitura deste post e conheça um pouco sobre essa tradição celebrada há séculos nos Estados Unidos e no Canadá!

O que é o thanksgiving day? Quando acontece?

Nos Estados Unidos, o dia de ação de graças é celebrado sempre na 4ª quinta-feira do mês de novembro, sendo considerado feriado nacional desde 1863, quando havia sido oficializado pelo, então, presidente Abraham Lincoln. 

No Canadá, a festividade acontece sempre na 2ª segunda-feira do mês de outubro, desde o ano de 1957 — ano em que o Governador Vincent Massey havia alterado a data de celebração, anteriormente celebrada na 3ª segunda-feira desse mesmo mês.

Em ambos os países, esse feriado é bastante aguardado por todos, na medida em que grande parte das famílias preparam banquetes impecáveis a parentes e amigos para celebrar e agradecer juntos as conquistas e superações que ocorreram ao longo do ano. A data também é encarada como uma excelente oportunidade de participação em atos de caridade, como doação de roupas e alimentos.

Qual a origem dessa celebração?

Historiadores apresentam certa divergência quanto a data exata em que as festividades deram início, especificamente, nos Estados Unidos. Ainda assim, muitos acreditam que o primeiro thanksgiving day tenha acontecido em uma pequena vila chamada Plymouth, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, no ano de 1620.

Conforme relatos, os moradores da região teriam se reunido e convidado mais de 90 índios com o objetivo de celebrar e agradecer a Deus pela farta colheita obtida naquele ano após longos períodos de escassez. A partir daí, a festividade popularizou-se rapidamente até se tornar parte da cultura desses países.  

O que acontece em um dia de ação de graças?

Independentemente da província, o thanksgiving day é sempre marcado pela presença de mesas fartas com diversos pratos tradicionais da cultura norte-americana e canadense. Assim, por exemplo, peru, stuffing (acompanhamento feito à base de pães, ovos e tempero), purê de batata, torta de abóbora, molho de cranberry e cookies são os favoritos nessa data.

Além disso, grandes desfiles tomam conta das ruas de cidades, como Nova York, Chicago, Toronto e Montreal, todos os anos com a participação de celebridades e personagens fictícios — chamando a atenção de centenas de moradores e visitantes.

Portanto, o dia de ação de graças faz parte da cultura norte-americana e canadense há muito tempo. Por isso, esse feriado é bastante esperado por muitos nativos em razão dos bons momentos entre amigos e familiares acompanhados de pratos deliciosos, como peru, stuffing e torta de abóbora  — típicos nessa data.

Gostou deste artigo sobre o thanksgiving day? Achou interessante saber sobre um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos e no Canadá? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essa tradição difundida há muito tempo.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias