A conversação é um dos elementos mais importantes e cruciais no aprendizado de inglês. Não à toa, cada vez mais cursos apostam na metodologia de proibir os alunos de falaram português durante as classes.

No entanto, muitos alunos afirmam que conseguem realmente falar bem somente depois de uma viagem ou de uma temporada em países cuja língua nativa é o inglês. Mas nem todos conseguem isso, não é mesmo?

Por isso, é preciso buscar formas novas e criativas de treinar a conversação em inglês até mesmo sozinho. E há uma série de ferramentas e técnicas que podem te ajudar nessa missão. Sites de conversação, reuniões com amigos e as próprias aulas de inglês são algumas delas. Confira!

Entre em sites de conversação

Sem sombra de dúvidas, a maneira mais eficaz de aprender o inglês é falando a língua diariamente. Contudo, nem todos têm a oportunidade de viajar e passar semanas ou meses em países como Inglaterra e Estados Unidos. Se esse é o seu caso, suas desculpas acabaram.

Existem sites criados exclusivamente para colocar em contato pessoas que estejam aprendendo idiomas. Há modalidades em que você pode conversar com alguém que queira treinar a sua língua nativa (o português, nesse caso) ou com uma pessoa que também queira aprender o inglês.

Também existem páginas on-line que disponibilizam apenas chats com nativos para que você entre em contato diretamente e treine seu inglês ao mesmo tempo em que socializa. Em alguns desses sites — como o SharedTalk —, é possível encontrar tutores preparados para ensinar. Interessante, não?

Não tenha medo de errar

Não se preocupe exageradamente com erros de pronúncia quando estiver conversando em inglês com um professor ou com um estrangeiro disposto a ensinar. Parar a conversa para ficar procurando aquela palavra dentro da sua cabeça não demonstra que você sabe a resposta, mas esqueceu. Não. Só demonstra que você precisa melhorar muito a fluência. Portanto, permita-se errar e não tenha vergonha disso. Quanto mais você errar, mais irá aprender e consolidar seu vocabulário.

Fale inglês sempre que possível

Reúna-se com amigos que dominem a língua ou que estejam aprendendo e combinem de falar somente inglês durante o encontro. Acredite, pode ser bastante divertido. Outra dica é, caso esteja fazendo algum curso, obrigar-se a falar somente inglês durante as aulas. Não se preocupe em causar má impressão com os colegas.

Treine as abreviações

Uma dica importante para alcançar maior fluidez durante seus treinos de conversação é arriscar nas contrações e abreviações do inglês. Sabe por quê? Veja um filme ou série legendado. Você verá que pouquíssimos personagens falam cada palavra pausadamente. E é justamente essa fluência que você deseja com os treinos. Então, repita contrações como “don’t”, “you’re” e “‘cause” para começar a ganhar mais fluência e ritmo.

Procure uma boa escola

Todas as dicas que citamos acima são excelentes para você melhorar a sua conversação em inglês. No entanto, se há algo que pode acelerar exponencialmente o seu aprendizado, é um bom curso de inglês. Instituições com profissionais especializados e treinados sob as melhores metodologias de ensino de línguas — como a Top English —  podem ser o upgrade que faltava para você aprender o inglês de uma vez por todas.

E aí, gostou do texto? Tem uma técnica especial para treinar conversação e gostaria de compartilhar com outros aprendizes? Compartilhe e comente!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias