Você conhece alguma maneira mais legal de aprender algo do que se divertindo? Tenho certeza de que a sua resposta foi “não”! É comum, especialmente na educação infantil, que educadores apostem em puzzles para crianças. Sim, os puzzles são ferramentas eficazes de aprendizado, inclusive do inglês. Quem pensa que esses jogos são apenas uma boa maneira de passar o tempo está enganado. Muito mais que um passatempo, em casa ou na escola, eles têm a capacidade de estimular diversas áreas, principalmente na criançada, ajudando no desenvolvimento dos pequenos e divertindo-os ao mesmo tempo. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura deste post e descubra quais os benefícios e as vantagens de oferecer o puzzle para as crianças. Confira! 

 

O que o puzzle desenvolve na criança?

Vivemos em um mundo em que as telas tomaram conta da vida das pessoas. Sabemos que a rotina de muitas pessoas é agitada e que, por isso, há pouco tempo disponível para passar bons momentos juntos. O puzzle pode ser uma excelente maneira de ajudar no desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais da criança, sem contar que é uma ótima opção para criar oportunidade de fortalecer os laços da família.

O puzzle é uma das atividades mais benéficas e completas para os pequenos, pois estimula o desenvolvimento de diferentes habilidades mentais e sociais. 

No que diz respeito à formação educacional e cognitiva da criança, esses jogos são  importantes para o desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Por trabalhar as capacidades de percepção e raciocínio, eles auxiliam os pequenos a melhorarem a sua aptidão para resolução de problemas. Enquanto brincam, percebem o que dá errado, o que pode ser feito para corrigir e o que dá certo. Ao manusear as peças com a mão e os olhos, a criança também desenvolve competências que auxiliam na leitura. O grau de estímulo que esses jogos podem proporcionar ao cérebro é de fundamental importância, uma vez que, de modo geral, o cérebro precisa se manter em constante atividade para que suas conexões estejam em perfeito funcionamento.

 

Por que incentivar o puzzle para crianças?

É importante incentivar o puzzle para crianças porque promove o desenvolvimento integral do pequeno, estimulando diversas habilidades:

  • concentração e foco;
  • noção de espaço;
  • desenvolvimento neurológico e psicomotor;
  • raciocínio lógico;
  • memória;
  • resolução de problemas;
  • persistência;
  • fortalecimento de laços com familiares e amigos;
  • possibilita o relaxamento.

 

Benefícios do puzzle para crianças

# Trabalha a cognição

Cognição é a capacidade de adquirir conhecimento. Por ser um excelente estimulante para o cérebro – já que o raciocínio, a lógica e a memória são estimuladas nessa atividade – o puzzle é um jogo ótimo para essa função. Quanto mais ela for trabalhada, melhor será para a aprendizagem. Por esse motivo é fundamental estimular a criança nesse sentido.

# Interação social

Como o puzzle pode ser jogado por mais de uma pessoa, ele pode ser um forte aliado das crianças que possuem dificuldade em interagir com outras, até mesmo com adultos. E isso é essencial, pois a formação de amiguinhos é importante para que possam ter a percepção de sociedade. 

Brincando com outros pequenos, eles compartilham erros e acertos e comemoram com as conquistas dos outros e deles próprios. 

 

# Aumento da percepção

A capacidade de percepção é muito valorizada, não apenas na juventude, mas também na vida adulta. É uma habilidade bastante estimulada com o puzzle, já que o pequeno deve observar, analisar, comparar e reformular as ideias conforme o jogo. 

Quem possui a capacidade de percepção consegue identificar, por exemplo, melhores oportunidades de negócio. Portanto, não deixe de oferecer esses jogos para o seu filho!

# Melhora a memória

Por trazer benefícios não só para a vida da criança, como também para o adulto, a memória deve ser estimulada desde muito cedo. Brincando com o puzzle, se o pequeno for esquecido, essas atividades serão de grande valia. 

 

# Desenvolvimento da coordenação

As habilidades de coordenação motora e mão-olho são bem desenvolvidas com o puzzle. Em alguns jogos, o ato de encaixar as peças é um estímulo a mais, já que o pequeno ainda não possui a noção das distâncias e da manipulação de objetos. 

Uma das aptidões necessárias para esse jogo é o movimento de pinça, em que pegamos as peças com o polegar e o indicador. Por isso é estimulada com ele. Também temos a atividade de ensaio e erro que requer atenção visual e o uso da mão, o que trabalha a coordenação mão-olho.

# Aumento da capacidade de resolver problemas

Por ser um jogo que trabalha as capacidades de percepção e raciocínio, o puzzle ajuda os pequenos a melhorarem suas aptidões para resolução de problemas. Enquanto brincam, percebem o que está errado, o que podem fazer para corrigir e o que está correto. 

Uma dica valiosa é escolher sempre um jogo adequado à idade da criança, assim ela será estimulada conforme os conhecimentos que já possui. Por isso, antes de qualquer escolha, preste sempre atenção na indicação da faixa etária.

 

# Possibilita o relaxamento

Você sabia que o puzzle, além de ser estimulante para o cérebro, também possui efeito relaxante e pode auxiliar na redução do estresse nas crianças? Afinal, com a correria do dia a dia, elas também passam por momentos agitados, o que pode dificultar o sono. Nessas horas, pode ser utilizado para o relaxamento e redução da ansiedade, ajudando o pequeno a dormir melhor. 

 

# Melhora da autoestima e autoconfiança

Nós, adultos, quando conseguimos finalizar uma atividade que exigiu nosso esforço, dá muito orgulho, não é verdade? Imagina quando acontece com uma criança! Certamente isso irá contribuir para que ela melhore sua autoestima e tenha mais autoconfiança. 

 

Tipos de puzzle para cada idade

Os puzzles são brinquedos que acompanham o crescimento dos pequenos. Não há idade mínima para começar a jogar, a criança pode brincar desde pequena, mas é importante que o grau de dificuldade vá aumentando gradualmente conforme crescem, estimulando dessa forma o desenvolvimento cognitivo. No mercado há uma infinidade de jogos apropriados para cada uma das diferentes fases de crescimento. É fundamental escolher um adequado à idade para que a brincadeira não seja pouco motivadora ou até mesmo frustrante. 

A seguir, confira os tipos de puzzle para crianças de acordo com a idade:

 

# 18 meses aos 2 anos

Uma dica para essa fase é o puzzle composto por 3 peças de encaixar. As peças devem ser em 3 medidas diferentes de madeira, ótimo para aprender a organizar e ordenar as formas. A criança vai descobrindo as medidas enquanto se diverte!

 

# 2 a 3 anos

Nessa fase, prefira os puzzles com no máximo 4 peças. Mostre o jogo montado para o pequeno, desmonte-o e ajude a juntar as peças novamente. Para que os sentidos da criança sejam estimulados, o ideal é que o jogo tenha cores chamativas e diferentes texturas.

 

# 3 a 4 anos

Para os pequenos dessa faixa etária, o puzzle pode ser composto por até 12 peças.

 

# 4 a 5 anos

Com essa idade, o puzzle, além de aumentar o número de peças, já pode começar a ter desenhos e histórias.

 

# 5 a 9 anos

Com 5 anos, o puzzle do pequeno já pode ter mais de 48 peças. Conforme a idade, você pode aumentar o grau de dificuldade do jogo. 

 

# A partir dos 10 anos

A partir dessa faixa etária os puzzles podem ter um maior grau de complexidade, pois o raciocínio lógico e a noção de espaço da criançada já estão mais desenvolvidos. Uma excelente pedida são os formatos em 3D.

 

Como o puzzle para crianças ajuda na aprendizagem do inglês?

Com o puzzle, o inglês é introduzido de forma significativa e, portanto, prazerosa, já que os pequenos estão aprendendo de maneira lúdica. Utilizar esses jogos pode proporcionar às crianças várias oportunidades de aprendizagem como, por exemplo, a repetição de itens de vocabulário já aprendido ou que ainda está sendo aprendido. Além do fato de proporcionar momentos de interação e de envolvimento entre os pequenos. É fundamental que interajam entre si, pois podem ser criados momentos significativos de aprendizado do idioma. Os puzzles podem ajudar a desenvolver a comunicação entre eles. Ao se envolverem em atividades de seus interesses, se tornam mais motivados a aprender. 

 

Puzzle para crianças em inglês

Além de poder comprar os puzzles em lojas físicas, existem também esses joguinhos on-line. Há uma infinidade para baixar gratuitamente. São jogos de puzzle que ensinam inglês especialmente preparados para as crianças. Ao jogar, os pequenos aprenderão palavras na língua inglesa. Há puzzles para combinar peças de um quebra-cabeça, por exemplo, e, em seguida, aprender o inglês da palavra visual na figura resultante e ouvir a pronúncia. Todos esses jogos são constantemente atualizados e novas palavras são inseridas. O visual costuma ser bem divertido para que os pequenos aprendam inglês sem ficarem entediados. 

São puzzles muito úteis e educativos para o desenvolvimento da criançada.

 

Conclusão

Como você pode notar, o puzzle para crianças é muito mais do que um passatempo. Montar pequenas peças, ter atenção aos detalhes, formar uma figura… são jogos que podem ter um grau simples de dificuldade a exigir grandes habilidades para serem jogados. Além de poder ser aplicado em qualquer lugar, seja em casa ou na escola, agrada a qualquer criança e traz um leque de vantagens, especialmente para o desenvolvimento dos menores e nas séries iniciais. Como você pode ler no post, ele estimula diversas capacidades e conhecimentos dos pequenos, que serão úteis ao longo de suas vidas. Sem contar que também proporcionam momentos de descontração e diversão para a família. É uma ótima oportunidade de estar com as crianças. No fim das contas, você também usufrui dos benefícios do jogo. E você vai perceber que aprender brincando é muito mais divertido!

Então, o que você está esperando? Vamos lá, ajude seus filhos a aprenderem inglês. Reúna a família e divirtam-se!

podcast