Você só assiste a filmes legendados, já decorou a letra das suas músicas preferidas e consegue, cada vez mais, se virar bem em conversas informais em inglês. O próximo passo? Se aventurar pelo mundo da literatura. Ler livros em inglês abre novas portas, pois ler obras em seu idioma original é uma experiência única e completa — por mais que a tradução seja excelente.

Por isso mesmo, no post de hoje, apresentamos dicas para que você não perca mais tempo e comece a ler livros em inglês! Vamos lá?

Não tenha medo

É natural nos sentirmos despreparados para novos desafios — mas lembre-se de que, quando se trata do aprendizado de uma língua estrangeira, isso acontece o tempo todo! Por isso, você não precisa ter medo de começar a ler livros em inglês. Quando você tomar a decisão de pegar uma obra, abri-la e mergulhar na leitura, vai ver que não havia motivo para ansiedade!

É claro que é bem possível que você não entenda alguma palavra ou expressão — afinal, você ainda está aprendendo. E, aliás, isso pode acontecer até mesmo quando lemos algo em português, não é mesmo?

Revisite seus livros favoritos

Você lá leu Orgulho e Preconceito dezenas de vezes? Então, a obra vai ganhar um sabor ainda mais especial depois que você conhecê-la em sua língua original! Revisitar seus livros preferidos na língua inglesa é uma ótima forma de começar a ler obras no idioma.

Quando você já conhece bem a história, o ambiente e os personagens, a leitura em outro idioma se torna mais agradável e fluida — e você conseguirá descobrir o significado de muitas palavras desconhecidas pelo contexto.

Não traduza o tempo todo

Durante a leitura, a maioria das palavras desconhecidas pode ser compreendida pelo contexto. Por isso, recorrer ao dicionário de vez em quando é saudável — e ajuda bastante no aprendizado —, mas fazer isso o tempo todo tornará a leitura maçante e lenta. Desmotivado, você logo acabará abandonando o livro.

Então, quando se deparar com uma palavra desconhecida, pense: mesmo sem saber seu significado exato, você consegue compreender a cena? Se a resposta for positiva, siga adiante! Também não adianta ficar traduzindo cada palavra mentalmente — isso também tornará a leitura chata.

Aventure-se por livros infantis

Sabe quais são livros excelentes para que você comece a se acostumar com a leitura em inglês? Obras infantis! Com poucas palavras e de leitura rápida, esses livros costumam trazer um vocabulário rico e um uso bastante interessante do idioma.

Conheça a seguir algumas dicas de livros infantis que vão te ajudar nessa empreitada:

Charlotte’s Web, de Elwyn B.White

A história da amizade entre uma menina, um porquinho e uma aranha é simples e envolvente — e vai te apresentar a várias expressões novas.

Peter Pan, de James M.Barrie

A divertida e tocante saga do menino que não queria crescer é um clássico, e a familiaridade da história vai te ajudar ainda mais na leitura.

Matilda, de Roald Dahl

Matilda é uma garotinha muito esperta, mas seus pais não estão nada interessados nisso. Até que ela visita uma biblioteca e encontra o mundo que sempre buscou nos livros! Roald Dahl é um dos mais icônicos escritores da literatura infantil, e seus livros sempre apresentam linguagem rica, histórias envolventes e personagens interessantes.

Comece com livros curtos

Você está começando a ler livros em inglês — talvez ainda não seja hora de se aventurar pelas mais de mil páginas de Game of Thrones! Que tal começar por livros mais sucintos que, com poucas palavras, constroem seu universo e desenvolvem seus personagens?

Lord of the Flies acompanha um grupo de garotos que precisam sobreviver sozinhos em uma ilha. Outro clássico é The Old Man and the Sea, de Ernest Hemingway — envolvente e genial, o livro é considerado uma das maiores obras da literatura mundial.

E então, pronto para descobrir novos mundos nos livros em inglês? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e conte tudo para a gente!