Com o crescimento gradativo do desemprego e a atual crise econômica que assola o país, o número de pessoas que buscam ser donas no seu próprio negócio cresce a cada ano. Hoje, 4 a cada 10 brasileiros já são empreendedores. Várias pessoas que se encaixam nesse perfil estão encontrando nas microfranquias uma solução mais do que vantajosa para investir de forma segura e com resultados satisfatórios. Mesmo com um panorama econômico desfavorável, as microfranquias se mantiveram como uma opção interessante para empreender. Elas podem ser uma alternativa à falta de emprego ou até mesmo a um emprego ruim. Seja em busca de estabilidade financeira ou independência profissional, é nesse cenário que elas têm se destacado, atraindo novos investidores. Para quem quer começar a se aventurar no mundo do empreendedorismo investindo em microfranquias, mas ainda possui algumas dúvidas a respeito desse tipo de negócio, este post vai mostrar suas principais características e vantagens. Continue a leitura e descubra!

Você sabe o que é uma microfranquia?

De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), microfranquias são aquelas franquias que se encaixam em um investimento inicial próximo de R$ 90 mil (valor referente a 2018). Como referência, a ABF adota como padrão o valor de três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do país) como valor máximo de investimento para que o negócio seja classificado como microfranquia.

Assim como as franquias, elas englobam todas as questões do franchising tradicional. O que diferencia é a questão do valor máximo do investimento e a quantidade necessária do capital de giro, que é determinante para manutenção, operação e crescimento do negócio. 

Apesar de ser uma alternativa de menor porte e menos custo para o empreendedor, a microfranquia tem toda a possibilidade de crescimento e superação das expectativas financeiras de uma franquia convencional, inclusive. Entretanto, para isso acontecer, como em qualquer empresa, é preciso que haja dedicação, empenho e foco.

Microfranquia não é sinônimo de menos trabalho

Microfranquias não são nada diferentes de franquias, é possível perceber que possuem muito mais semelhanças do que diferenças. O que vai diferenciar, principalmente, é que as microfranquias apresentam uma complexidade menor, um investimento menor. As duas modalidades são equivalentes tanto em termos de organização e planejamento quanto funcionamento. Inclusive, ambas devem respeitar a mesma Lei de Franchising (Lei nº 8.955). São as mesmas obrigações de uma franquia normal, só que uma de baixo investimento. Os riscos são praticamente os mesmos, a responsabilidade do franqueador e do franqueado são iguais, o comprometimento é igual e a importância do relacionamento também.

Se você está interessado em comprar uma microfranquia tem que avaliar muito bem, principalmente a rentabilidade e a lucratividade deste negócio. Converse com os franqueados da rede para entender se aquela microfranquia está inserida naquilo que você deseja, e quais são as bases do relacionamento que o franqueador tem com esses microfranqueados. Ele deve se comportar como um franqueador tradicional, prestando suporte, dando assessoria no dia a dia, treinando, acompanhando esse franqueado. A microfranquia não deixa de ter nenhuma característica das franquias normais, isso não podemos esquecer. Quando se fala em “micro”, remete-se a ideia de ser tudo pequeno, mas não. A lei não diminui de tamanho, e as responsabilidades, obrigações e direitos das partes são semelhantes. 

Quer investir em Microfranquias? Descubra as principais características e vantagens

Confira, a seguir, algumas das principais características e vantagens das microfranquias e veja por que elas são boas opções de investimento para quem deseja empreender:

Modelo de negócio já conhecido e testado no mercado

Nenhum microfranqueado começa do zero. Ao optar por uma microfranquia, você estará investindo em uma ideia que já está dando certo. Significa cortar caminho, já que você poderá contar com a experiência do franqueador e de outros microfranqueados. Cabe a você apenas seguir as instruções que lhe forem passadas, e operacionalizar e contribuir para sua constante atualização.

Ponto Comercial

Outro fator positivo das microfranquias é que as exigências de infraestrutura são bem menores. Há modelos em que quiosques são suficientes. Em alguns casos específicos, não há sequer a necessidade de um ponto fixo, o empreendedor vai até o cliente. Desta maneira, grande parte das microfranquias não necessitam de um ponto comercial, são home based, funcionam na própria casa do microfranqueado. Em modelos virtuais, então, o trabalho pode ser feito quase por completo de casa. Você desenvolve de onde quiser, basta internet e um computador. 

O custo operacional sai bem mais em conta.

Investimento inicial mais baixo, menor custo, boa rentabilidade

Uma das vantagens das microfranquias é seu baixo investimento e ser um modelo enxuto, com uma despesa mensal baixa; o que proporciona um retorno do investimento mais rápido e uma lucratividade proporcional mais elevada do que em operações maiores. Sem dúvidas, essa característica possibilita que pequenos investidores entrem no mercado e alcancem bons resultados. Há uma grande chance da empresa crescer e se estabelecer no mercado com segurança.

Agilidade na implantação

Se você tem pressa na implantação da sua empresa, as microfranquias são ideais. O prazo para aprovar a participação e o início das operações como franqueado é menor. Normalmente, depois do treinamento recebido, já pode começar a trabalhar de imediato. Com um negócio de menor complexidade e fácil execução, o início da oferta de seus produtos/serviços é mais rápido.

Custo operacional reduzido

O custo operacional mais baixo também é uma das vantagens das microfranquias. Além do espaço físico ser menor, a quantidade de funcionários também é reduzida, às vezes com um funcionário. Muitas delas é composta apenas pelo empreendedor. Isso diminui custos com folha de pagamento e aluguel.

Caso não dê certo, o prejuízo será menor

Como qualquer negócio, as microfranquias não deixam de ser uma forma de investimento, por isso estão inseridas em um ambiente que pode sofrer impactos econômicos. Mas caso aconteça algo errado, o prejuízo para o empreendedor será menor, já que foi feito um menor investimento inicial.

Pode ser uma segunda opção de renda

Você pode conciliar o seu trabalho na microfranquia a outras fontes de renda, já que se trata de um investimento menor e, assim, demandam menos tempo do que normalmente exigem as franquias de maior porte.

Instalação mais em conta

Essa é mais uma das vantagens das microfranquias. Se você for abrir uma empresa independente, imagine a quantidade de coisas a serem feitas, desde o nome, logomarca, ponto comercial, funcionários, clientela, retorno financeiro, etc.. Com a microfranquia, você já terá tudo isso pronto, em um Plano de Negócios já adaptado para a sua realidade, poupando, assim, seu tempo e diminuindo consideravelmente o valor do investimento inicial.

Conclusão

Essas foram algumas das principais características e vantagens das microfranquias,  negócio cada vez mais atrativo no Brasil. 

Como você pode perceber, há boas razões para se investir nessa modalidade, sendo uma ótima oportunidade para ingressar no mercado com o menor risco possível. Ele vai existir em qualquer negócio, mas o sucesso dependerá do empenho e dedicação do microfranqueado, que poderá obter resultados bastante satisfatórios. O perfil e a afinidade do empreendedor é que fará a diferença. 

Portanto, se você realmente quiser investir em uma microfranquia, pesquise bem antes de adquiri-la. Veja se o seu perfil está de acordo com o modelo de negócio escolhido. Selecione uma empresa responsável, que possa te oferecer todo o suporte adequado. Lembre-se de que você estará montando uma empresa, mesmo que pequena, com clientes e compromissos para honrar. Não faça nada por obrigação, por isso encontre um segmento em que se sinta confortável, que haja envolvimento e entrega da sua parte. Dinheiro não aceita desaforo. Não é porque é uma microfranquia que você pode investir e largar essa operação de lado. Ela pode ser uma grande porta de entrada para você no mundo do franchising. Pense nisso!

banner-site_blog_-_2_artes

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias