Aprender outra língua é um dos principais objetivos ou um dos maiores sonhos de muitas pessoas. A habilidade representa mais e melhores oportunidades de emprego e estudo, independência na hora de viajar e uma apreciação mais completa de toda a cultura no novo idioma, como músicas, filmes e livros.

Mas o medo e a ansiedade de falhar nessa incursão, muitas vezes, prejudicam o estudante de idiomas, que acaba criando um bloqueio que impede um aproveitamento pleno das aulas. Ou, então, erros na hora de estudar impedem que a língua seja aprendida corretamente.

Seja qual for sua dificuldade, o post de hoje vai acabar com ela! A seguir, conheça os principais erros que te impedem de aprender outra língua — e descubra como evitá-los:

Esperar milagres com um curso relâmpago

Desconfie de qualquer curso ou professor que promete fluência em outro idioma em 1 ou 2 meses! Na pressa de alcançarmos logo o nosso objetivo, ou pela falta de motivação ou tempo para estudar, muitas vezes buscamos a opção mais rápida — e não a melhor.

Aprender um novo idioma requer tempo e dedicação — não é algo que acontece da noite para o dia. Entender isso é o 1º passo para se preparar para adquirir esse novo conhecimento.

Não espere falar como um nativo

Isso acontece principalmente quando estudamos inglês — há uma fixação por falarmos igual a um norte-americano, não em termos de desenvoltura e vocabulário, mas de sotaque.

No mundo globalizado em que vivemos hoje, lidamos com imigrantes e estrangeiros o tempo todo. Se você pronuncia as palavras corretamente e tem um vocabulário rico, não há vergonha alguma em ter um sotaque estrangeiro.

Não ter contato com o idioma fora da aula

O curso de idiomas vai proporcionar cerca de 2h30 de aula por semana. Se você fizer aulas particulares, provavelmente também ficará dentro dessa faixa de tempo. E, enquanto esse é um bom período de tempo para ter lições e aprender com um professor, dominar um idioma exige um contato mais intenso.

Portanto, se quiser aprender uma nova língua, prepara-se para torná-la parte cotidiana da sua vida. Escute músicas, veja vídeos, tente assistir filmes com legendas no idioma original, leia livros — enfim, torne a língua que você está estudando parte do seu dia a dia.

Essa também é uma excelente forma de construir uma naturalização com a língua, adquirir vocabulário e ter contato com a forma com que os nativos conversam e se comunicam.

Ter vergonha de errar

Especialmente quando começamos a aprender um idioma quando adultos, sentimos muita vergonha por termos dificuldades e dúvidas de aprendizado. Isso é algo que atrapalha muito.

Lembre-se de que o professor está ali para ajudar você, e que ele tem experiência em ensinar pessoas como você, que estão iniciando os estudos de um novo idioma. Nenhuma dúvida é idiota ou embaraçosa, e seus colegas também têm as suas próprias dificuldades. Vocês estão ali para aprenderem juntos, guiados pelo professor. Não desperdice essa oportunidade por ter vergonha de perguntar ou errar.

Ficar inseguro na hora de falar

O momento da conversação é, certamente, um dos mais importantes no aprendizado de um novo idioma. Você ainda não domina completamente a língua, mas está viajando ou conversando com um nativo e precisa usá-lo? Não entre em pânico. Aqui, o objetivo é um só: ser compreendido.

Não fique calado por medo de cometer erros. Afinal, não cometemos erros em nosso próprio idioma! E eles, na maioria das vezes, não impedem a comunicação, não é mesmo? O mesmo acontece em outra língua. Portanto, não fique preso em uma palavra que não souber, busque alternativas e passe a sua mensagem.

Pensar em português e traduzir para o outro idioma

Para dominar um novo idioma, é imprescindível que você consiga se comunicar diretamente nele — mesmo que hesitando às vezes, esquecendo palavras e cometendo alguns erros. Se você sempre pensar no que quer falar em português para, depois, traduzir, a comunicação será lenta e confusa. Na hora de escrever, isso também vale.

Com determinação, foco e dedicação, você conseguirá aprender outra língua! Essa é uma conquista incrível, que te trará muitas alegrias e conquistas. Para mais dicas como essas, assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo!