A motivação nos estudos é um dos grandes desafios enfrentados por estudantes que pretendem alcançar a proficiência na língua inglesa em pouco tempo. Por esse motivo, existem diversas alternativas — que fogem ao estilo tradicional — capazes, até mesmo, de incentivá-los a estudar inglês no final de semana, sem que isso seja um martírio.

Então, fique conosco neste post e descubra 7 formas divertidas, práticas e muito produtivas de se praticar o inglês e se aproximar, cada vez mais, da tão almejada fluência no idioma! Acompanhe!

1. Assista a filmes e séries sem legenda

Embora a compreensão oral seja bastante temida por muitos, essa é considerada a mais importante das habilidades para se alcançar o domínio do idioma. Afinal, com o tempo, ela também aprimora a pronúncia, a escrita e a leitura dos estudantes. Por isso, assistir a filmes e séries sem legenda, além de divertido, é uma excelente maneira de se praticar o listening e aprender novos vocabulários naturalmente. 

2. Ouça músicas

Àqueles que escutam músicas todos os dias, essa pode ser, sim, uma ótima metodologia de aprendizagem. Para isso, recomenda-se que os ouvintes acompanhem as letras (lyrics), preferencialmente em inglês, enquanto o som toca. Em pouco tempo, os resultados já podem ser notados pelos estudantes. 

3. Leia livros, notícias e revistas de maior interesse

Especialmente aos adeptos da leitura, os artigos, livros, notícias e revistas em inglês são meios bem divertidos de enriquecer o vocabulário e de compreender as sutilezas do uso adequado de termos em diferentes contextos. Todavia, é primordial que os estudantes procurem pelas leituras que mais os interessem a fim de que não se cansem facilmente. 

4. Jogue videogames

Ainda que muitos videogames, atualmente, já sejam comercializados no Brasil em português, a configuração da jogabilidade para o inglês é também uma estratégia alternativa de estudo bastante indicada. Afinal, o desafio de vencer as fases depende do entendimento integral de todas as orientações do jogo. 

5. Siga páginas e canais de nativos da língua inglesa

Facebook, Instagram e Youtube fazem parte da vida diária de muitos estudantes. Por isso, utilizá-los como estratégia de estudo não somente desenvolve todas as habilidades — exceto conversação —, como também apresenta novas culturas, hábitos e diferentes pontos de vista pelo mundo a todo momento. 

6. Tenha aulas on-line

Vídeos no Youtube, livros, músicas e séries são canais bastante efetivos para estudar inglês no final de semana de forma mais divertida. Contudo, a habilidade de conversação, nesses casos, chega a ser muito pouco explorada.

Assim sendo, a contratação de aulas ministradas ao vivo pela Internet já se tornou uma realidade para muitos. Isso porque há dezenas de sites específicos que incentivam o desenvolvimento dessa habilidade primária, sem que os alunos precisem sair de casa.

7. Faça aulas na modalidade delivery

Mesmo com toda a comodidade das aulas on-line, não há dúvidas de que nada se compara ao progresso obtido pela conversação na modalidade presencial. Afinal, os estudantes conseguem aprimorar com mais confiança o speaking quando participam de aulas com estruturas e metodologias mais próximas do uso real da língua. 

Além disso, outra desvantagem das aulas on-line é a necessidade de locomoção dos alunos até a sala de aula. Justamente por isso, os professores de aulas delivery vão até seus alunos em qualquer dia e horário disponível — inclusive nos finais de semana.

Portanto, músicas, jogos e leituras são bons exemplos de como se manter sempre próximo da língua em momentos de descontração e lazer. Além disso, as aulas delivery também são excelentes estratégias para estudar inglês no final de semana, diante da comodidade e dinâmica desse tipo de ensino. Tudo para que a fluência seja alcançada em pouco tempo de estudo.

Gostou de nossas sugestões sobre como estudar inglês no final de semana de forma mais divertida? Então, assine nossa newsletter e receba outras dicas práticas de estudo!